
Os Huawei FreeBuds Pro 4 é o primeiro dispositivo True Wireless Stereo (TWS) da gama topo de linha HUAWEI SOUND.
A Huawei sabe que os seus produtos continuam a ser de excelência e, continuando a marcar e reforçar uma forte posição no mercado interno, apontam outras baterias ao nosso cantinho, nas quais sobressaem os smartwatches e os auriculares, ou seja, tudo o que pode viver sem a suíte Google.
Ademais, os novíssimos Huawei FreeBuds Pro 4 prometem um salto qualitativo na qualidade áudio, no cancelamento de ruído e na experiência de utilização. Vamos a eles!
Um unboxing fora de série

Se nos restaurantes, os olhos são os primeiros “a comer”, na tecnologia o princípio mantém-se. Todo o desembrulhar dos novos auriculares da Huawei é uma excelente experiência que nos alerta positivamente todos os sentidos.
A caixa (dupla) é deveras elegante, com um acabamento preto mate minimalista e letras em dourado, e grande quanto baste. Na parte traseira, encontramos algumas das principais características dos FreeBuds Pro 4: drivers duplos, cancelamento de ruído dinâmico inteligente (ANC) e suporte para áudio de alta resolução.

No interior da mesma, a Huawei incluiu tudo o que é necessário para uma experiência completa: os auriculares dentro do estojo de carregamento, sete pares de pontas auriculares (quatro tamanhos em silicone: XS, S, L e M (que vêm instalados) e três em espuma viscoelástica: S, M, L), um curto cabo de carregamento USB-C, um guia rápido e o cartão de garantia.
O cuidado com a organização e a variedade de pontas auriculares mostram uma atenção ao detalhe que nem sempre encontramos neste segmento e que me fizeram lembrar os bons velhos tempos em que a Sony “perdia” tempo no mercado português e nos trazia experiências gratificantes com os seus XM.
Huawei FreeBuds Pro 4: design e construção

Os FreeBuds Pro 4 mantêm o formato compacto e as hastes rectangulares da geração anterior, mas tudo está mais refinado, ainda mais topo de gama. Um dos detalhes mais interessantes é o padrão gravado a laser nas hastes, inspirado em instrumentos de corda, que lhes dá um toque subtil de sofisticação.
Disponíveis em três cores (Preto, Branco e Verde), os auriculares têm um estojo de carregamento que segue a mesma tonalidade. A versão verde, que me calhou para análise gentilmente cedida pela marca, destaca-se pelo seu tom suave que lhe conferindo um aspecto moderno sem ser demasiado chamativo. Pelo contrário, é muito elegante mesmo com os “remates” a dourado, acabamento de que geralmente desgosto.

Um dos pontos positivos do design é a inclusão de pontas de silicone e espuma viscoelástica. As de espuma moldam-se ao ouvido, proporcionando um melhor isolamento, enquanto as de silicone oferecem um encaixe mais clássico. A escolha fica ao critério do utilizador, algo que nem todas as marcas oferecem.
O estojo de carregamento mantém o formato arredondado, semelhante a um pequeno seixo, tornando-o fácil de transportar.
Especificações técnicas: um salto em áudio e ANC

Os FreeBuds Pro 4 vêm equipados com um sistema de drivers duplos: um driver dinâmico de 11 mm e um driver planar. Esta combinação oferece uma maior definição e uma resposta de frequência mais ampla, variando entre 14 Hz e 48 kHz.
O cancelamento de ruído activo (ANC) foi reforçado, sendo 30% mais eficaz do que no modelo anterior (FreeBuds Pro 3). A HUAWEI inclui múltiplos microfones, incluindo um de condução óssea reversa, garantindo uma captação de voz clara em ambientes ruidosos, como vento forte (até 10 m/s) ou locais com ruído ambiente elevado (até 100 dB). E, garanto-vos, funciona muito bem, pois a minha voz é perfeitamente entendida pelo outro lado assim como o contrário também acontece.
Em termos de conectividade, suportam Bluetooth 5.2 e codecs LDAC e L2HC, mas não AptX, o que pode ser um factor a considerar para utilizadores de dispositivos que dependem deste codec.
A certificação IP54 garante resistência ao pó e salpicos de água, tornando-os ideais para utilização diária, mesmo em condições menos favoráveis.
Conforto e qualidade sonora em destaque

O emparelhamento inicial é muito fácil: ao abrir o estojo, o smartphone reconheceu os auriculares de imediato. Para conectar a um segundo dispositivo, basta pressionar um pequeno botão lateral. E já está!
Em termos de conforto, os FreeBuds Pro 4 destacam-se pelo peso reduzido e encaixe ergonómico. Mesmo após algumas horas de utilização, mantêm-se confortáveis e bem fixos nos ouvidos. Em movimento, seja a caminhar ou talvez numa pequena corrida (para quem a faz), as pontas de espuma mostraram-se mais eficazes na estabilidade. Sou um fã confesso deste tipo de material desde que o usei pela primeira vez, daí até ter comprado unidades avulso de uma marca exclusiva para substituir os silicones que vêm nas caixas dos auriculares.
A qualidade das chamadas impressiona

Os HUAWEI FreeBuds Pro 4 estão equipados com um sofisticado algoritmo de Inteligência Artificial (IA) que filtra a voz do utilizador e assegura chamadas nítidas.
E como já referi acima, a qualidade das chamadas é dos pormenores que mais me seduziram nestes Huawei. Em diferentes cenários, incluindo Av. da Liberdade com ruído e vento, e até nos corredores do Metro, quem conversava comigo reportou uma notável clareza de voz, sem interferências de fundo e ou o sibilante e incomodativo ruído do vento.
Existe ainda um modo de percepção ambiental, que permite ouvir os sons exteriores, útil para atravessar ruas ou manter uma conversa sem remover os auriculares. O ANC adaptativo revelou-se eficiente
Qualidade de som
Como qualquer auricular in-ear, os FreeBuds Pro 4 não conseguem igualar a imersão de uns auscultadores tradicionais, mas dentro do segmento, conseguem espreitar o topo da pirâmide.
Para esta análise, socorri-mo das sempre complexas e difíceis atmosferas de Keinseier, no “album” que me acompanha quase diariamente intitulado “Particles“. Muitas pessoas a quem o apresento exclamam “mas isto não é música, é ruído” e eu até percebo. Mas, para ouvidos que já passaram por tanto, este ruído é-me pacificador, acalma-me e concentra-me, sendo especialmente perfeito para se ouvir com excelentes auscultadores. Não é tarefa fácil para auriculares, daí que façam parte da minha lista para testar as qualidades do que coloco nos ouvidos.
Passei depois para a voz sublime da Elizabeth Frasier no projecto Sun´s Signature, um um muito enrolado, misturado, cheio de efeitos que prolongam as notas e nuances. É também um osso duro de roer para auriculares.
Numa toada mais pop, revisitei o excelente Thomas Feiner and Anywhen, “Opiates”, remisturado pela SamadhiSound num relançamento que não chegou ao conhecimento de muita gente. É pena, pois é uma obra-prima.
A Huawei conseguiu equilibrar bem a assinatura sonora dos FreeBuds Pro 4. Os graves são profundos sem exageros, os médios mantêm-se equilibrados e os agudos são bem definidos sem se tornarem estridentes. E para quem gosta de personalizar o som, a app HUAWEI AI Life disponibiliza um equalizador ajustável que refina as percentagens ao nosso gosto.
Controlos: um ponto positivo… com um senão

A interacção faz-se através de gestos: deslizar para ajustar o volume e apertar as hastes para alternar faixas e modos de ANC. Embora intuitivo, o gesto de pressionar pode ser frustrante para alguns utilizadores, já que requer alguma precisão, mesmo que exista uma muito subtil variação na textura desses milímetros.
Uma funcionalidade curiosa é o controlo por movimento da cabeça. É possível atender chamadas com um simples aceno e recusá-las abanando a cabeça. Mas, confesso, abanei a cabeça algumas vezes sem sucesso. Talvez não fizesse o movimento com a amplitude necessária ou talvez o sistema não esteja ainda 100% integrado. O que é certo é que depressa o abandonei.
Autonomia e carregamento

Cada auricular tem uma bateria de 55 mAh, enquanto o estojo oferece 510 mAh. Com ANC activado, a autonomia ronda as 4 horas e meia, podendo atingir 6 horas e meia com ANC desligado.
O estojo permite um total de até 33 horas, desde que se utilize um volume moderado e sem cancelamento de ruído. Mas, confesso, não cheguei a esse ponto. Tenho a mania de nunca deixar esvaziar as baterias por completo.
O carregamento pode ser feito via USB-C ou carregamento sem fios Qi, sendo possível obter carga completa em cerca de 40 minutos.
Concluindo

Os Huawei FreeBuds Pro 4 são um refinamento bem conseguido da linha FreeBuds. Oferecem uma muito boa qualidade sonora, um ANC mais eficiente e um design confortável e elegante. No entanto, não são uma revolução em relação ao modelo anterior, antes um melhoramento em todas as áreas, o que também era expectável ao final de mais de um ano.
Gostei acima de tudo do comportamento geral e da qualidade das chamadas, algo que, confesso, nunca me seduziu como utilizador. Mas dei por mim a usá-la mais do que pensaria possível nestas semanas de análise.
Pelo preço proposto, conseguem até estar ao nível de alguns modelos mais onerosos, o que só lhes fica bem. E já nem falo dos cupões de desconto ou até das ofertas que a marca vai oferecendo. É a forma correcta de estar no mercado, principalmente quando luta contra uma tomada de posição política que afectou tudo e todos.
É uma boa compra, vão sem medo. E escolham os verdes, são, quanto a mim, os mais bonitos.
Preço Huawei FreeBuds Pro 4
199€ (com ofertas e descontos no site oficial)

Add comment