Com o constante aumento da complexidade dos processadores (CPU) mais recentes, tem-se vindo a ser necessário o desenvolvimento de sistemas de arrefecimento mais eficazes.
Se no campo dos dissipadores a ar temos assistido a uma evolução quase estagnada, no mundo do watercooling estão constantemente a serem lançadas novas soluções, que além de serem mais eficientes que as suas antecessoras, oferecem um maior número de funcionalidades.
ROG Strix LC III 360 ARGB LCD
É aqui que entra o novo ROG Strix LC III 360 ARGB LCD da Asus, um circuito de arrefecimento liquido, composto essencialmente por um sistema All-in-One (AIO) da Asetek, mas com as devidas personalizações e funcionalidades que o tornam numa solução única.
Este sistema é composto por um circuito fechado criado pela Asetek, sendo o elemento principal a bomba (Asetek Gen7 v2) integrada no bloco de água. Esta destaca-se por usar uma área de transferência térmica interna que está optimizada por um novo canal de turbulência do líquido do circuito.
Segundo a Asus e a própria Asetek, esta solução permite melhorar a capacidade de arrefecimento, numa relação de meio grau por cada 100W de energia. Também a localização e precisão dos sensores de temperatura foram melhorados, permitindo assim que o funcionamento da bomba responda mais rapidamente às necessidades de arrefecimento do sistema.
Elementos Asus ROG Strix
Este ROG Strix LC III 360 ARGB nunca poderia ter a chancela ROG Strix sem as devidas personalizações. Como tal, não é de estranhar encontrarmos um ecrã LCD IPS removível, que é aplicado por cima da bomba do circuito. Este LCD tem 2.1 polegadas de dimensão, uma resolução de 480×480 pixéis a 60 Hz.
Dependendo se deseja montar o radiador no topo da caixa ou no painel frontal ou lateral, tornou-se essencial permitir que a imagem reproduzida pelo ecrã LCD seja ajustável em termos de posicionamento, algo que pode ser configurado facilmente através do software Armoury Crate da Asus.
Através desse mesmo software é possível escolher o que desejamos ver reproduzido nesse ecrã, se uma imagem fixa ou uma animação, sendo ainda possível aplicar elementos informativos nesse mesmo ecrã, como a frequência do CPU, ou a sua temperatura (entre outros elementos).
Instalação simplificada ao máximo
Tal como qualquer outro sistema que utilize como base a plataforma da Asetek, este ROG Strix LC III 360 ARGB utiliza um sistema de encaixe universal, compatível com as principais plataformas do mercado, como os sistemas Intel LGA 1851, 1700, 1200 e 115x, bem como AMD AM4 e AM5.
Já o radiador aqui utilizado permite a instalação de três ventoinhas de 120 mm para arrefecimento do mesmo. Com 27 mm de espessura, gostámos do cuidado extra que a Asus teve ao incluir tampas de proteção das lâminas do radiador, tampas essas que têm que ser removidas aquando a sua instalação.
Já as ventoinhas fornecidas com este conjunto são as Asus ROG Strix AF-12S ARGB, ventoinhas de 120 mm com 25 mm de espessura, sendo estas capazes de trabalhar entre as 800 e 2200 RPM, garantindo assim um fluxo de ar de 70.38 CFM, e um ruído máximo de 36 dB.
Estas ventoinhas utilizam um sistema de iluminação ARGB personalizável pelo já referido software Armoury Crate, que por sua vez permite sincronizar os efeitos de iluminação RGB com outros elementos já existentes no seu PC, desde que os mesmos sejam compatíveis com a norma Aura Sync.
Benchmarks e Conclusão
Para testarmos este ROG Strix LC III 360 ARGB, utilizámos o hardware que tinhamos à nossa disposição no momento em que o recebemos para análise. Assim sendo, utilizámos a nossa já conhecida Asus TUF Gaming X870-Plus WiFi em conjunto com um AMD Ryzen 5 7600X.
É certo que este processador está longe de ser o modelo mais exigente da AMD, mas ainda assim, estamos perante um CPU de seis núcleos, capaz de trabalhar até 5452 MHz (5.3 GHz oficialmente), o que associado ao TDP de 105W, na realidade conseguimos exceder os 117W de energia gerada.
Utilizando o teste de CPU (todos os núcleos) do CineBench R23 em loop durante meia hora, foi possível obter as temperaturas do CPU tanto em idle (sem carga) como em load (carga total), tendo sido registada uma temperatura mínima de 31,3ºC e uma temperatura máxima de 81ºC.
Estes valores são perfeitamente normais para o hardware utilizado, sendo ligeiramente superior (entre 1ºC a 6ºC em Load) que outros circuitos de arrefecimento liquido que temos, e experimentámos como termo de comparação.
Não ficámos, no entanto, fãs das ventoinhas quando utilizadas à sua carga máxima, sendo o ruído gerado pelas mesmas (43 dB) ligeiramente superior ao valor anunciado (36 dB). Felizmente esta situação pode ser facilmente resolvida através das definições do software.
Preço
249,90€ (IVA incluído)
OBS: Este ROG Strix LC III 360 ARGB foi gentilmente cedida pela Asus Portugal
Add comment