Conforme tínhamos referido anteriormente, durante a análise à Asus ROG Strix X870-I Gaming, havia outra motherboard Asus, equipada com o novo chipset X870 da AMD, que prometia ser a escolha mais acertada. Essa motherboard é a nova TUF Gaming X870-Plus.

Asus TUF Gaming X870-Plus WiFi

Trata-se de uma das oito motherboards da nova geração AMD que a Asus lançou em Portugal, que tem a particularidade de ser a terceira mais barata, e a que reúne tudo aquilo que efectivamente precisa numa motherboard, dispensando aqueles extras, que embora pareçam apelativos, acabará por nunca os utilizar.

TUF Gaming X870

O facto de pertencer à gama TUF Gaming significa que esta motherboard, de gama média em termos de catálogo, já conta com uma qualidade de construção mais cuidada, melhores componentes electrónicos, e um avultado leque de funcionalidades e conectividade.

Asus TUF Gaming X870 1 Grande

Chipset AMD X870 e outras artimanhas

No núcleo desta motherboard encontra-se o já conhecido chipset de segunda geração da plataforma AM5, o AMD X870, que tal como descobrimos anteriormente, continua a recorrer aos préstimos do chip Promontory 21, em vez de dois como acontece nos modelos AMD X870E (de “E”xtreme).

Apesar do chip ser o núcleo central desta motherboard, é o processador Ryzen, da série 7000 ou 9000, quem continua a gerir a conectividade desta motherboard, sendo a partir dele que encontramos uma ligação PCI-Express (PCIe) 5.0 x16 para a placa gráfica (ou duas PCIe 5.0 x8), e dois encaixes primários M.2 NVMe PCIe 5.0 x4.

Asus TUF Gaming X870 8 Grande

Existem dois encaixes M.2 adicionais, mas estes, por serem geridos pelo chipset, são apenas do tipo PCIe 4.0 x4. Existem ainda duas ligações SATA, mas estas recorrem a um controlador ASMedia. Destaque para o facto de todos os encaixes M.2 utilizarem um mecanismo de fácil encaixe e remoção, dispensando o uso de parafusos.

USBs e companhia

Obrigatório para qualquer motherboard equipada com este “novo” chipset estão as ligações USB4 primárias. Trata-se de duas ligações USB-C de 40 Gbps, sendo estas acompanhadas, no painel traseiro, por três ligações USB 3.2 de 10 Gbps, quatro ligações USB 3.1 de 5 Gbps e uma USB 2.0, utilizada para a recuperação de BIOS corrompida.

Asus TUF Gaming X870 6 Grande

Igualmente presente no painel traseiro encontra-se uma saída HDMI, ligações para o controlador WiFi 7.0 e Bluetooth 5.4, cinco ligações jack para áudio e uma controladora Ethernet LAN de 2.5 Gb.

Para o painel frontal poderá ligar um USB-C de 20 Gbps compatível com a norma PD de 30W para carregamento rápido, duas ligações USB 3.1 de 5 Gbps e duas ligações USB 2.0.

Alimentação superior

Apesar de, em teoria, uma motherboard da gama TUF Gaming ser inferior a uma ROG Strix, como a Strix X870-I Gaming testada anteriormente, o facto de esta ser do tipo Mini-ITX fez com que fossem impostas limitações no circuito de alimentação, limitações essas que não se repetiram nesta TUF Gaming X870.

Tratando-se de uma motherboard ATX em pleno, composta por uma placa de circuitos integrados de oito camadas, ligação ATX de 24 contactos e duas ligações EPS de 12V de 8 contactos cada, esta motherboard conta com um poderoso circuito de alimentação de 16+2+1 fases, que corresponde a 16 fases para o processador, 2 fases para o SoC (onde está a iGPU e controlador de memória) e 1 fase para o sistema.

Asus TUF Gaming X870 7 Grande

Cada estágio de alimentação suporta até 80A de corrente, sendo esta gerida por componentes electrónicos de alta qualidade, e geridos em tempo real por módulos reguladores de corrente digitais (Digi+VRM).

Apesar de, para muitos, isto parecer pura conversa de marketing, na realidade esta TUF Gaming X870 conseguiu manter o processador de testes utilizado a trabalhar em frequências mais elevadas, durante mais tempo, o que por sua vez garantiu um desempenho superior em praticamente todas as circunstâncias.

TUF Gaming X870

Todos estes componentes são devidamente arrefecidos por dissipadores de alumínio de grandes dimensões. Falta referir que, em termos de memórias, esta TUF Gaming X870, está preparada para lidar com até 192 GB de memória DDR5 até 8000 MHz, sendo totalmente compatível com a norma AMD EXPO (Extended Profiles for Oferclocking).

Sistema de testes

Para testar esta motherboard, utilizámos os mesmos componentes do teste à ROG Strix X870-I Gaming, ou seja, um processador AMD Ryzen 5 7600X gentilmente fornecido pela AMD, que por sua vez foi arrefecido por um dissipador Corsair A500.

Asus TUF Gaming X870 2 Grande

Este foi acompanhado por dois módulos de 16 GB de memória DDR5 a 6000 MHz (Corsair Dominator Platinum RGB DDR5), um módulo SSD Kioxia Exceria Pro de 2 TB e uma placa gráfica AMD Radeon RX 7600 de 8 GB.

Em termos de software, utilizámos a última versão da BIOS desta TUF Gaming X870 da versão original 0237 para a mais recente 0801, e foi utilizado o Windows 11 com a actualização 24H2, e os drivers mais recentes da AMD Software Adrenalin 24.8.1 para a placa gráfica.

Os testes efectuados foram o CPU-Z para identificar a motherboard e as configurações, tanto do CPU como das memórias, CineBench R23, AIDA 64 para os testes de largura de banda e latências das memórias.

Asus TUF Gaming X870 4 Grande

Já o teste do armazenamento com o SSD M.2 da Kioxia, utilizámos o CrystalDiskMark 8.0.5. O 3DMark TimeSpy foi igualmente utilizado para um teste gráfico rápido e FarCry 6 a 1080p com definições em “Low”, para que fosse o CPU o factor limitador do desempenho do teste.

Benchmarks

No CPU-Z, é fácil de identificar que estamos perante um sistema composto pelo já referido AMD Ryzen 5 7600X, um processador de entrada de gama de arquitectura Zen4, mas que ainda assim, com os seus seis núcleos a 4.760 MHz (em Boost), demonstram um “à vontade” para lidar com qualquer tarefa.

TUF X870 CPUZ 1

A motherboard já foi correctamente identificada, assim como a BIOS actualizada, e as memórias DDR5, que foram configuradas para trabalhar a 6000 MHz CL30, utilizando a tecnologia AMD EXPO de overclock automático das mesmas.

TUF X870 CPUZ 2

Avançando para o CineBench R23, os resultados obtidos (15.341 pontos Multi Core e 1934 pontos Single Core) revelaram um desempenho significativamente superior ao obtido anteriormente com a motherboard Mini ITX, o que deixa antever alguma limitação na margem de manobra que o CPU tem nessa motherboard, e que não revelou ter nesta TUF Gaming X870.

CineBench R23 1

O mesmo se verificou no teste de memória do AIDA64, com o valor de leitura a superar os 59.500 MB/s, os 82.698 MB/s na velocidade de escrita, 60.206 MB/s de velocidade de cópia e 62.9 ns de latência.

Igualmente impressionante foi o resultado obtido no teste de leitura do SSD, que sendo exactamente o mesmo utilizado anteriormente, viu as velocidades subirem significativamente. Para o teste de leitura, registámos quase 7400 MB/s, e mais de 6000 MB/s no teste de escrita.

SSD 1

Só o teste do 3DMark revelou um desempenho ligeiramente inferior, mas a diferença foi tão baixa, que podemos considerar como sendo uma margem de erro.

3DMark 1

11038 pontos foi o resultado geral, tendo o CPU registado 10180 pontos, um valor menor que os 10443 pontos registados pelo mesmo processador na ROG Strix.

FarCry6 Low

Já no FarCry 6 a 1080p com as definições gráficas em “Low”, obtivemos 176 fps (fotogramas por segundo), mais 10 fps que na Mini ITX, tendo o valor máximo registado sido de 222 fps, e o mínimo de 131 fps.

Conclusão

Tratando-se de uma motherboard ATX, esta terá, certamente, um maior número de possíveis interessados, e deixa de estar limitada como a ROG Strix testada anteriormente.

E isso foi algo que acabou por se comprovar facilmente pelos resultados obtidos nos testes anteriormente referidos. Em praticamente todas as situações, assistimos a um desempenho superior nesta TUF Gaming X870 que na ROG Strix.

E sim, eu fiz novas instalações do Windows num SSD adicional idêntico para comprovar os resultados obtidos, e as diferenças registadas foram exactamente as mesmas.

De resto, temos aqui uma motherboard bem mais apetecível, por oferecer praticamente todas as características que qualquer utilizador deseja ter numa motherboard de topo nova, aliada a um preço bem mais aceitável, e que é apenas 30 euros mais cara que a sua antecessora, a Asus TUF Gaming X670E-Plus WiFi.

TUF Gaming X870

Assim sendo, para mim, esta TUF Gaming X870-Plus WiFi seria a minha escolha natural, caso estivesse a montar um novo PC, ou a actualizar um PC já existente, preparando-o para funcionar em conjunto com aquele que será o processador do ano, o futuro AMD Ryzen 7 9800X3D, que deverá ser lançado já no início do mês de Novembro.

Preço

364,90€ (IVA incluído)

OBS: Esta motherboard foi gentilmente cedida pela Asus Portugal

selo Xá das 5

Gustavo Dias

Para quem, aos 10 anos já dava assistência aos computadores da escola que frequentava, não é difícil perceber que as tecnologias são uma das suas grandes paixões. Os mais de 22 anos de experiência no mercado de publicações tecnológicas permitiram assistir a uma evolução extraordinária, que não se vai ficar por aqui.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

parceiro

Análises – reviews

Analista ao volante do novo Mercedes Classe A

Siga o Xá das 5, um blogue de João Gata

Advertisement