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Alfa Romeo 4C: apenas 8’04” para completar o “inferno verde” de Nürburgring

João Gata por João Gata
Outubro 22, 2013
4c
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4c

E depois do 8C, um dos mais desejados automóveis de sempre, a Alfa lançou o 4C, outro automóvel para ser desejado ao longo da vida, que começa a mostrar aqui e ali uma excelência invulgar. Podem até dizer, “ó Xá, até pareces um fã da marca” ao que respondo, com algum prazer, “e sou pois, tive até dois!”. Por isso, e para não esgotar a lista de adjectivos, proponha que leiam o comunicado de imprensa que destaca um feito fantástico.

comunicado de imprensa:

O novo Alfa Romeo 4C em Nordschleife, o histórico circuito de Nürburgring: em 12 de Setembro, o cronómetro parou nos 8’04”, tempo recorde entre os automóveis com potência inferior a 250 cv e alinhado pelo efectuado por desportivos de potência e preço bem superiores. Ao volante, Horst von Saurma, piloto, jornalista e grande conhecedor da pista alemã.

O teste, efectuado no “inferno verde” do circuito alemão, foi uma das inúmeras provas que o superdesportivo da Alfa teve de enfrentar em vários lugares do mundo: desde -35o na Suécia até +40o em Abu Dhabi, desde os desertos do Arizona (EUA) até aos declives do Etna na Sicília, desde a pista de Balocco (Itália) – onde, desde 1962, todos os Alfa Romeo são desenvolvidos, aperfeiçoados e postos à prova – até Nürburgring.

Utilizada há alguns anos por marcas de automóveis de todo o mundo como pista de testes, Nordschleife caracteriza-se pela especial configuração, que alterna curvas lentas com curvas rápidas, e rectas com subidas e descidas, tornando-se, assim, um óptimo banco de ensaios para avaliar a validade de um projecto.

Em suma, o “inferno verde” revelou-se o local perfeito para testar as prestações do Alfa 4C, uma verdadeira “driving machine” sem compromissos que dá o melhor de si própria em pista, onde velocidade, espaços de travagem reduzidos e acelerações transversais são fundamentais para obter tempos de volta de primeira ordem: de 0 a 100 km/h em apenas 4,5 segundos exactos, 258 km/h de velocidade máxima, picos de desaceleração superiores a 1,1 g. Tudo isto é conseguido nomeadamente graças à excelente distribuição do peso – 40% sobre o eixo dianteiro, 60% sobre o eixo traseiro – e a uma relação peso/potência inferior a 4 kg/cv, valores de autêntico supercarro.

Performances excelentes, obtidas ainda através da conjugação do novo motor 1750 Turbo Benzina de 240 cv com a caixa de velocidades de dupla embraiagem a seco Alfa TCT de última geração e com o selector Alfa D.N.A. evoluído com modalidade Race. Em concreto, o novo “4 cilindros” 1750 Turbo Benzina com injecção directa a 200 bares e bloco de alumínio atinge prestações surpreendentes: os valores de binário e potência específica estão no topo da categoria – mais de 200 Nm/l e 137 cv/l, respectivamente – e a potência máxima é de 240 cv (176 kW) a 6000 rotações por minuto. A elasticidade e o carácter desportivo são garantidos pelo valor de binário de 350 Nm, que se mantém constante entre 2100 e 4000 rotações, mas com 80% disponível logo a 1800 rpm.

Por fim, contribuíram para as prestações do 4C em Nürburgring os especiais pneus Pirelli P Zero Trofeo, a versão mais desportiva da linha Pirelli P Zero. Tempo recorde na pista e também no desenvolvimento dos pneus: menos de um ano de trabalho conjunto entre os engenheiros de Bicocca e os da Alfa Romeo que, tal como nos tempos do vitorioso 159 de Fangio na F1, desenvolveram juntos a melhor solução para assegurar aderência ao solo e precisão de condução. Nasceram, assim, os pneus P Zero marcados “AR” em duas medidas: de 17” à frente e 18” atrás e 18” à frente e 19” atrás, que proporcionam aderência, prestações, temperamento desportivo e precisão de condução. Estas características são realçadas na versão “AR Racing”, excelente para utilização em pista e em estrada, proposta nas medidas de 18” à frente e 19” atrás.

Tags: alfa romeo 4cHorst von Saurma
João Gata

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

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