Estivemos no lançamento da nova família de soluções de segurança em que a McAfee demonstrou grande vitalidade e noção das enormes transformações que as utilizações mobile, cloud e multi-equipamentos têm (e vão ter) na nossa vida digital.
Como se sabe, a McAfee é agora uma marca do universo Intel, o que lhe garante maiores valias na obtenção e estudo de dados sobre os tipos de comportamento e consumo da maior parte dos utilizadores mundiais que, como sabemos, mudaram radicalmente nos últimos anos, com famílias inteiras a aceder à internet nos mais variados equipamentos que estão numa casa, desde os computadores aos smartphones, passando pelos tablets e consolas, para citar os mais comuns. Os mais jovens, inclusive crianças em idade pré-escolar, também já “brincam” com equipamentos básicos e são, pela sua tenra idade, alvos fáceis para qualquer “marosca”.
Como Marc Vos, Senior Manager Global Products, salientou, “estamos constantemente conectados e mudámos de um livestyle normal para um digital livestyle“. Hoje em dia, cada vez mais pessoas têm três ou quatro equipamentos ligados à internet e estamos a enfrentar um enorme problema que acontece quando “os smartphones são bem mais inteligentes que muitos dos seus utilizadores”. A protecção mobile é hoje uma necessidade imperiosa, pois os crimes de roubo de identidade e dados são cada vez mais facilitados pelas tecnologias mais recentes, como o NFC ou os pagamentos sem PIN.
Foi em 2011 que a grande transformação se começou a dar com a democratização dos smartphones através do sistema operativo Android, muito aberto a programadores e a… malfeitores. Desde aí, tudo mudou e os alarmes tocam a cada segundo. Marc Vos alertou: “as pessoas não têm noção do perigo que é perder o smartphone que está cheio de coisas importantes, como datas, fotos, PINS, passwords, acessos, toda uma vida e os contactos directos de muita gente”.
É esta nova realidade que fez com que a McAfee tivesse uma aproximação diferente aos utilizadores e que mudasse a sua oferta para um serviço total com assinatura anual em vez de apenas continuar a lançar versões actualizadas e melhoradas dos seus programas. As vantagens para o consumidor são óbvias: o mesmo pacote serve vários equipamentos sem agravar a assinatura e tem acesso a todas as novidades assim que são lançadas, como por exemplo, a futura aplicação para Windows Phone 8 (está a ser desevolvida e deverá juntar-se às já existentes MAC, Android, iOS, PC (também na versão W8 e presente em ambos os ambientes de trabalho, muito bem integradas).
Mais vantagens imediatas: o apoio 24/7, 1GB de espaço próprio na cloud McAfee, várias formas de acesso (biométrica, PIN, etc), a solução SafeKey para memorizar passwords e códigos e tudo o que é muito sensível para atenuar um dos novos grandes problemas que é a “fatiga da password” (os utilizadores começam a escolher apenas uma, porque já não têm paciência para memorizar as dezenas que nos são pedidas).
comunicado de imprensa:
A McAfee apresentou a nova gama 2014 de soluções de segurança para o mercado de consumo. As novas versões são mais robustas e com melhor rendimento, e consomem menos recursos do PC. Têm uma execução mais rápida, melhorando consideravelmente a experiência do utilizador. A nova gama é composta pelo McAfee Antivirus Plus 2014, McAfee Internet Security 2014 e McAfee Total Protection 2014. Algumas das melhorias adicionadas em toda a gama já foram incluídas no serviço McAfee LiveSafe, anunciado recentemente, e que protege a vida digital dos utilizadores.
Esta nova gama também incorpora o McAfee AMC Core, o novo e melhorado motor anti-malware no qual se baseiam todas as suites de segurança da McAfee, que foi introduzido pela primeira vez na gama 2013 para proteger de forma proactiva as ameaças mais recentes. Graças ao Active Protection, a arma de informação em tempo real AM Core, realiza-se um monitorização rápida e eficiente em tempo real para detectar os últimos perigos digitais, incluindo as ameaças zero-day, keyloggers e Troianos, com um impacto mínimo no sistema. Algumas aplicações de engenharia também foram melhoradas na versão 2014 para optimizar a velocidade de monitorização e reduzir o impacto na CPU. As soluções de segurança para PC da McAfee receberam recentemente o certificado de eficácia do AV-Test assim como do AV Comparatives nas suas análises.
Segundo Marc Vos, Senior Manager, Global Product Reviews da McAfee, “os nossos engenheiros trabalham na melhoria contínua da nossa gama de consumo com o objectivo de manter os utilizadores seguros contra as últimas ameaças on-line, sem afectar o rendimento e a velocidade dos seus equipamentos. A nossa gama de consumo 2014 mostra o claro compromisso da McAfee em proteger a vida digital dos utilizadores de todo o mundo, de forma simples e eficaz.”
Em torno deste conceito multi-dispositivo, a McAfee está a desenvolver todas as soluções de segurança, tanto na gama de consumo 2014 como recentemente no seu novo McAfee LiveSafe, o primeiro serviço de segurança entre dispositivos, completo e ilimitado, que protege a identidade e os dados dos utilizadores tanto em PCs, Macs, smartphones ou tablets. O McAfee LiveSafe inclui a função “McAfee Personal Locker”, uma espécie de caixa de segurança na cloud para armazenar documentos confidenciais como cópias de passaportes, informações de cartões de crédito, extratos bancários, etc, aos quais apenas é possível aceder através de autenticação biométrica que combina a identificação facial e de voz do utilizador. O que vai permitir aos utilizadores gerir de uma forma simples e segura as suas passwords e aceder à sua informação a partir de qualquer dispositivo.
A empresa também incluiu melhorias no McAfee Mobile Security, como a nova função Multi-user App Profile, permitindo aos utilizadores criar vários perfis ou “áreas seguras”, com acesso restrito ou personalizado às aplicações do dispositivo. Como novidade, os utilizadores podem escolher entre a versão básica ou premium. A versão básica inclui proteção gratuita em dispositivos móveis, enquanto a versão premium inclui recursos avançados de segurança.





