Embora actualmente estejamos todos à espera da chegada dos primeiros SSD PCI-Express (PCIe) 5.0, na realidade modelos como este Kioxia Exceria Pro Gen4 continuam a dominar as atenções, e as vendas, já que esta é a interface que praticamente todos os computadores minimamente recentes utilizam.
Kioxia? O que é isso?
Para mim, a Kioxia é já uma “velha” conhecida, mas compreendo que seja um nome recente, e até mesmo estranho, para muitos dos nossos leitores. Na realidade a Kioxia é, nada mais, que a Toshiba Memory, que decidiu alterar o seu nome para Kioxia em Outubro de 2019.
Para os mais antigos, recordo que a Toshiba Memory foi quem tinha comprado, em 2014, a divisão de armazenamento da extinta OCZ, que tinha, na altura, dos controladores mais rápidos do mercado. Actualmente a Kioxia fabrica os seus próprios produtos, bem como todos os chips de memória flash para marcas como a Western Digital.
Exceria Pro NVMe Gen4
A família Exceria é o nome dado a todas as soluções SSD para computadores pessoais, desde soluções de entrada, como os clássicos SSD SATA, que ainda se produzem e se vendem, passando por várias gamas de módulos M.2 SSD PCIe.
A gama Exceria Pro, como o nome indica, é a gama de topo da Kioxia, sendo esta disponibilizada com duas capacidades, com 1 TB e 2 TB, sendo esta última o modelo que a Kioxia nos enviou para teste.
Este módulo destaca-se por utilizar um controlador Toshiba TC58NC1210GSE, que é no fundo um Phison E18, o mais popular controlador PCIe 4.0 do mercado.
Este encontra-se acompanhado de um chip de memória DRAM de 2 GB para cache da Sul Coreana SK Hynix, e quatro chips de memória flash NAND de tecnologia BiCS Flash 3D, com estrutura de célula interna empilhada verticalmente.
Elevado desempenho
Segundo a Kioxia, este módulo é capaz de oferecer até 7300 MB/s de velocidade de leitura sequencial e até 6400 MB/s de velocidade de escrita.
Utilizando o software CrystalDiskMark 8.0.5, com este módulo instalado numa motherboard Asus TUF Gaming X870-Plus, foi possível conferir o elevado desempenho deste módulo, tendo sido registada uma velocidade de 7360 MB/s de leitura e 6022 MB/s de escrita, ambos de forma sequêncial.
Igualmente impressionante é o trabalho desempenhado pela memória cache, que consegue que, em situações de transferência de grandes quantidades de dados, se tenha registado um esgotar da mesma.
Ou seja, a elevada velocidade de escrita deste SSD manteve-se quase inalterada durante bastante tempo, tendo sido necessário ultrapassar a marca dos 200 GB de dados escritos para se esgotar a cache, o que levou a que essa mesma velocidade baixasse para os 1200 MB/s.
Elevada robustez
Um SSD deste tipo de desempenho exige, por norma, a utilização de um dissipador de calor. Felizmente esse tipo de solução já faz parte de praticamente todas as motherboards de gama média, inclusive algumas de entrada de gama.
A utilização de um dissipador para um SSD deste tipo é essencial para garantir que o mesmo não active os sistemas de protecção térmica, que reduzem significativamente o desempenho para evitar o sobreaquecimento.
No caso deste Exceria Pro, uma vez que a motherboard utilizada para o teste tinha dissipador, decidimos testar com esse mesmo dissipador, e nunca registámos valores preocupantes de temperatura. Nunca se superou os 65ºC.
Igualmente relevante para um SSD de topo é a sua resistência, com a Kioxia a anunciar um TBW (Total de Bytes Escritos) de 800 TB, e um MTTF (Tempo Médio entre Falhas) de 1,5 milhões de horas, valores estes dentro do normal para SSD topo de gama.
Conclusão
É este SSD uma boa escolha para si? Claro que sim. Para quem procura um SSD PCIe 4.0 de alto desempenho, com esta capacidade, dificilmente encontrará um SSD tão apelativo.
Poderá encontrar nos mais populares Western Digital SN850X, Samsung 990 Pro ou Kingston Fury boas alternativas, mas estes não são tão acessíveis quando este Kioxia.
Com um PVP actual de 179,90 euros na PCDiga, recomendo que esteja atento a possíveis campanhas, pois já encontrei este SSD à venda a uns meros 149,90€.
O mais impressionante disto tudo é que este SSD, quando foi lançado no mercado, custava 340 euros, o que demonstra bem o quanto esta tecnologia tem evoluído, para se democratizar no mercado.
Preço
179,90€ (IVA incluído)
OBS: Este módulo SSD foi gentilmente cedida pela Kioxia Europe
Add comment