A Samsung percebeu a jogada da Apple com o iPhone SE e tratou de resolver o assunto para quem começasse a ter dúvidas

De uma assentada, e foi tal “o estalo” que ainda nem processei tudo o que absorvi durante 15 dias, usei tudo o que há de melhor da Samsung, desde o Note 20 Ultra ao tablet S7 com teclado e a nova S Pen, passando pelo relógio até aos “beans”.

Mas de repente surge no mercado uma variação do S20, “dedicada” aos fãs da marca e modelo, que retira pouca coisa ao celebrado S20 normal, usa uma traseira em plástico, e surge com um preço mais contentâneo com a nossa bolsa.

Samsung Galaxy S20 FE - análise Xá das 5
Ecrã liso

FE significa Fan Edition

Visualmente é similar ao modelo original e, posso cometer aqui um grande erro, até tenho vindo a preferir capas em plástico ou outros materiais que o vidro, pois para quem não joga ou está constantemente a “puxar” pelo smartphone, o brinquedo não aquece tanto e não necessita de algo tão frágil quanto um corpo inteiro feito de vidro… que é quebrável.

E sendo assim, até podemos escolher uma das muitas cores que este S20 FE 5G colocou à nossa disposição, bem catitas, modernas e joviais. Um piscar de olhos ou uma rasteira ao iPhone SE 2020 (ler análise aqui)?

Samsung Galaxy S20 FE - análise Xá das 5
capa de plástico que parece vidro

O equilíbrio

Para já, tem o autocolante 5G que, embora não vá fazer falta nos próximos dois anos em Portugal – deixámo-nos atrasar irremediavelmente com as lutas das galinhas e os recados norte-americanos – tem as características que o tornam um instrumento de topo, como a câmara tripla, IP68 para ir à água, um excelente ecrã Infinity-O Full HD+ AMOLED de 6,5” com 2k de resolução e uma taxa de actualização de 120Hz.

O processador é o valoroso Snapdragon 865 para os modelos 5G ou o Exynos 990 para os 4G), 6GB de RAM com 128GB de memória expansível por cartão, ligação USB-C, duas colunas para um grande som e as tais câmaras.

Samsung Galaxy S20 FE - análise Xá das 5
O triplo set muito mais que suficiente para as necessidades do dia a dia

As câmaras

A frontal tem 32MP e é apenas brutal, o que permite fazer vídeos em 4K para quem gosta de “vlogar” sem grandes demoras ou outros atributos técnicos.

A principal tem um set esplêndido com uma câmara principal de 12MP, uma segunda de 12MP mas ultra wide e a terceira com 8MP e zoom óptico 3X que funciona como telephoto. Podemos contar com um Zoom Espacial 30X mas, na verdade, who cares?

Por outro lado, o Pixel maior para mais entrada de luz faz diferença no Modo escuro. O FE tem aquelas particularidades da gama como o Modo de Captação Única que faz o obturador funcionar 15 segundos ao mesmo tempo que desenvolve resultados de vários tamanhos, feitios, filtros e enquadramentos. É divertido.

Samsung Galaxy S20 FE - análise Xá das 5

Vídeo a 4K, essas coisas todas, com zoom e HDR e super-estabilizador com IA, tudo perfeito para a máquina do dia a dia fazer o que pretendemos, torna-o num excelente terminal para conteúdos multimedia que não pesa no bolso e custa menos dinheiro que os demais.

Contudo, e para estragar o ramalhete, falta o buraquinho mágico para os headphones. Se este é um Fan Edition, bem que poderia oferecer essa ligação aos fãs por muitos e vários motivos, principalmente para quem quer mesmo levar o vlogging a sério.

A bateria tem 4500mAh que, estranhamente, tem mais 500mHa que o S20 standard. Será por causa da capa de plástico em vez de vidro? Ou seja, dá para dois dias intensos e à vontade. O recarregamento rápido já é uma norma e está presente nesta edição/versão.

Samsung Galaxy S20 FE - análise Xá das 5
o belo ecrã a 120Hz

Concluindo

Não sei muito bem como explicar a alguém que deve comprar este SE em vez do S20 “normal”. A diferença de preço não deixa dúvidas e a qualidade real também não. Portanto, se a Samsung criou esta versão para combater o sucesso do iPhone SE, teve a resposta mais que perfeita. E o ecrã sem arredondamentos é uma mais valia, tal como achei quando fiz a análise ao Galaxy S10E, quanto a mim, o modelo mais acertado da série.

O novo Samsung Galaxy S20 FE custa cerca de 630€ (versão 4G) ou 730€ (versão 5G) e é difícil encontrar melhor com todas as suas características.

6 cores

Ainda por cima com seis cores bem divertidas, modernas e apelativas. Bom, mesmo bom era se as pudéssemos trocar como antigamente.

Para último, e porque também conta, alguns pormenores: o Samsung Galaxy S20 SE tem o ONE UI 2, partilha rápida, o sistema DEX sem fios, powershare sem fios (para carregar os buds ou o relógio), carregamento supre rápido e carregamento por indução 2.0.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado.