O smartwatch Xiaomi Watch S3 chega a um segmento de mercado que tem crescido significativamente nos últimos anos.
Se por um lado enfrenta os colossos da Apple e da Samsung, por outro espreita as marcas menos conhecidas que têm, demonstrado um vigor especial.
Quem ganha com isto é o consumidor porque já pode ter um relógio esperto mais que suficiente para as necessidades comuns por cerca de 50€.
O Xiaomi Watch S3 é um pouco mais caro mas a diferença sente-se na qualidade dos materiais e, principalmente, num sistema operativo eficaz e numa bateria que é um “milagre” moderno.
Xiaomi Watch S3 – o que vem na caixa
O Xiaomi Watch S3 quer estar no pulso de toda a gente, principalmente do sexo masculino devido à dimensão do espelho, e é compatível tanto com smartphones Android como iOS.
Na embalagem vem também uma bracelete de borracha (22 mm), bem como a base de carregamento com o cabo USB integrado.
Não existe um carregador incluído, pelo que o utilizador terá de usar um carregador próprio. O relógio encaixa magneticamente na base de carregamento, mas não carrega sem fios.
Como é costume neste tipo de solução, dois pinos na base de carregamento encaixam nas respectivas reentrâncias na parte inferior do relógio.
Carregamento do Xiaomi Watch S3
A ausência de carregamento sem fios é uma diferença significativa em relação a outros relógios na mesma faixa de preço e pode ser um problema, uma vez que o utilizador não tem como carregá-lo se estiver longe da base de carregamento, a menos que a leve sempre consigo o que, convenhamos, é sempre chato.
Mas a tal estoicidade da bateria também nos permite ir uns dias de férias sem pensar no assunto, desde que o carreguemos durante 45 minutos até aos 100%.
Trocar o anel (ou moldura) do Xiaomi Watch S3
Uma das grandes mais-valias do Xiaomi Watch S3 é a possibilidade de personalização muito facilitada. Podemos não só mudar de pulseira com facilidade, como, e muita atenção, mudar o anel exterior (ou moldura) do espelho do relógio para alterar drasticamente o visual do mesmo.
Infelizmente, a unidade que me chegou para análise já vinha com outro anel mal montado que deve ter estragado o mecanismo e não me permitiu proceder à troca, mas fi-lo durante a apresentação da nova gama em Lisboa, no início do ano, e posso confirmar que é fácil.
A marca oferece quatro cores adicionais para compra: Ocean Blue (em aço inoxidável, Chrome Yellow (cerâmica), Dual-tone Ceramic (cerâmica em dois tons, preto e cinza) e Rainbow (carbono forjado, preto com várias cores nos caracteres).
Cada uma delas é acompanhada pela pulseira correspondente e só posso dizer que é uma ideia excepcional.
Design e funcionalidade
O Xiaomi Watch S3 é elegante, cujo corpo é feito de aço inoxidável e o ecrã é coberto por vidro (ecrã está ligeiramente abaixo da moldura, para melhor protecção contra impactos), sendo um equipamento muito leve e fácil de usar.
No lado direito do relógio existem dois botões de controlo. O botão inferior activa a aplicação para monitorização de actividades e é programável.
O botão superior leva-nos directamente ao ambiente de aplicações e, pressionando longamente, activa o assistente.
Na traseira do corpo estão localizados os sensores que medem a frequência cardíaca e o nível de oxigénio no sangue, sendo possível monitorizar estes parâmetros de forma contínua. Pode ser importante para alguns, portanto é melhor esclarecer que o Xiaomi Watch S3 não suporta electrocardiogramas.
A qualidade da imagem é excelente e a luminosidade é elevada.
Na parte inferior, estão localizados os sensores que medem a frequência cardíaca e o nível de oxigénio no sangue, sendo possível monitorizar estes parâmetros de forma contínua. Relevante mencionar que o relógio não suporta electrocardiogramas.
O Xiaomi Watch S3 possui um altifalante e um microfone, tornando-o num dispositivo de comunicação que funciona muitíssimo bem.
Esta coluna até permite ouvir música, mas não aconselho. Contudo, realço os 2 GB de memória interna que permite importar ficheiros de música para ouvirmos através dos auriculares sem necessidade de um smartphone, ideal para as correrias e ginásticas, com GPS integrado para mostrar aos amigos quantos km fizemos e por onde andámos.
Relevante mencionar que o receptor GPS suporta cinco diferentes tecnologias de satélite para um registo bastante preciso.
De seguida, através da aplicação Mi Fitness (necessária para o emparelhamento inicial do relógio), os dados são transferidos para o telemóvel. Através desta aplicação, é possível adicionar novos mostradores, existindo uma grande variedade e muitos dos quais podem ser personalizados.
No que diz respeito às aplicações disponíveis, encontraremos tudo o que é necessário: tempo (obtém os dados da aplicação Mi Fitness), calendário, gravação de voz, cronómetro, despertador, bússola, lanterna, pesquisa de telemóvel e pagamentos sem contacto.
Outra funcionalidade útil é o SOS de emergência, que permite fazer uma chamada imediata com um triplo toque no contacto escolhido, com a capacidade de detectar quedas do utilizador e fazer uma chamada automática, desde que o relógio esteja ligado a um telemóvel nesse momento.
O Watch S3 incorpora NFC e pode ser utilizado para pagamentos, desde que se tenha um cartão bancário compatível.
Além de mostrar as horas e enviar notificações, o Xiaomi Watch S3 foi concebido para acompanhar o seu utilizador em todas as actividades físicas, suportando mais de 150 pré-integradas.
Mede passos, frequência cardíaca, oxigénio no sangue, monitoriza os níveis de stress, o sono e o ciclo menstrual.
As informações registadas são detalhadas e apresentadas na íntegra no relógio e na aplicação Mi Fitness. Naturalmente, é à prova de água até 5 ATM e o altifalante funciona perfeitamente após a imersão em água.
Autonomia
A Xiaomi anuncia uma autonomia de até 15 dias, mas este valor é provavelmente calculado com todos os sensores desligados.
No seu máximo, sete dias são garantidos o que é um dos pontos mais positivos deste smartwatch.
Concluindo
É fácil apontar o Xiaomi Watch S3 como um smartwatch quase perfeito. O ecrã AMOLED de 1.43” é fenomenal, algumas “faces” são bonitas, a autonomia é extraordinária e o SO HyperOS corre muito bem.
Gosto ainda dos 2GB de memória e do anel/moldura intermutável, a grande originalidade deste modelo e de quase todo este segmento de mercado.
O preço é uma agradável surpresa tendo em conta todas as boas referências.
Preço
130€ (no site oficial)
Add comment