
O iRobot Roomba Combo 405 Plus com estação AutoWash chegou ao mercado português com grandes promessas, uma filosofia renovada, alterações significativas e uns quantos senãos que fui percebendo ao longo da intensa utilização.
Aspiração: finalmente no topo

O 405 Plus aspira que se farta, especialmente em pisos duros. A escova única patenteada faz um trabalho honesto e a promessa de sucção “70 vezes mais forte” que as séries antigas não é só marketing, sente-se mesmo a diferença, nem que seja pelo barulho mais alto do que a marca nos habituou.

Se a vossa casa tem chão de cerâmica ou laminados, este 405 Plus faz um excelente trabalho.

Uma das grandes inovações (ou diferenças) é a mudança do típico duplo rolo para um único rolo. E não é que funciona? Ficou menos cabelo e pelos de gato emaranhados nos ditos, o que significa que os engenheiros fizeram um excelente trabalho indo contra o status quo que eles próprios inventaram há década e tal.

Esta combinação de escova lateral única e rolo único apanhou tudo, desde detritos finos até detritos grandes em ambos os tipos de superfície, sem espalhar ou outros problemas. Portanto, para o trabalho mais básico, tudo é feito de forma perfeita.

A dock de esvaziamento automático do 405 Plus funciona como deve ser, só temos que retirar o saco quando ele estiver muito cheio, quase a explodir.
Navegação LiDAR
Aqui a iRobot fez os trabalhos de casa. Trocaram a câmara pelo LiDAR e o resultado é um mapeamento rápido e preciso – mais ou menos um minuto por divisão, nada mau.



Podes definir zonas restritas e a máquina respeita-as, coisa que nem sempre acontecia com os modelos anteriores. Mas para isso é necessário usar a app. E já lá vamos.
O Sistema de Mopa
As duas almofadas, que se levantam automaticamente quando encontram tapetes, são um toque genial. Finalmente, escusamos de andar a trocar acessórios ou ficar com tapetes encharcados. A ideia é excelente e, quando funciona, funciona mesmo bem.

Mas é também nesta área que começam os problemas. O sistema de mopa tem uma obsessão doentia com água – usa cerca de cinco vezes mais que a concorrência. O resultado? Mal sai da base, encharca o chão que, depois, demora uma eternidade a secar.

E se para pisos duros este 405 Combo é uma maravilha, para tapetes e, presumo porque não as tenho, carpetes, está longe de ser o ideal. Fui até mais teimoso que o habitual e, através da app (já lá vamos), marquei para o nível máximo (vai até três passagens) a limpeza dos tapetes do escritório e sala.



Só assim se consegue uma limpeza que se nota à primeira vista mas, atenção, convém também (através da app) desligar a lavagem nas divisões com mais tapetes para evitar qualquer tipo de problema “húmido”… e isso foi difícil até à mais recente actualização da App.
Sensores



Como é um modelo intermédio, a iRobot decidiu poupar nos sensores de detecção de objectos. O que me parece é que a marca andou para trás neste contexto, pelo menos neste modelo, pois o meu Roomba de geração anterior, que também não é topo de gama, evita melhor os (muitos) cabos que tenho espalhados pela casa.



iRobot App: melhorou mas ainda é o calcanhar de Aquiles
Disse que ia escrever sobre a App e, nos entretantos, demorei mais tempo a editar esta mesma análise porque a marca disse-me que iria haver novidades na App. E ainda bem que esperei antes de publicar, porque, e felizmente, muito mudou para melhor.

Se a nova app iRobot Home tinha muitos bugs e inconsistências, que por exemplo, não me deixava alterar o status de cada divisão para maior ou menor limpeza sem um novo mapeamento, ou porque perdeu algumas vezes as minhas escolhas para cada divisão, tudo, pelo que me parece, foi resolvido.
Quando a app funcionava, até era intuitiva, porque fácil de entender. O problema é que raramente o fazia de forma perfeita. Contudo, agora as coisas estão mais estáveis, consigo parar, alterar, mudar acções e, finalmente, dá para entender toda a mais valia desta nova família de robots.
Concluindo

O Roomba Combo 405 Plus + AutoWash é uma máquina cheia de boas ideias mas que não é perfeita. A aspiração é excelente, a navegação funciona bem, o conceito do dock automático é genial – mas a desafinação da mopa que molha exageradamente o chão assim que sai da dock é difícil de aceitar.
Contudo, tal como melhoraram enormemente a utilização da App, estou convicto que basta uma afinação por upgrade de software para ultrapassar o que ainda não está ok e, nessa altura, este 405 Plus será um aspirador polivalente e multifuncional para todas as divisões da casa… e quando digo todas, é porque a bateria nunca mais acaba!
Preço Roomba Combo 405 Plus + AutoWash
Encontram-no por 450€











