A Honda tem mantido bem vivo o seu programa de robótica com especial atenção para engenhos de assistência para andar (ou levantar pesos, subir escadas, etc).
Como sempre, foi com o empurrão da “indústria militar” que muitos fabricantes entraram nesta “guerra” para ver quem conseguiria produzir o primeiro exoskeleton tendo como objectivo aumentar a endurance e a força dos soldados.
Ora isto não nos interessa muito, mas aquilo que depois se começou a desenvolver para o que resta da civilização começa hoje em dia a ser uma realidade utilizável.
Há 14 anos, a Honda decidiu iniciar o seu programa Bodyweight Support Exoskeleton, traduzido à letra, “esqueleto robótico com sistema de suporte para aguentar peso corporal”. Brincadeira à parte, este sistema foi pensado para ser utilizado por operários fabris, entre outros, cujo trabalho é levantar e transportar volumes pesados. Alguns protótipos revelaram-se assistentes quase perfeitos.
Ao mesmo tempo, a Honda ia mostrando aqui e ali o seu robot ASIMO cujo programa era replicar o caminhar (e subir e descer escadas) humano e que foi sendo melhorado durante os últimos 10 anos.
Agora, e finalmente, a marca mostra o resultado do seu trabalho colaborativo com instituições científicas e médicas e que foi desenvolvido em sete hospitais. É extraordinariamente compacto e pesa apenas 2,6 Kg na versão mais curta. Existe outra mais completa.
O último empurrão para o sucesso que se adivinha é finalmente ter sido assinado um programa de leasing destes equipamentos para outros 50 hospitais.
Nada irá parar o Exoskeleton!
























