Analise Sony Bravia Theatre Quad b

O Sony Bravia Theatre Quad é um r(e)volucionário sistema de som que sucede ao célebre sistema Sony A9.

Ciente do seu imenso pedigree, a Sony promete uma sonoridade imersiva e um design mais elegante e moderno, ideal para quem procura uma solução sofisticada para cinema em casa.

O Sony Bravia Theatre Quad pesa no bolso mas, depois de ligado, levanta a alma, pois garante uma experiência muito dinâmica e preenchida. Não é um sistema democrático, pois também requer uma sala com dimensões generosas para se fazer valer no máximo potencial. Mas se eu consegui arrumar as quatro colunas, acho que toda a gente vai encontrar uma solução.

Sony Bravia Theatre Quad: design sofisticado e minimalista

Analise Sony Bravia Theatre Quad f

Inspirado no A9, o Bravia Theatre Quad mantém as quatro colunas sem fios, conectadas a uma unidade central, mas com um design renovado.

As colunas são agora mais finas, com apenas 5,3 cm de profundidade, revestidas com um tecido leve e com um perfil discreto que se integra em qualquer decoração.

Este design permite montá-las na parede (há suportes na caixa), ou usá-las nos suportes de mesa incluídos, que conferem uma aparência flutuante.

O cabo que as liga à electricidade destoa um pouco de todo este cuidado visual, pois como a ficha está virada para baixo na base de cada coluna, o cabo fica sempre visível, o que estraga um pouco a tal aparência flutuante.

Cada coluna inclui um sistema de três vias e um driver de gama completa na parte superior, proporcionando um som surround envolvente.

Para potenciar a experiência, o Bravia Theatre Quad oferece a opção de adicionar o subwoofer SW-5, com um potente driver de 18 cm que enche facilmente salas de até 32 m² com graves profundos.

Mas vivi sem o dito e o som já chegava aos vizinhos, embora confesse que falta um pouco de graves o que, olhando para a espessura das colunas, compreende-se e até se aceita bem.

Configuração facilitada e Som 360° envolvente

A tecnologia 360 Spatial Sound Mapping é o grande trunfo do Bravia Theatre Quad.

Ao utilizar a aplicação Bravia Connect, configurar e calibrar o sistema é simples e rápido.

Com apenas alguns minutos para ajustar o áudio ao espaço da sala, o Bravia Theatre Quad cria até 12 “colunas fantasma”, formando um campo sonoro tridimensional à volta do ouvinte e oferecendo uma experiência auditiva completa.

O mais interessante é que me vi obrigado a fazer o processo por duas vezes, pois quando montei as colunas parti do princípio que eram iguais. Mas quando a app fez o seu trabalho, fiquei com o som frontal atrás e vice versa. Ao trocar as colunas reparei que na base está bem visível a descrição FRONT e REAR, lá recomecei o processo e ficou tudo a 100%. Enfim…

Comando demasiado simples

PXL 20241028 113658313

Com um comando compacto e funcional, é possível controlar funções como volume e modo nocturno (garanto-vos que esta tecla é muito importante).

No entanto, a falta de retroiluminação pode ser uma limitação em ambientes mais escuros.

De qualquer forma, a integração com o eArc possibilita controlar o volume com o comando do televisor. Infelizmente, a minha soundbar que até é Sony não é compatível com este sistema Bravia Theatre Quad, o que me impossibilitou de usá-la como canal central e obter mais graves através do putativo conjunto.

Desempenho

Analise Sony Bravia Theatre Quad j

A performance do Bravia Theatre Quad oferece uma uma aventura sonora imersiva e uma definição aprimorada.

O modo Soundfield amplia o palco sonoro, tornando-o ideal para Dolby Atmos e experiências de som surround.

Com a tecnologia Voice Zoom 3, o sistema identifica e realça automaticamente as vozes em diálogos, tornando-as claras e distintas mesmo em cenas com muito ruído.

Para quem joga, o sistema inclui uma porta HDMI 2.1 eARC com suporte para VRR e ALLM, proporcionando uma experiência de jogo responsiva e sincronizada.


O que é o Som 360 Spatial?

O 360 Spatial Sound Mapping é uma tecnologia inovadora da Sony que cria uma experiência sonora tridimensional através de colunas sem fios. Através da criação de “colunas fantasma” virtuais, esta tecnologia coloca o ouvinte no centro do som, envolvendo-o numa camada de áudio que parece vir de diferentes pontos da sala, sem a necessidade de mais colunas físicas. Ideal para filmes e videojogos, o 360 Spatial Sound oferece uma imersão que vai além do convencional.


Concluindo

Analise Sony Bravia Theatre Quad i

Comparado com soundbars ou sistemas de som surround mais tradicionais, o Bravia Theatre Quad destaca-se pela versatilidade, o design muito conseguido e a capacidade de reproduzir som sem fios e sem atrasos (lag) o que, quanto a mim, demonstra uma capacidade técnica extraordinária.

A Sony garante compatibilidade com IMAX Enhanced, DTS e Dolby Atmos mas, recorre à sua própria tecnologia 360 Spatial Sound Mapping para forçar uma “bolha sonora” imersiva que, embora eficaz, pode não seguir à risca as intenções do engenheiro de som original.

Mas este tipo de nuances técnicas são depressa esquecidas quando acontece a entrega sonora em filmes com bandas sonoras mais, digamos, musculadas. Até dei pulos no sofá com os sustos de um filme de terror, especificamente escolhido para ver se surtia esse efeito. E sim, é fabuloso!

Analise Sony Bravia Theatre Quad

Com uma entrega sonora nítida, excelente definição vocal, potência generosa e uma recriação atmosférica de som surround, o Sony Bravia Theatre Quad garante uma experiência à medida do seu preço: topo de gama!

Preço

2700€

selo Xá das 5

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

parceiro

Análises – reviews

Analista ao volante do novo Mercedes Classe A

Siga o Xá das 5, um blogue de João Gata

Advertisement