Como já há dois anos tenho vindo a apontar, a média gama é o campo da grande batalha entre marcas, antigas e recentes. E o OPPO Reno 4 vem mostrar porquê.

A Oppo pode ser desconhecida em Portugal mas está a trabalhar afincadamente para deixar de sê-lo, mesmo que a representação seja ibérica e não tenha responsáveis directos em Portugal.

Análise Oppo Reno 4 5G - Xá das 5
Bom ecrã e punch hole

Quem é a Oppo?

É uma marca nascida em 2001 e que produz um imenso número de produtos tecnológicos, sendo os smartphones apenas mais um.

Tem tecnologia, design e know how para poder brilhar muito rapidamente, e já está presente em mais de 30 países.

Bom, apresentação feita, pois é também a minha primeira análise à marca, vamos então descobrir este Oppo Reno 4 que faz parte de uma gama que tem mais dois modelos, um deles Pro cujas grandes diferenças são a Ram/Rom e o ecrã arredondado.

Talvez por isso, prefiro este Reno 4 ao seu irmão mais caro, pois o processador é o mesmo (Snapdragon 765g) e as 8GB de Ram mais 128GB de Rom chegam e sobejam para 90% dos utilizadores. E são estes o alvo da Oppo.

Um corpo fino e um design apelativo

Calhou-me em sorte a versão azul (Galactic Blue) que tem um efeito visual fantástico e que consegue esconder das dedadas de melhor forma que a versão em cinzento escuro.

É realmente muito elegante e moderno e vai ser um sucesso.

Há aqui elementos de várias marcas: a dupla câmara frontal sugere os Galaxy S10, a transparência nas câmaras principais leva-nos aos  novos Apple, e tudo resulta bem.

A Oppo foi feliz nesta política a quem não se pode apontar o dedo, pois hoje todos imitam todos.

Análise Oppo Reno 4 5G - Xá das 5
65 Whhhatttt?

Carregador de 65 W

São raros nos topo de gama e nunca imaginei ver um carregador com esta potência num média gama, mas cá está, a fotografia não engana, o tamanho também não e é apenas fantástico!

Passei a usá-lo, nestes dias de análise, também no computador portátil que tem uma porta compatível USB-C e é quase mágico ver a percentagem a subir com esta rapidez.

Este carregador SuperVOOC 2.0 passa a ser uma razão para optar pelo Reno 4, só por ele, e envergonha todas as marcas que estão a optar por “salvar o mundo” ao excluir este elemento da caixa. Devem até ser vergonha quando viram este.

Para ficarem com uma ideia, a bateria de 4020 mAh do Reno 4 é totalmente recarregada em meia hora.

Análise Oppo Reno 4 5G - Xá das 5
Câmaras pouco salientes

O que parece igual a tantos média gama

Podem ler na análise ao LG Velvet, que a maior parte dos fabricantes escolheram o processador Snapdragon 765G para equipar os seus melhores média gama.

Há várias razões, uma delas ser mais barato que o 865, mas o chip 5G integrado é o grande chamariz desta solução.

Os ecrãs, um pouco maiores ou menores, são 2400x1080p, mais que suficientes para uma excelente qualidade de imagem mesmo sob o sol português.

Neste caso, a Oppo optou por um ecrã com 6,4” e protecção Gorilla Glass, totalmente plano e com dupla câmara frontal em estilo punch hole colocada no topo esquerdo.

Análise Oppo Reno 4 5G - Xá das 5
3 câmaras principais

Câmaras

O conjunto principal tem um set de três câmaras com 48MP + 8MP UltraWide + 2MP TOF.

A frontal é ousada e tem excelentes predicados: 32MP a f/2.4 com uma segunda unidade de 2MP com f/2.4.

Os resultados são entre o mediano e o bastante bom. O mediano são as chapas tradicionais ao meio ambiente, mesmo que com 3 níveis de zoom pré-programados e que conseguem algum brilharete quando há boa luz.

Análise Oppo Reno 4 5G - Xá das 5
Dupla câmara frontal

Mas é no modo nocturno que ficamos mais entusiasmados, mesmo que esteja longe dos atributos encontrados nos Samsung, Apple e Huawei topo de gama. Também custa metade do preço, ao fim e ao cabo.

Filma em 4K e tem dois modos de estabilização que realmente funcionam e encantam, sendo este o principal atributo técnico do conjunto, principalmente se fizermos vLogging usando as câmaras frontais.

Análise Oppo Reno 4 5G - Xá das 5

O sistema operativo

Com bloqueio facial e impressão digital no ecrã, o Reno 4 começa a parecer um topo de gama, mas a unidade ainda está parada no Android 10 e na versão ColorOS 7.2 que, felizmente, não vem carregada de apps que não interessam e é fluida e rápida. Pena que o ecrã só tenha os 60Hz de refresh rate, pois merecíamos 90 para que tudo ainda fosse mais rápido e suave.

O 5G é bom para efeitos de marketing, mas pouco posso falar dele.

Oppo Relax

O que mais me encantou neste Oppo foi a já famosa aplicação Oppo Relax. Como foi a primeira vez que tive um Oppo na mão, atirei-me de pés e cabeça para perceber o hype à volta do assunto.

Análise Oppo Reno 4 5G - Xá das 5
Oppo Relax

E não fiquei desiludido: a Oppo Relax tem um conjunto de aplicativos que nos ajudam a relaxar. A respiração (inspire, expire), a Música (seis opções, do templo ao raio de luz solar) e os Sons ambientes com 13 ambiências, quatro delas ruído (branco, rosa, cinzento e violeta) que nos ajuda a adormecer).

Todas estas acções são acompanhadas por excelentes vídeos com imagens contemplativas, desde nuvens à rebentação das ondas. É simplesmente top, principalmente para pessoas como eu que não adormecem com silêncio.

Pena a falta de uma segunda para a estereofonia que deveria ser incluída só devido a este relax.

Análise Oppo Reno 4 5G - Xá das 5
Conjunto de acessórios na caixa

Acessórios à séria

Numa época em que, depois da Apple, outras marcas vão vender smarthones sem o básico carregador e cabo, o que é bom para elas mas péssimo para quem compra, é na gama média que continuamos a ser brindados com o que, afinal, sempre foi a norma.

A Oppo oferece na caixa um super carregador ultra mega híper rápido de 65 W (extraordinário principalmente nesta gama), cabo, auriculares e uma capa de silicone transparente.
Parabéns!

Análise Oppo Reno 4 5G - Xá das 5
Um bom média alta gama

Concluindo

Por 500€ (já baixou uns euros desde o lançamento), o Oppo deveria oferecer um ecrã de 90Hz e carregamento por indução, para além de manter a entrada 3,5mm.

Com esta câmara frontal e entrada para um microfone lavalier, podia ser perfeito para vLogging, pois a entrada USB-C serve para alimentar, por exemplo, um pequeno projector de luz LED.

Ler o que aconteceu no Oppo Inno Day 2020

Mas perdoo estes pequenos deslizes porque em troca tenho alguma paz de espírito graças ao fabuloso Oppo Relax, uma construção sólida, um design conseguido e um conjunto francamente bem pensado e realizado.

Depois não há como deixar de pensar no super carregador que vem no pacote. E só isso tem o seu preço que é alto noutras marcas… como acessório.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *