Não é grande novidade que os plásticos no micro-ondas sejam prejudiciais à saúde, mas então porque é que tanta gente comete este erro?
Um novo estudo publicado na revista Environmental Science & Technology confirma que os recipientes de plástico libertam milhões de microplásticos e nanoplásticos quando aquecidos no micro-ondas. Os microplásticos são pequenos pedaços de plástico com menos de cinco milímetros de diâmetro, enquanto os nanoplásticos são ainda menores, com menos de 100 nanômetros de diâmetro.

Os cientistas conduziram o estudo ao testar três tipos de recipientes de comida para bebés: dois potes de polipropileno rotulados como “seguros para micro-ondas” e uma bolsa de comida reutilizável. Substituíram o conteúdo original de cada recipiente por água deionizada e ácido acético, armazenaram os recipientes em diferentes temperaturas e colocaram no micro-ondas os dois potes de polipropileno durante três minutos em potência elevada.

Plásticos no micro-ondas: não usem!
Elaborados os testes, descobriram que os recipientes de polipropileno libertaram milhões de microplásticos e nanoplásticos quando aquecidos no micro-ondas.
O número de partículas libertadas foi maior nos recipientes que foram armazenados em temperaturas mais altas. Por exemplo, o recipiente de polipropileno que foi armazenado num espaço quente libertou mais de 400.000 microplásticos por centímetro quadrado, enquanto o recipiente que foi armazenado num frigorífico libertou cerca de 50.000 microplásticos por centímetro quadrado.
Esta equipa científica também descobriu que os microplásticos e nanoplásticos libertados pelos recipientes de plástico são tóxicos para as células renais embrionárias humanas. Após dois dias de exposição, cerca de 75% das células renais morreram.
Os resultados do estudo sugerem que os recipientes de plástico não são seguros para ser usados no micro-ondas. Os cientistas pedem mais pesquisas sobre os efeitos da exposição aos microplásticos e nanoplásticos na saúde humana.

O que fazer?
Se está preocupado com a exposição aos microplásticos e nanoplásticos, há algumas coisas que pode fazer para reduzir sua exposição:
- Evite usar recipientes de plástico no micro-ondas
- Use recipientes de vidro ou cerâmica para aquecer alimentos
- Lave os recipientes de plástico antes de usá-los
- Não reutilize recipientes de plástico que já foram danificados
- Recicle os recipientes de plástico
Ao tomar estas medidas, pode ajudar a reduzir a sua exposição aos microplásticos e nanoplásticos.









