A Sonos Move 2 é uma excelente coluna sem fios. É portátil, mas não leve, tem acabamento premium e som a condizer. Mas será que merece o seu peso em ouro?
Sonos Move 2, mais bateria e novos drivers
A Sonos Move 2 é a mais recente interpretação da geração Move, uma belíssima coluna wireless com acabamento premium. Houve algumas críticas a essa primeira geração e a marca respondeu com mestria, equipando esta nova versão com uma maior bateria e com novos drivers (que passam a ser dois tweeters ao lado do woofer).
Para além da melhoria em termos acústicos, a conectividade está a ordem do dia, a e Move 2 tem Wi-Fi, Bluetooth e a afamada tecnologia Trueplay da Sonos, a tal que ajusta automaticamente o som da caixa de acordo com o ambiente em que ela está a ser utilizada.
Para além disto, é resistente à água, poeira e quedas acidentais, o que, confesso, não experimentei. Em resumo, a Sonos Move 2 é uma excelente solução para quem procura uma coluna portátil versátil que possa ser usada em qualquer lugar, tanto dentro quanto fora de casa.
Design e Construção
A Sonos Move 2 tem um design robusto e elegante, com um corpo de plástico resistente e uma grade de metal. A caixa é – mais ou menos – leve e portátil, pesando 3 kg, e possui uma alça integrada para facilitar o transporte o que, garanto, é quase imprescindível para a transportar. Está disponível em três cores: branco, preto e verde oliva.
Som e Desempenho
A Sonos Move 2 oferece som estéreo amplo e detalhado, com graves potentes devido ao bem equilibrado woofer, e não vai desiludir até o mais ferrenho dos audiófilos, desde que perceba que está a ouvir música através de uma coluna portátil. A caixa possui um novo sistema de tweeter duplo que cria um palco sonoro mais amplo e envolvente, o que ajuda bastante à qualidade final.
Com esta dinâmica, posso apontá-la como excepcional para música pop, clássica e até Jazz, perfeita para Podcasts mas, quando chega ao Rock menos progressivo e mais pesado, nota-se que o tamanho da caixa afecta o comportamento que esperamos, aquela potência do gravão que até nos faz tremer.
Aponto isto porque já não é a primeira vez que tento explicar, aos interessados neste tipo de equipamento, que a física tem limites e não há milagres. O tamanho da caixa, e a sua ressonância, afectam dramaticamente o som, e há que saber ouvir.
Bateria e Carregamento
A Sonos Move 2 possui uma nova bateria de longa duração que oferece até 24 horas de reprodução com uma única carga, o que é significativamente melhor que na primeira versão.
Mas é neste campo que tenho uma crítica negativa a apontar: a caixa é carregada usando o cabo USB-C incluído ou usando a base circular para recarregamento que vem na caixa e que fica ligada por fio à electricidade. Esta solução pode parecer engenhosa, mas é mais um gimmick que agrava o preço final do conjunto, pois não é, de todo, necessária.
Por outro lado, e sem se perceber porquê, a única tomada física presente, é USB-C que só permite recarregar. Ou seja, não podemos ligar nenhum equipamento por cabo à Move 2, o que poderia ser útil em diversas situações.
Conectividade
A Move 2 conecta-se facilmente à rede Wi-Fi, bastando carregar no botão físico. A coluna também possui Bluetooth para facilitar a conectividade com o smartphone ou tablet. É tudo muito simples e rápido.
A Move 2 também é compatível com o sistema multiroom da Sonos, o que significa que podemos conectar esta coluna a outras Sonos para criar um sistema de áudio em toda a casa ou escritório.
Botões tácteis
A Sonos Move 2 possui um conjunto de botões tácteis no topo para activar o modo de loudness e um botão para silenciar o microfone, e o transporte (retrocesso, play/pausa, avanço). Ah, sim, é compatível com os assistentes de voz mais usados.
Ainda há espaço para um slider horizontal que controla o volume mas que está longe de ser prático, pois exige várias pressões em vez de um suave deslizar do dedo.
Concluindo
Se o que procuramos é uma excelente qualidade de som, esta Sonos Move 2 está à altura dos ouvidos mais temperamentais e exigentes. Mas não passa no exame sem um ou dois defeitos, que apontei acima. A qualidade de construção é palpável e o design muito feliz, mas cujo acabamento na versão que me calhou, em preto, é um íman para dedadas e sujidade.
Por último, tenho que fazer uma pausa e respirar! O preço não é simpático e, por este valor, há que ser fã!
Preço:
Entre 449€ e 499€
Add comment