
De 23 de Outubro a 2 de Novembro, o Amadora BD, o maior festival de BD nacional volta a ocupar a cidade com exposições, autores de culto e uma paixão sem balões de hesitação.
A cidade da Amadora volta a erguer os seus balões de fala e a libertar onomatopeias com a força de sempre: o Amadora BD regressa em 2025 para a sua 36.ª edição, entre os dias 23 de Outubro e 2 de Novembro. Um festival veterano mas com espírito renovado, que celebra tanto os mestres consagrados como as novas promessas do traço e da narrativa sequencial.
Este ano, o evento espalha-se por três palcos — o Parque da Liberdade, a Galeria Municipal Artur Bual e a Bedeteca da Amadora — com 14 exposições que prestam homenagem a nomes fundamentais da BD e celebram datas redondas de figuras míticas como Zé Povinho (150 anos), The Spirit (85), Peanuts (75) e Liga da Justiça (65).
Amadora BD: exposições, ícones e vozes no papel
O núcleo central, instalado no antigo Ski Skate Park, recebe exposições individuais de Paco Roca, Luis Louro e dos gémeos brasileiros Fábio Moon & Gabriel Bá. Mas há espaço para vozes novas e essenciais, como Cy, Bea Lema e Zeina Abirached, que trazem histórias de mulheres com profundidade, coragem e pertinência.
A Galeria Artur Bual vai acolher retrospetivas de Alice Geirinhas e Diniz Conefrey, enquanto a Bedeteca dá palco ao vencedor do Prémio Revelação 2024: Amor, da talentosa Filipa Beleza.
A imagem oficial deste ano ficou a cargo de Jorge Coelho, nome bem conhecido dos fãs, que venceu em 2024 o prémio de Melhor BD de Autor Português.
Mais sessões, mais livros, mais oportunidade
O festival ouviu os seus leitores — e em 2025, alarga os horários de autógrafos, com sessões também nas duas sextas-feiras (18h às 20h) e com a nova iniciativa Hora da BD, de segunda a quinta-feira, no mesmo horário, que garante até 15% de desconto em livros. Sim, também há BD para carteiras realistas.
Concursos que cultivam talento
A aposta na criação jovem mantém-se com dois concursos distintos: o Concurso Municipal de BD da Amadora, virado para escolas, sob o tema “Sorri, és um Super-Herói!”, e o Concurso de BD da Amadora, para novos autores, dedicado ao tema “O Humor na BD”. As inscrições já estão abertas no site da Câmara Municipal da Amadora.
Como é habitual, o festival culmina com a Cerimónia de Entrega dos Prémios de BD da Amadora, que atribui um prémio de 5.000 € à Melhor Obra de Autor Português.
Um festival com 2.100 m² de pura paixão
O Parque da Liberdade acolhe o núcleo central do festival, dividido em três zonas: expositiva (950 m²), comercial (950 m²) — com 14 editoras/livreiros, apresentações e lançamentos — e uma zona gaming com realidade virtual, cosplay, arcadas e até uma arena Guess the Choice.
BD, cultura pop, gaming, oficinas, autores, livros, conversas e, claro, desenhadores com caneta na mão — o Amadora BD’25 promete ser, mais uma vez, a grande montra da banda desenhada nacional e internacional. E, acima de tudo, uma celebração viva do que é contar histórias com desenhos. Ou como diria o Zé Povinho, “olhem que isto é coisa séria”.





