Este monitor designa-se por Philips EVNIA 49M2C8900 e nunca mais o vou esquecer. Sim, fiquei tão abismado que posso afirmar que nunca tive um monitor tão bom pousado na minha secretária. Mas, como em tudo, e por muito bom que seja, tem um enorme defeito. Se querem saber qual é, vão ter que ler até ao fim.

Como cartão de visita rápido, conta com um ecrã curvo SuperWide OLED QD de formato 32:9 (124,3 cm) e resolução 5120 x 1440 (Dual QHD) a 240 Hz. Só por isto, promete, certo?
Vou começar já pelas resoluções ideais:
- HDMI 2.1: 5120 x 1440 @ 240 Hz
- DisplayPort: 5120 x 1440 @ 240 Hz
- USB-C: 5120 x 1440 @ 240 Hz
E muita atenção: a taxa de actualização completa está disponível independentemente da ligação, o que é, a todos os níveis, fantástico.
O Philips Evnia 49M2C8900 possui certificação Freesync Premium e também suporta G-Sync, com uma janela de sincronização adaptativa que abrange 48-240 Hz via FreeSync e 50-240 Hz via G-Sync, em todas as entradas.
As consolas também podem ser ligadas, funcionando a 1440p/120 Hz. E o Evnia 49M2C8900 permite ajustar a luminosidade no modo sRGB.

Philips Evnia 49M2C8900: elegante, funcional e repleto de recursos
O Philips Evnia 49M2C8900 está, esteticamente, muito bem conseguido, de cor clara e com tratamento especial na pesada base, é um enorme e ultrawide que faz toda a gente exclamar um WOW assim que o vê. E, como cereja no topo do bolo, está equipado com a tecnologia AmbiGlow (a mesma que equipa os bons televisores da marca) que o demarca ainda mais da concorrência.
Este é um monitor apontado para gaming, preparado para qualquer jogo e demanda, pois é eficiente, extraordinariamente rápido e tem uma qualidade de imagem incomum. É também óptimo para edição vídeo, pois os tons e as cores são ultra-realistas, e até para trabalhos áudio porque, pasmem, tem colunas de som que não envergonham, muito pelo contrário.
Por onde começar? Bem, a resposta é incrivelmente boa com uma taxa de actualização de 240 Hz, nenhum desfoque de movimento perceptível, latência super baixa e transições de cinzento a cinzento que podem ser medidas em meros milissegundos.
A qualidade de imagem apresenta um negro absoluto com realces extremamente luminosos, precisão de cor excepcional, cobertura de gama extensa, ângulos de visão impressionantes e desempenho HDR notável.

Super Conectividade
Um “monstro” destes é o coração de qualquer sistema, portanto, terá que assumir ser um polo de conectividade. Felizmente, a Philips não poupou esforços e equipou-o com:
2 entradas HDMI 2.1, DisplayPort 1.4 e DP através de USB-C (lidam com ligações de monitor para PCs, portáteis e consolas), uma saída de áudio de 3,5 mm e um hub USB 3.2 Gen1 de quatro portas que possui 4 portas USB-A downstream (incluindo duas portas de carregamento rápido).
Curiosamente, dispõe ainda de um comando à distância que se revelou bem mais prático do que pensei quando o tirei do plástico. Contudo, um pequeno conselho: apontem-no com bastante precisão para a parte inferior do monitor para obter uma resposta consistente, pois se apontarem para o centro ou topo do mesmo, o “click” não se dá. De qualquer forma, é mil vezes preferível usá-lo ao invés do mal colocado joystick na parte posterior do monitor.

Som e imagem
O conjunto de colunas de 30 W (quad 7,5 W) dispõe de bom um palco sonoro e verdadeira noção estéreo, algo raro em monitores, graças ao espaçamento extra largo que condiz com a largura deste imenso ecrã. São dois woofers de 7,5 W e dois tweeters de 7,5 W para bons graves, médios redondos e agudos cristalinos.

A tecnologia AmbiGlow do 49M2C8900 proporciona uma retro-iluminação fantástica, principalmente no modo “seguir vídeo” que demonstra ser super brilhante, preciso e responsivo. Todos os pequenos leds luminosos encrostados ao longo do painel traseiro respondem com precisão e rapidez ao conteúdo nas extremidades do monitor, estendendo as cores por trás para a parede. Mas atenção: convém colocá-lo o mais próximo possível dessa mesma parede para obter os melhores resultados. E, claro está, diminuir a luz ambiente, para facilitar toda a operação. Mas garanto que colocar este monitor próximo da parede não é tão fácil como parece devido à distância entre o monitor e o próprio braço que o sustenta e daí para a dita parede.

O suporte
Para conseguir suster o peso deste imenso monitor, há que ter uma base bem pensada e desenhada e, para minha satisfação e descanso, o suporte é sólido e oferece um prático ajuste ergonómico. Podemos inclinar o monitor -5/+15 graus, rodar +/- 20 graus e ajustar a altura em 120 mm.

São ajustes suficientes para um monitor deste tamanho, mas na prática, consegui levantar e inclinar o monitor o suficiente para ver por baixo quando liguei todos os cabos. Isto é muito importante para um monitor tão largo, acreditem!

Philips Evnia 49M2C8900: concluindo
Antes que comece a desbobinar a conclusão, tenho que fazer a ressalva normal quando se trata de um monitor extra largo: atenção que este tipo de ecrã tem um formato que, na maior parte das vezes (por exemplo ao abrir a janela do youtube para preenchê-lo), cria duas barras negras nas extremidades, pois o formato assim obriga.
Este tipo de ecrãs é ideal para quem usa dois ou mesmo três pequenos ecrãs e quer juntar tudo num para ter uma praticabilidade excelente. Ficam, assim, avisados.

O Philips Evnia 49M2C8900 é um dos melhores monitores que já tive o prazer de analisar. E não digo que é o melhor, porque houve outro Philips que me ficou no goto, e esse com o formato mais tradicional.
A qualidade de imagem OLED é incrível, com pretos perfeitos, cores vibrantes e ângulos de visão impressionantes.
O desempenho é perfeito para quem precisa de super velocidade e ausência de lag, com uma taxa de actualização super suave de 240 Hz, sem fantasmas, o que é ideal para utilizações mais exigentes.
A conectividade é abrangente, permitindo ligações de PCs, portáteis e consolas. Adorei ter o hub USB integrado e usei frequentemente o hub KVM ao alternar entre o desktop e o portátil.

Depois há o toque perfeito através da iluminação AmbiGlow e não quero, de todo, esquecer de apontar o som alto e vigoroso, cheio de presença, emitido pelas colunas deste elegante monitor.
Mas, como comecei o texto, chega a hora de explicar o defeito deste Philips Evnia 49M2C8900: é que não é meu! E, pelo preço que tem, algo me diz que nunca será. Não é que seja absurdo, longe disso, até considero que é muito honesto para tudo o que oferece.

Se procuram o melhor monitor ultrawide do mercado para jogos e produtividade, o Philips Evnia 49M2C8900 é, sem sombra de qualquer dúvida, a escolha acertada. É um monitor impressionante que vai ficar na secretária por muitos e bons anos, o que faz dele um bom investimento. Mas, antes de ir à loja, façam contas ao tamanho da secretária e ao espaço que ele exige.
Preço
É procurar bem, pois o intervalo de preços vai dos 1,279.00€ aos 1,529,00€.










