Xá das  5
  • NOTÍCIAS
  • AUDIO
  • RODAS
  • VÍDEO + FOTO
  • ANÁLISES
  • OPINIÃO
  • MOBILE
  • IDEIAS
Sem resultados
Ver todos os resultados
Xá das  5
  • NOTÍCIAS
  • AUDIO
  • RODAS
  • VÍDEO + FOTO
  • ANÁLISES
  • OPINIÃO
  • MOBILE
  • IDEIAS
Sem resultados
Ver todos os resultados
Xá das  5
Sem resultados
Ver todos os resultados

Eurotux eˣ: IA aplicada ao negócio em sprint de 15 dias

redacção por redacção
Abril 16, 2026
Eurotux eˣ inteligência artificial empresas transformação digital

Eurotux lança serviço eˣ para transformar empresas com IA em duas semanas

Share on FacebookShare on Twitter

A Eurotux decidiu entrar de forma directa e sem rodeios no território mais disputado da actualidade empresarial – a transformação com inteligência artificial – com o lançamento do serviço eˣ, uma proposta que não promete revoluções teóricas nem apresentações intermináveis em PowerPoint, mas sim resultados concretos em apenas duas semanas, num formato intensivo que combina análise profunda de processos, implementação prática e uma abordagem pragmática ao uso de IA nas organizações.

Duas semanas para mexer no que realmente importa

O Eurotux eˣ não é mais um projecto de consultoria que se arrasta durante meses até se perder no meio de relatórios que ninguém lê, porque foi desenhado como um sprint de duas semanas onde uma equipa dedicada, composta por especialistas humanos e um agente de inteligência artificial, mergulha directamente na estrutura da empresa para perceber como funciona, onde falha e, sobretudo, onde pode ganhar eficiência com recurso à automação e à análise inteligente de dados.

Durante a primeira semana, a equipa absorve documentação interna e conduz entrevistas com responsáveis de diferentes áreas, num processo híbrido onde o humano lê o contexto, percebe resistências e interpreta cultura organizacional, enquanto a IA analisa em tempo real, cruza dados e identifica inconsistências, sugerindo perguntas adicionais que muitas vezes nem tinham sido consideradas.

Na segunda semana, essa informação transforma-se em acção concreta, com a classificação das funções da empresa em três categorias – aquilo que deve ser automatizado, aquilo que pode ser potenciado com IA e aquilo que deve continuar a ser exclusivamente humano – ao mesmo tempo que são implementados vários quick wins operacionais e protótipos funcionais que demonstram imediatamente o impacto da tecnologia.

Eurotux eˣ: IA que liga tudo o que já existe

Um dos pontos mais interessantes do eˣ é a forma como não tenta substituir os sistemas existentes, mas antes ligá-los de forma inteligente, integrando-se com ferramentas como ERP, CRM ou plataformas de gestão documental para criar uma camada de análise transversal que transforma dados dispersos em informação útil.

Aquilo que antes exigia horas de trabalho manual, cruzamento de folhas de cálculo ou simplesmente nunca era feito por falta de tempo, passa a acontecer em segundos, com relatórios automatizados que dão uma visão clara e imediata do negócio.

Tags: automaçãobusiness techEurotuxIA empresasinteligência artificialtecnologia PortugalTransformação digital
redacção

redacção

Redacção Xá das 5

Próximo artigo
BEN veículo eléctrico Portugal CEiiA mobilidade urbana sustentável

Mas afinal o que é o BEN? E quem são os "builders"?

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recomendados.

A Science4you lança MicroDinos para iOS

Dezembro 3, 2014
sessão educativa sobre segurança digital com crianças organizada pela GNR e Microsoft Portugal

Microsoft Portugal e GNR sensibilizam jovens para os perigos do Cyberbullying

Março 16, 2026

10º FESTIVAL MENTAL

MENTAL 2026

Parceiros

TecheNet
Logo-Xá-120

Gadgets, tecnologia, ensaios, opinião, ideias e futuros desvendados

  • Estatuto editorial
  • Política de privacidade , termos e condições
  • Publicidade
  • Ficha Técnica
  • Contacto

© 2026 Xá das 5 - Director: João Gata

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
  • AUDIO
  • RODAS
  • VÍDEO + FOTO
  • ANÁLISES
  • OPINIÃO
  • MOBILE
  • IDEIAS

© 2026 Xá das 5 - Director: João Gata