Xá das  5
  • NOTÍCIAS
  • AUDIO
  • RODAS
  • VÍDEO + FOTO
  • ANÁLISES
  • OPINIÃO
  • MOBILE
  • IDEIAS
Sem resultados
Ver todos os resultados
Xá das  5
  • NOTÍCIAS
  • AUDIO
  • RODAS
  • VÍDEO + FOTO
  • ANÁLISES
  • OPINIÃO
  • MOBILE
  • IDEIAS
Sem resultados
Ver todos os resultados
Xá das  5
Sem resultados
Ver todos os resultados

Escrever o futuro da música, eis o desafio da Microsoft Portugal para os empreendedores ligados à área

João Gata por João Gata
Março 24, 2017
Escrever o futuro da música, eis o desafio da Microsoft Portugal para os empreendedores ligados à área
Share on FacebookShare on Twitter

music

 


Fui músico nos anos 80 e 90, em dois projectos desafiantes, um dos quais vendeu (e ainda vende) um pouco por todo o mundo. O primeiro projecto foi inovador: usou e abusou da tecnologia e não foi a lado algum. Já nos 90, o segundo projecto aliou tecnologia a instrumentos clássicos e a coisa “voou”.

A questão primordial foi sempre conseguir ultrapassar obstáculos que a própria tecnologia criou. Por exemplo e tão somente, como passar os dados midi para áudio e retransformá-los em impulsos, sem limite de distância, através de cabos de uma mesa de frente à mesa de palco. Conseguiu-se com magia, hoje é um problema que não existe. Também construímos o primeiro monitor plano (flat screen) para transportar mais facilmente nas malas de porão (hardcases).Sint5

Tocámos a loucura ao fazer um pad táctil que funcionasse como rato e ainda construímos, à imagem e semelhança de Laurie Anderson, uns pads rítmicos que despertavam com movimentos físicos. Como conseguimos tudo isto? Porque aliámos loucura e noções básicas de engenharia a muita, mas muita astúcia e também muito dinheiro gasto sem qualquer tipo de apoio.

A tecnologia na música é uma área técnica que músicos intemporais, desde os Kraftwerk aos Brian Enos, aprendem, inventam e usam.

Outra coisa é a indústria das vendas, a comercialização da obra e a sua divugação. Ora a Microsoft, com base na assinatura “The Future is Unwritten”, criada por Joe Strummer dos The Clash (curiosamente, uma banda que não usou tecnologia, a não ser em estúdio, mas isso todas usaram), desafia os “empreendedores a escrever o futuro da música“.

on demand streaming now counts towards platinum records

Sendo assim, associou-se ao Innovation Music Challenge, uma iniciativa organizada pela Brands Like Bands e pela iMatch, com o objectivo de descobrir e distinguir os “projectos mais inovadores da indústria musical“.

O streaming (ou outras formas existentes ou por existir) obriga as bandas a zelar pela própria sobrevivência. Portanto, o que faz falta a uma banda moderna é incluir, na sua formação-base, um programador. O ideal será ter dois profissionais: para além do programador, um analista de dados com conhecimentos globais de marketing.

O objectivo da Microsoft Portugal não é simples e pretende “criar valor para toda a indústria através do empreendedorismo e da demonstração de novas ideias nas áreas da Produção, Comunicação, Distribuição e Capacitação.” E para consegui-lo, convida “todos aqueles que queiram participar nesta revolução – desde amantes de música a empreendedores -, com novas ideias para apresentar.”

Os actores envolvidos nesta hercúlea tarefa também demonstram grande entusiasmo e passo a fazer um copy paste:

Para Luís Calado, Start Up Lead da Microsoft Portugal, esta é uma oportunidade para trazer à luz ideias únicas que nasçam num terreno fértil que alia tecnologia, inovação, criatividade e arte.  “A Microsoft tem estado ao lado do empreendedorismo em Portugal em diferentes iniciativas. Nos últimos anos participámos em múltiplos projectos, mas nunca abraçámos uma área criativa como é a música. Esta é uma excelente oportunidade, pois acredito que aliar a tecnologia e a música permitirá ver nascer projcetos criativos e inovadores. É com entusiasmo e muita curiosidade que aguardo os projectos que vão estar presentes no Innovation Music Challenge”.

deadcombo

Tomás Archer, da Imatch, defende que “o movimento de inovação que é sentido nas outras indústrias não pode ser ignorado pela musical. Assim, o Innovation Music Challenge é o momento para dar voz ao movimento de empreendedorismo nesta área, e que vai ajudar a criar um novo eco-sistema de inovação musical no país. Queremos que o futuro seja apresentado, debatido, criado, num ambiente de partilha, aprendizagem, co-criação e desafio quer para músicos, inovadores, empreendedores ou simplesmente amantes de música”.

Já para Fernando Gaspar Barros, da Brands like Bands, “o ambiente para a inovação e experimentação nunca foi tão vibrante e para nós será também importante analisar a relação entre quem ouve e faz música em Portugal, aferir ideias e massa crítica para os desafios estruturais desta indústria e, à semelhança de outros países, colocarmos na agenda mediática o futuro daquela que é uma das paixões número um das pessoas: a música”.

Para terminar, atentem aos escolhidos para júri desta acção: Hélio Morais, dos Linda Martini, Fred Ferreira, dos Orelha Negra, Tim – dos Xutos e Pontapés, Roberta Medina, vice-presidente executiva do Rock in Rio, Álvaro Covões, da Everything is New e Paula Homem, da Sony Portugal.

Mas faltam os pares tecnológicos, os disruptivos digitais, os Millennials, que podem fazer o contra ponto, discutir mais valias, ou outras valências, não concordam?

O prazo para a entrega de candidaturas termina dia 21 de abril, estando o anúncio dos finalistas marcado para dia 1 de maio e a final marcada para 6 de maio na sede da Microsoft Portugal.

As inscrições deverão ser feitas através do site – http://www.innovationmusicchallenge.com/

Tags: Brands like BandsImatchInnovation Music Challengemicrosoft portugalThe Future is Unwritten
João Gata

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

Próximo artigo
LG tem nova gama de televisores liderada pela extraordinária Wallpaper TV

LG tem nova gama de televisores liderada pela extraordinária Wallpaper TV

Recomendados.

O primeiro beijo, agora sem marketing

O primeiro beijo, agora sem marketing

Março 14, 2014
A sociedade utópica de Arcadia estreia dia 15 no SYFY

A sociedade utópica de Arcadia estreia dia 15 no SYFY

Janeiro 4, 2024

10º FESTIVAL MENTAL

MENTAL 2026

Parceiros

TecheNet
Logo-Xá-120

Gadgets, tecnologia, ensaios, opinião, ideias e futuros desvendados

  • Estatuto editorial
  • Política de privacidade , termos e condições
  • Publicidade
  • Ficha Técnica
  • Contacto

© 2026 Xá das 5 - Director: João Gata

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
  • AUDIO
  • RODAS
  • VÍDEO + FOTO
  • ANÁLISES
  • OPINIÃO
  • MOBILE
  • IDEIAS

© 2026 Xá das 5 - Director: João Gata