Os portugueses gostam de café. Aliás, apreciam-no! E também gostam da Delta, uma marca omnipresente em todas as esquinas deste país. Em termos domésticos, a marca portuguesa tem sido um adversário complicado para a Nespresso e o seu espantoso marketing, o que só dignifica a casa do Sr. Rui.
Como também sou um apreciador de café, de chá e tisanas, procuro a melhor solução doméstica que me ofereça até mais do que procuro. Este é também o desígnio desta máquina compacta Delta Q Mini MilkQool que tem muito que se lhe diga: oferece não só uma bica bem tirada e cremosa como um cappucino, o glorioso galão e diversas tisanas.
Para tal basta encher os depósitos, colocar as cápsulas e pressionar botões.
Delta Q Mini MilkQool
O primeiro factor a sublinhar é o tamanho muito compacto desta solução. Tenho uma máquina tradicional com recipiente para leite, que deixei de usar porque é um processo complicado e demorado. Ah, e exige muita manutenção e limpeza imediata.
Sim, uma máquina de cápsulas não consegue superar uma máquina tradicional, mas ultrapassa-a em quase tudo, desde manutenção à facilidade de utilização. E nos dias de hoje, em que o tempo escassa, todos os segundos contam.
Basicamente, a Delta Q Mini MilkQool apresenta-se dividida de forma simples: corpo principal, dois recipientes e respectivas tampas, reservatório de cápsulas usadas mais bandeja amovível em altura para a chávena e já está.
Tudo montado, não chega aos 3,5 kg, o depósito leva 0,6 litros de água, “as entranhas” guardam até sete cápsulas vazias, e existe um muito útil sistema de auto-limpeza.
Operação básica
Liga-se para uma limpeza inicial, carregando no botão “tisana”, e depois é confiar na quantidade de água pré-definida de cada botão ou redefinir ao nosso gosto.
O mecanismo que prende a cápsula é muito estável e bem construído, garantindo à partida que esta unidade vai durar bastantes anos. Um único senão é o mecanismo que prende a bandeja amovível nas diversas alturas, pois não é o sistema mais fácil que encontrei.
Temos dois tipos de botões: tácteis no painel frontal, em que escolhemos a quantidade de café, tisana ou espuma de leite ou bebida vegetal. Uma roldana física na lateral em que escolhemos o tipo de bebida composta: galão, cappucino ou limpeza.
Existem acções que se conseguem pressionando dois botões simultaneamente, como o café médio (botão B) e café longo (botão C), para desligar a máquina imediatamente.
Operação avançada
Personalizar o tempo/água de cada café é fácil e, em princípio, só se utiliza uma vez: premir o botão A (café pequeno) durante 3 segundos, botões começam a piscar verde, insere-se cápsula, prime-se o botão A até à quantidade que desejamos definir e prime-se novamente o botão A para terminar a operação.
Os passos são os mesmos para as outras quantidades, B (café longo) e C (bebidas longas).
Para programar a quantidade de Galão (ou Latte como é mais “moderno”), selecciona-se o botão circular para a figura central e pressiona-se botão D no painel frontal.
Insere-se cápsula, prime-se botão D mais de 3 segundos para iniciar e novamente para parar e memorizar a quantidade.
Para cappucino seguem-se os mesmos passos, apenas rodando para a primeira posição o selector lateral.
Em operação
Já que estou a tratar as bebidas compostas, é necessário explicar que temos que aguardar algum tempo até que a máquina pré-aqueça, o que leva quase meio minuto.
Podemos encher o depósito de leite com uma bebida vegetal à nossa escolha, mas a enorme vantagem deste copo é ser de vidro o que nos permite guardar o líquido que sobrou no frigorífico e, deste modo, evitar que o leite (no caso) azede ao fim de umas horas.
Depois de tudo montado e enchido, saliento que ao escolhermos um Cappucino, é extraído primeiro a espuma do leite ou bebida vegetal e só depois o café. Para o galão é ao contrário, primeiro sai o café, só depois a espuma.
Podemos travar a operação em qualquer altura, principalmente se não personalizámos as medidas, o que é sempre positivo.
De salientar que retirar o depósito de leite do corpo da máquina não é uma tarefa muito simples: somos obrigados a fazer alguma força e ter cuidado para não exagerá-la ao tirar o conjunto.
Uma vez feito, podemos levantar a pequena tampa que tapa o mecanismo do pó e outros atritos, como também guardar, como já referi, o copo no frigorífico ou simplesmente lavá-lo. E sim, podemos usar a máquina de lavar.
Manutenção eficaz
Outra característica presente na Delta Q Mini MilkQool é a sua manutenção.
A limpeza do sistema de leite é aconselhada no final de cada utilização, mas todos sabemos que ninguém vai fazê-la a esse ritmo. Contudo, fica aqui a forma:
Encher depósito de leite com água potável, conectá-lo à máquina, seleccionar posição D que vai piscar a azul, e o processo de escoamento de água é iniciado e não pode ser parado até ao fim, que são 25 segundos. Depois sai vapor (cuidado com a aproximação da cara ou mão) durante mais 25 segundos até ao término da operação.
Podemos e devemos purgar a máquina para limpar o mecanismo de extracção de café, colocando uma chávena na bandeja e clicando mo botão C sem inserir qualquer cápsula.
E, finalmente, a descalcificação que deve ser feira após, aproximadamente, 300 extracções (ou três meses). A Delta Q vende um kit de descalcificação próprio para esta operação.
Conclusão
Vou ser muito conciso, directo e franco: gostei muito desta máquina, do seu tamanho, facilidade de utilização e resultados gerais.
Já apontei as dificuldades que encontrei (suporte em altura da bandeja e retirar o depósito de leite do mecanismo) e são apenas estes os pontos menos positivos de toda a experiência.
De resto, tudo muito prático, fácil, rápido. Não vou apontar que o café é melhor que outro, pois podemos escolher o que gostamos na oferta Delta, assim como tisanas, mas quero esclarecer que o resultado é encorpado, perfumado e, acima de tudo, cremoso como tanto gostamos.
Facultaram-me um blend Breakfast e um Intensity 15 e gostei francamente de ambos, principalmente quando misturei o blend tanto com leite como com bebida vegetal de aveia, a única que suporto.
O problema que encontrei na Delta Q Mini MilkQool é a dúvida entre optar por uma simples bica o um cappucino logo de manhã. É que gosto muito dos dois mas só estava habituado a pedir um Cappucino fora de casa devido a todo o trabalho que implica.
E confesso que passou a ser o meu “café da manhã”.
Preço Delta Q Mini MilkQool
A Delta Q Mini MilkQool está à venda por 99€, nesta cor preta, e por tudo o que demonstrou durante esta quinzena, vale bem este valor.
Add comment