A Canon Powershot V10 é a primeira câmara dedicada da Canon para vlogging com um único objectivo: facilitar a vida dos iniciantes neste mundo criativo de imagens em movimento e acompanhá-los no bolso para qualquer lugar e a qualquer hora. Contudo, enfrenta um temível adversário chamado telemóvel.

IMG 4241 Media

Design

A Canon Powershot V10 é tão pequena que cabe facilmente no bolso das calças com medidas de 63,4 x 90 x 34,3 mm. É um equipamento claramente pensado para não se dar por ele, pois é muito leve (211 g), tem um design compacto e sem arestas e todos os botões estão arrumados de forma lógica e funcional.

IMG 4244 Media

O ecrã LCD na parte traseira pode ser dobrado para fora e também pode ser usado como visor frontal quando se “vloga” em formato selfie (todo um mundo de estrangeirismos). Os controlos incluem botões padrão da Canon, como Power, Play, Transfer, Menu, Q/Set, Delete/Self-Timer e Info.

IMG 4240 Media

Muito bem inserido, está uma espécie de tripé que, desdobrado, ajuda a equilibrar a V10 numa mesa para podermos ser gravados à vontade, gesticulando que nem influencers.

Objectiva

IMG 4243 Media

Com um sensor CMOS empilhado de 20,1 MP e uma grande angular fixa, a Canon Powershot V10 oferece uma qualidade francamente boa tanto em vídeo quanto em fotos. A lente tem uma distância focal de 18 mm para fotos e 19 mm para vídeo, com uma abertura máxima de f2.8. Esta configuração permite gravação de vídeo 4K/30p e vídeos 1080/60p com foco automático em detecção de rosto.

E atenção, o som!

IMG 4249 Media

É bem verdade, e talvez seja o grande diferencial qualitativo para os smartphones topo de gama: dois microfones estéreo de grandes dimensões estão incorporados no topo do corpo para captar a nossa voz e o ruído ambiente com muita qualidade. E quando o tempo piora, nada melhor que lhe colocar os filtros de vento que vêm incluídos na caixa (entre outros acessórios).

Facilidade de uso

A Canon Powershot V10 foi projectada para ser fácil de usar, especialmente para gravar vídeos selfie. Com recursos básicos de fotografia e vídeo, como um botão grande de gravação na frente, a câmara é ideal para o que se determina por vlogging, ou seja, uma reportagem na primeira pessoa sobre qualquer assunto e em qualquer lugar.

IMG 4242 Media

Para ajudar o braço esticado, existe um estabilizador digital que funciona bem para manter as imagens estáveis.

Em termos de desempenho, a Canon Powershot V10 oferece cinco modos de vídeo, incluindo um modo de exposição manual para ajustes personalizados. Tem também 14 efeitos de filtro de cores para as atmosferas mais criativas, filtro automático de densidade neutra (ND) incorporado, função de disparo remoto, e modo de suavização de pele que sei muito importante para o/as vloggers.

Conectividade

A V10 oferece conectividade Bluetooth e Wi-Fi para transferência de ficheiros sem fios e streaming ao vivo para plataformas como YouTube e Facebook. No entanto, a configuração inicial da conectividade pode ser um pouco complicada e obriga à utilização da app Camera Connect da marca.

Para nos conectarmos ao smartphone, temos esse mesmo assistente (camera connect) que se liga automaticamente através de Bluetooth para utilizar a Canon V10 como webcam com um simples “plug and play” para ajudar a expandir o envolvimento. E atenção, podemos usá-la em ambiente de trabalho, ligando-a ao computador com a mesma App, deixando de lado as webcams que geralmente têm péssima qualidade de imagem e som.

Concluindo

Confesso que adorei esta mini câmara e usei-a bem mais tempo do que pensava antes de tirá-la da caixa. Há qualquer coisa de diferente em relação à utilização de um smartphone com milhentas objectivas e controlos. Pode ser uma questão orgânica, um voltar atrás quando era necessário ter uma câmara dedicada, não sei bem.

IMG 4245 Media

O que é certo é que gostei de todos os recantos da Canon Powershot V10 que é perfeita como câmara de vlogging dedicada. Embora não seja ideal para fotografia, é óptima para criar conteúdo de vídeo de qualidade com facilidade, pois é fácil e rapidamente entendida, bastando uns minutos de experiência para passarmos a ser “criadores de conteúdos”.

A portabilidade e funcionalidade indicam-na como uma escolha ideal para vloggers que estão sempre em movimento e desejam uma câmara compacta e confiável.

Fiquei fã, confesso (mesmo tendo perdido um dos filtros de vento…)

Captura de ecra 2024 02 10 122035

Preço Canon Powershot V10:

379€ (conteúdo da caixa: V10, cabo interface, correia de pulso, estojo em tecido, tampa para objectiva, manual e filtros de vento para os microfones) na Fnac, mas o preço normal ronda os 450€. É procurar bem.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *