O Redmi Note 13 5G não é o modelo mais básico da linha, espaço reservado para a versão 4G, e chega com um preço muito interessante tendo em conta o que consegue oferecer. É muito bonito, o que é sempre importante, e sugere ser mais caro do que é, o que pode ser um motivo de compra. Mas há mais, muito mais para gostar deste quase entrada de gama.
Especificações
O Redmi Note 13 5G está equipado com um ecrã AMOLED de 6,67″ cuja resolução é de 1080p e taxa de actualização de 120Hz. No entanto, a falta de suporte HDR.
Utiliza o chipset MediaTek 6080 5G e está disponível em versões com 6GB ou 8GB de RAM e 128GB ou 256GB de armazenamento, com expansão via microSD, o que chega e sobra para todas as necessidades de quem o vai escolher.
Tem ainda suporte NFC, Bluetooth 5.3 e resistência IP54 para resistir a algumas poeiras e salpicos de água, mas não mais que isso.
Na caixa vem uma capa de protecção, um carregador de 33W e o cabo USB-C. Perfeito!
Câmara(s)
Na parte traseira, o Note 13 5G possui três câmaras – uma principal de 108MP, uma ultragrande angular de 8MP e um sensor de profundidade de 2MP. No entanto, ao contrário da versão 4G, não possui uma câmara macro.
A câmara principal do Redmi Note 13 5G captura fotografias bastante competentes com detalhes definidos e cores naturais. Estas saem com 12MP por padrão devido à técnica de pixel binning.
Podemos forçar a captura de 108MP em resolução total na câmara principal, e as fotografias resultantes parecem um pouco mais naturais e menos processadas, com menos ruído ao fazer zoom. No entanto, os tamanhos de ficheiros são enormes e muito inconvenientes para lidar na prática.
A interface da câmara oferece dois botões de zoom rápido – 2x e 3x. Curiosamente, as fotos com zoom de 3x parecem muito limpas e nítidas em contraste e são muito melhores do que as de 2x, o que não me fez sentido algum.
A ultragrande angular de 8MP produz fotos razoáveis, mas nada mais do que isso. O detalhe é bastante pobre, especialmente se começar a fazer zoom. Tudo parece suave.
O detalhe da selfie é excelente, devido à câmara com 16MP, o que resulta numa textura e tons de pele incríveis. As cores são agradáveis e naturais, tal como com o resto das câmaras do telefone.
O Redmi Note 13 está claramente a aplicar algum tipo de processamento automático de modo nocturno, pois os resultados são, genericamente, muito bons para o software que temos. O Modo Noite Natural é lento a disparar, mas, se não tremermos, consegue detalhes mais nítidos. Mas atenção, esyte modo só funciona na objectiva principal.
A qualidade de captura de vídeo Infelizmente, o Redmi Note 13 está limitado a 1080p/30fps. Dadas as limitações de resolução, a câmara principal até se sai bem, com cores bastante agradáveis e naturais. A gama dinâmica não é particularmente impressionante, e nem é o contraste. E infelizmente, não há opção de estabilização de vídeo.
Bateria e Carregamento
Com uma bateria de 5.000mAh que suporta carregamento rápido de 33W (carregador incluído na caixa), o Note 13 5G oferece uma boa autonomia, embora os tempos de carregamento não sejam os mais impressionantes.
Concluíndo
Embora o Redmi Note 13 5G seja um smartphone sólido com um preço apelativo, algumas escolhas de design e especificações poderiam ser um pouco mais cuidadas.
Nesta gama de preços, a luta é tremenda por um lugar ao sol e alguns adversários oferecem recursos adicionais por um valor semelhante, o que pode criar obstáculos para o sucesso que este Redmi merece. Além disso, não possui colunas estéreo, mesmo que o scanner de impressão digital esteja colocado no botão lateral de função, o que eu prefiro, mas que sei que nem todos gostamos de amarelo. Mas tem entrada 3,5mm o que deveria ser obrigatório em todos os equipamentos! Tem ainda um sensor de infravermelhos, o que é sempre um bom addon.
Contudo, o design, as cores e o peso abaixo da média são excelentes argumentos, já para não falar da câmara tripla.
Preço
310€ na Fnac, mas procurem bem que encontrarão valores muito mais convidativos.
Add comment