Xá das  5
  • NOTÍCIAS
  • Audio
  • RODAS
  • Video + Foto
  • Análises
  • Opinião
  • Mobile
  • Ideias
Sem resultados
Ver todos os resultados
Xá das  5
  • NOTÍCIAS
  • Audio
  • RODAS
  • Video + Foto
  • Análises
  • Opinião
  • Mobile
  • Ideias
Sem resultados
Ver todos os resultados
Xá das  5
Sem resultados
Ver todos os resultados

Sophos descobre malware escondido na Google Play Store

João Gata por João Gata
Maio 28, 2018
Sophos descobre malware escondido na Google Play Store
Share on FacebookShare on Twitter

Este malware, identificado pela Sophos como Andr/Guerilla-D, passou pelo sistema de verificação da Google, o Play Protect, disfarçado com uma aplicação – seis leitores de código QR e um “smart compass”.


comunicado de imprensa: A Sophos, líder global em segurança de rede e endpoint, encontrou através dos seus investigadores da SophosLabs um malware escondido na biblioteca de 25 aplicações, aparentemente, legítimas da Google Play Store.

A Sophos informou a Google das aplicações em causa, tendo sido imediatamente removidas.

No entanto, a empresa de segurança estima que mais de 500.000 pessoas já descarregaram as aplicações afectadas antes das mesmas serem retiradas, estando estes dispositivos possivelmente infectados com o malware.

Este malware, identificado pela Sophos como Andr/Guerilla-D, passou pelo sistema de verificação da Google, o Play Protect, disfarçado com uma aplicação – seis leitores de código QR e um “smart compass”.

Não é novidade um malware fazer-se passar por uma aplicação legítima, mas este foi mais além ao permanecer inactivo durante várias horas após ser descarregado.

Uma vez activo, o malware invade o smartphone com anúncios.

As aplicações que contêm o malware Guerilla funcionam normalmente, – são essencialmente jogos, aplicações de edição de imagem ou de lanterna – mas em simultâneo estão a realizar algo inesperado, a contactar servidores remotos e a receber instruções para transferirem ficheiros JAR maliciosos (Java Archieve).

Este código Java extra gera receitas publicitárias fraudulentas para os criadores da aplicação, ao fazer com que o dispositivo clique em anúncios Google, em segundo plano, sem que os utilizadores se apercebam.

No início deste ano, a SophosLabs alertou a Google em relação à presença de mais de doze aplicações maliciosas e publicou um relatório sobre o malware Guerilla direcionado a utilizadores de Android.

O que deve fazer?

Apesar de por vezes alguns programas maliciosos passarem pelo controlo da Google, os investigadores referem que a Google Play continua a ser o lugar mais seguro para transferir as suas aplicações.

Muitos outros fornecedores não têm medidas de segurança adoptadas, portanto o risco é muito superior fora do ecossistema da Google Play.

No caso de ser um dos infectados por malware através destas aplicações antes de terem sido retiradas da loja, deve imediatamente remover essa aplicação do seu dispositivo.

E como nenhum processo de revisão de apps é perfeito, a SophosLabs disponibiliza uma aplicação de segurança gratuita, o Sophos Mobile Security para Android, que é capaz de detectar e remover este e qualquer outro malware.

Pode consultar a listagem das aplicações infectadas aqui.

Tags: SophosSophosLabs
João Gata

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

Próximo artigo
A Subaru actualizou os icónicos modelos WRX e WRX  STI para além da edição muito especial  denominada Series.Gray

Novo Subaru WRX e WRX STi com super versão Series.Gray

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recomendados.

True-Skills lecciona Master em Administração de Base de Dados

True-Skills lecciona Master em Administração de Base de Dados

Setembro 30, 2014
Peli Air

Peli Air com 4 novas malas de alto rendimento e garantia vitalícia

Janeiro 24, 2020

Tendências.

No Content Available

Parceiros

TecheNet
Logo-Xá-120

Gadgets, tecnologia, ensaios, opinião, ideias e futuros desvendados

  • Estatuto editorial
  • Política de privacidade , termos e condições
  • Publicidade
  • Ficha Técnica
  • Contacto

© 2025 Xá das 5 - Director: João Gata

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
  • Audio
  • RODAS
  • Video + Foto
  • Análises
  • Opinião
  • Mobile
  • Ideias

© 2025 Xá das 5 - Director: João Gata