Uma surpresa ao olhar, o aspeto é radiante. A mistura de cores e o contraste dos verdes da alface e da rúcula com o vermelho vivo dos morangos desperta de imediato a nossa atenção.
Esta magnífica salada, fresca e colorida oferece-nos uma dualidade de sabores por um lado a leve acidez dos verdes e dos morangos por outro a subtil doçura do molho.
Ideal como entrada ou para acompanhar croquetes, rissóis, empadas ou panados. A verdade é que a Salada Verde com Morangos e Parmesão é ela própria uma ótima refeição ligeira para esta época do ano.
RECEITA
Ingredientes:
Vinagrete de Mel
- 150ml de azeite
- 50ml de vinagre de maça
- 2 c. (sopa) de mel
- (chá) de mostarda
- sal q.b.
- pimenta q.b.
Salada
- 300g de alface icebergue e rúcula
- 300g de morangos
- 50g de queijo parmesão
- 4 pés de manjericão
- orégãos q.b.
Modo de Preparação:
Vinagrete de Mel
Numa taça, misture o azeite, o vinagre, o mel, a mostarda, a pimenta e o sal e mexa muito bem para a mistura ficar homogénea. Reserve.
Dica: coloque todos os ingredientes dentro de um frasco, que vede bem, e bata com força até estar bem misturado.
Salada
Comece por lavar e escorrer bem a alface e corte-a em pedaços, de seguida lave os morangos e corte-os em lâminas (no sentido vertical).
Pegue no queijo parmesão e corte lascas finas.
nota: utilize um descascador de batatas para esta tarefa pois as lascas saem finas e direitas sem dificuldade.
Escolha uma travessa e disponha a alface e a rúcula no fundo, coloque por cima os morangos e o manjericão cortado (utilize a tesoura de ervas).
Para terminar coloque o queijo parmesão. No momento de servir regue com o vinagrete de mel e salpique com orégãos.
A Tesoura de Ervas
Para quem gosta de usar regularmente ervas aromáticas mas tem dificuldade em picá-las com a faca para ficarem bem fininhas, fica aqui a informação sobre um utensílio que é uma ajuda preciosa. Fácil de manejar permite cortar diretamente para o tacho ou para a saladeira.
Esta tesoura de ervas possui 5 lâminas em aço inox de alta qualidade e tem pegas ergonómicas. Permite com rapidez e simplicidade cortar de forma regular qualquer erva aromática como salsa, coentros, hortelã, etc. e ainda cebolinho, cebola, cogumelos, pimentos. Todos ficarão perfeitos para fazer, marinadas, bases de molhos, decorações de pizzas ou para colocar em saladas.
Receitas, truques, dicas, utensílios… por Travessa das Bolinhas Vermelhas










