Pois que me chegou o “pequerrucho” rato de viagem Logitech MX Anywhere 3 para análise e numa cor que lhe assenta bem, o sempre clássico preto (mas por acaso, em branco também é catita).

A questão principal é saber se a marca optou por oferecer a este “mini” as funcionalidades da sua gama MX que está considerada como uma das melhores do mercado e a todos os níveis. E não sem razão.

Análise rato Logitech MX Anywhere 3
Análise rato Logitech MX Anywhere 3

Análise Logitech MX Anywhere 3

O sinal mais óbvio que mostra o ar de família é, sem dúvida, a presença da roda central em aço inoxidável. Quem já experimentou uma, não a esquece e pelas melhores razões. Esta roda tem electroímanes que permitem deslizar sem problemas passo a passo, com o click a que nos habituámos desde sempre, ou em “roda livre” com uma velocidade assinalável que voa em documentos longos.

Esta roda tem mais funções, como deslocar as páginas em formato horizontal, isto numa combinação com um dos botões de atalho (para trás e frente passa para a esquerda ou direita).

Tripla conexão

É apenas normal que, em viagem de trabalho (ou laser), transportemos mais que um equipamento. Por exemplo, um portátil e um tablet, para além do smartphone. E se vos disser que este Logitech MX Anywhere 3 pode ser conectado até três devices de uma só vez? Basta usar o receptor USB integrado e o modo bluetooth. Depois é seleccionar o botão na base do rato para escolher qual a ligação.

Análise rato Logitech MX Anywhere 3
Diferença entre o Anywhere 3 e o G604

Software

Utilizando o software Logitech Options, acessamos a várias definições o que permite bastante margem de manobra e uma personalização deveras útil. Por exemplo, usar uma espécie de Macros para o Word, por exemplo, alterando algumas das pré-definições do programa para nos atender melhor.

Logicamente que, sendo uma versão mini e para viagem, o Anywhere não possui tantos botões de atalho como no Master 3, mas é surpreendente quanto tempo se pode poupar atribuindo acções comuns aos quatro botões disponíveis. Também pode usar o Logitech Flow para alternar entre computadores movendo o rato de uma borda de ecrã para a outra.

Para quem trabalha arduamente com programas de imagem, um apontamento para os até 4000 DPI que este rato oferece.

Análise rato Logitech MX Anywhere 3
Análise rato Logitech MX Anywhere 3

Multisuperfície

Se em casa temos um tapete de rato que nos permite deslocar o dito à velocidade que pretendemos, quando viajamos ou trabalhamos fora do local comum, é normal depararmo-nos com as dificuldades provocadas pelo tampo de vidro de uma mesa de café ou pela pedra mal polida de um qualquer canto.

Pois a Logitech pensou nisto e presenteia-nos com o rastreio laser “Darkfield” que torna a navegação em diversas superfícies tão fácil como numa secretária convencional.

Análise rato Logitech MX Anywhere 3
Análise rato Logitech MX Anywhere 3

Ergonomia e design

Mesmo pequeno, o Logitech MX Anywhere 3 é surpreendentemente confortável. A construção é muito sólida, estando a par com os topos de gama da marca, e sentimos um grip bem adaptado a uma mão, principalmente se for mais pequena.

O peso é também um dado, neste caso, importante, pois este rato faz-se sentir o que demonstra qualidade de materiais e, por estranho que pareça, exige menos esforço da mão, como um aperto mais vigoroso.

A Logitech afirma que a bateria do MX Anywhere 3 dura até 70 dias de uso típico com uma única carga, enquanto uma “encosto” de três minutos através da ligação USB-C é suficiente para o alimentar durante 24 horas. Perfeito?

Análise rato Logitech MX Anywhere 3
Análise rato Logitech MX Anywhere 3

Conclusão

Não me confesso fã de ratos de viagem e tenho uns três ou quatro na gaveta, bem arrumados. E muito devido à infecção que me afecta o pulso devido às décadas que tenho de trabalho informático e ao maldito rato da Apple que me estragou todo.

Este Anywhere 3 é uma réplica do irmão mais velho, embora não o possamos comparar com o MX Master 3 (para muitos o melhor dos actuais ratos) em personalização ou características, mas tenho de ser sincero: usei-o mais que um par de dias ininterruptamente e não me surgiu qualquer problema no pulso o que, quanto a mim, é o quanto baste para ter uma nota perfeita.

Preço

Por incrível que pareça, podemos encontrar este Anywhere 3 por cerca de 50€, metade do valor quando surgiu. É aproveitar! E por isso mesmo, leva o selo Xá das 5.

selo Xá das 5

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *