Xá das  5
  • NOTÍCIAS
  • AUDIO
  • RODAS
  • VÍDEO + FOTO
  • ANÁLISES
  • OPINIÃO
  • MOBILE
  • IDEIAS
Sem resultados
Ver todos os resultados
Xá das  5
  • NOTÍCIAS
  • AUDIO
  • RODAS
  • VÍDEO + FOTO
  • ANÁLISES
  • OPINIÃO
  • MOBILE
  • IDEIAS
Sem resultados
Ver todos os resultados
Xá das  5
Sem resultados
Ver todos os resultados

Queijada de Portimão

João Gata por João Gata
Novembro 25, 2015
Share on FacebookShare on Twitter

1

Há dois anos atrás quando nos mudámos para Portimão, estávamos em finais de Junho e estava um calor daqueles…

Fazer uma mudança é sempre uma aventura, é como viver num acampamento durante algum tempo. Nunca sabemos onde está nada porque nada está no seu devido lugar, é preciso pintar, limpar, arrumar enfim durante uns dias a azáfama é mais que muita e as refeições tendem a ser mais simples e rápidas.

Mas chega um dia em que é preciso parar e fazer uma pausa! Em que é preciso uma refeição daquelas que confortam a alma e atenuam o cansaço e para isso não pode faltar uma sobremesa.

Foi assim que nasceu a Queijada de Portimão na sua versão actual. Inicialmente eram umas queijadas pequenas individuais, mas naquele dia achámos que isso não nos iria satisfazer e decidimos fazer exactamente a mesma receita mas numa forma grande, o resultado foi tão bom que decidimos que essa passava a ser a forma definitiva da nossa Queijada de Portimão.

Mais tarde e porque o Algarve é uma terra de boa laranja resolvemos experimentar fazer uma versão de laranja e na verdade esta Queijada de Laranja é genial.

2

3

RECEITA

4

Ingredientes : 

  • 4 folhas de Massa Filo
  • 4 queijos frescos( 250/300g)
  • 300g Açúcar
  • 2 c. (sopa) Canela pó
  • 2 ovos
  • 2 gemas
  • 60g de farinha
  • 50g de manteiga derretida
  • 12g de canela em pó

nota: para a Versão Queijada de Laranja, substitua a canela pela raspa de 3 laranjas

5

Modo de Preparação: 

Comece por preparar a forma, unte-a com manteiga e polvilhe com farinha. Depois forre-a com a massa filo que deve ser aparada, com uma tesoura, a toda a volta para tirar o excedente.

6

De seguida, passe o queijo fresco por um passador de rede, desfazendo-o com o auxílio de uma espátula. Junte o açúcar e a canela e mexa até obter um creme homogéneo.

Para terminar adicione os ovos, as gemas, a farinha e a manteiga derretida. Envolva muito bem para que todos os ingredientes fiquem bem misturados.

7

Finalmente, deite a massa na forma e leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC, por cerca de 30 minutos. Deixe arrefecer antes de desenformar.

Sirva morna ou fria. Polvilhe com açúcar em pó.

8

Receitas, truques, dicas, utensílios… por Travessa das Bolinhas Vermelhas

 

Tags: Queijada de Portimão
João Gata

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

Próximo artigo

Bose Solo 5 TV sound system

Recomendados.

Futuro Macbook Pro poderá inovar com um segundo ecrã horizontal

Junho 10, 2016

Dacia Lodgy Stepway, o SUV democrático e com 7 lugares

Julho 2, 2015

10º FESTIVAL MENTAL

MENTAL 2026

Parceiros

TecheNet
Logo-Xá-120

Gadgets, tecnologia, ensaios, opinião, ideias e futuros desvendados

  • Estatuto editorial
  • Política de privacidade , termos e condições
  • Publicidade
  • Ficha Técnica
  • Contacto

© 2026 Xá das 5 - Director: João Gata

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
  • AUDIO
  • RODAS
  • VÍDEO + FOTO
  • ANÁLISES
  • OPINIÃO
  • MOBILE
  • IDEIAS

© 2026 Xá das 5 - Director: João Gata