O novo Dynabook Satellite Pro L50-G tem predicados muito interessantes e que podem valer o investimento para quem procura, afinal, um “Toshiba” com características topo de gama mas com um ar bastante discreto.

Em primeiro lugar, e logo a abrir, o Pro L50-G está equipado com o processador Comet Lake Core i7-10710U, o primeiro processador de seis núcleos de 15W que a Intel introduziu. É extremamente interessante ver se o Satellite Pro L50-G tem uma solução de arrefecimento suficiente para lidar com ele e ficar suficientemente silencioso, para que não seja intrusivo e incomodativo, pois estamos a falar de muito poder.

Análise Dynabook Satellite Pro L50-G
Belo efeito 3d

Construção

O Pro L50-G  apresenta-se num chassis todo em plástico muito duro e resistente, a tampa tem um novo design com umas linhas em relevo, e mesmo assim, com um formato de 15:6 e teclado completo, não é muito pesado: chega aos 1,70 kg com uma espessura de 19,9 mm.

Está muito equilibrado e conseguimos subir a tampa apenas com uma mão, o que demonstra algum esforço da marca, mas atenção que ela é demasiado flexível, uma norma que temos vindo a perceber em muitos dos novos portáteis.

Já a base é sólida, muito forte e estável, o que vai garantir uma utilização confortável sobre qualquer mesa ou até colo.

Agora, o teclado – no lado de baixo, falta-lhe uma retroiluminação e as teclas de seta “Para cima” e “Para baixo” são metade do tamanho do resto, o que para alguns utilizadores podem obrigar a alguma aprendizagem. No entanto, é bastante confortável com bom espaço entre as teclas, que são grandes, e para quem gosta, um NumberPad de tamanho completo.

20211026 172738

Conectividade

Neste campo, é difícil pedir mais ao Pro L50-G, pois preenche todos os requisitos que precisamos num portátil moderno e eficaz. Reparem:

No lado esquerdo, encontra-se a ficha de alimentação, uma RJ-45, a porta HDMI, mais duas portas USB Type-A 3.1 (Gen. 1), uma porta USB Type-C 3.1 (Gen. 1) e uma tomada de áudio. No lado oposto temos mais uma porta USB Type-A 3.1 (Gen. 1) e um leitor de cartões SD.

Qualidade de imagem

O Dynabook Satellite Pro L50-G apresenta um ecrã IPS Full HD 15.6″ (39,62 cm) com resolução – 1920 х 1080p. A relação do ecrã é de 16:9, a densidade de pixels – 142 ppi. Tem qualidade q.b. para se poder trabalhar qualquer tipo de conteúdo e comporta-se bem no exterior, dependendo do ângulo de visão. A retroiluminação não tem cintilação e só fraqueja na cobertura de cor com uns modestos 54% em sRGB.

Análise Dynabook Satellite Pro L50-G

O Dynabook Satellite Pro L50-G é um maquinão

O seu aspecto exterior esconde bem o “motor” que lhe está dentro. Podemos mesmo falar de um lobo em pele de cordeiro, pois para além da aposta no mais recente Intel i7-10710U, oferece 16 GB de RAM DDR4 a 2666 MHz, um disco SSD NVMe M.2 PCIe 512 GB e uma gráfica suficiente para muita coisa, a nVIDIA GeForce MX250. A autonomia anda pelas oito horas o que, convenhamos, não é nada mau.

Análise Dynabook Satellite Pro L50-G

São estas características técnicas que dão nas vistas e que depois nos facilitam o trabalho. Não se pode pedir muito mais num portátil novo (ok, mais disco não era mau), mas todo o conjunto é de uma extrema rapidez e, até agora, fiabilidade, pois a “nova” marca tem conseguido crescer junto do mercado mais atento e corporativo.

Análise Dynabook Portegé X30L

Com este modelo, pisca o olho ao consumidor que quer uma máquina capaz de realizar todas as operações sem pestanejar. E este Satellite Pro L50-G consegue-o sem qualquer esforço.

Análise Dynabook Satellite Pro L50-G

Pena o design não ser mais afoito, quanto a mim, e a inclusão de um teclado alfanumérico também é coisa de que fujo. Os espaços laterais poderiam ser preenchidos por duas boas colunas, já que o som debitado é o normal neste tipo de chassis e não aquece nem arrefece.

Para as telechamadas, a webcam FHD faz o trabalho e os dois microfones captam bem a voz, mas nada de muito especial. Tem câmara de infra vermelhos para detecção do rosto e é compatível com Windows Hello.

A segurança é a palavra de ordem na marca e este modelo conta com palavra-chave de utilizador,
palavra-chave de supervisor, palavra-chave de disco rígido a pedido, ranhura para o Secure Cable Lock e leitor de Impressões Digitais.

Análise Dynabook Satellite Pro L50-G

Conclusão

Podemos, à priori, pensar que o preço é elevado para este Dynabook, mas se tivermos em conta toda a suíte de segurança, reforçada pela impressão digital ou leitura da íris, para além de um portentoso e fogoso i7 última geração bem acompanhado pela RAM, disco e gráfica, percebemos que estamos a lidar com um topo de gama.

Ok, não se entende porque o teclado não tem retroiluminação, indesculpável para este cenário, e o chassis poderia ser de alumínio ou isto ou aquilo em vez de plástico. Mas a Dynabook já nos habituou a preços um pouco acima da concorrência, pois o target não é o mesmo de quem vai à worten, por exemplo, tentar encontrar a pechincha no meio do oceano.

Análise Dynabook Tecra A40 G112

A ex-tosh continua a sua demanda com os mesmos nomes que lhe fizeram a fama e a fortuna e o caminho está 90% certo. No caso do Dynabook Satellite Pro L50-G, os que mencionei (e uma versão sem aquela parte direita que não interessa a ninguém, a não ser aos contabilistas e matemáticos).

4 estrelas em 5 não é nada mau, a meu ver.

20211026 172654

Preço

1.229€

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *