A Genius – A Fralda Inteligente é da autoria de uma das 21 equipas do Apps for Good que partilharam as suas soluções tecnológicas na conferência.
A App Genius – A Fralda Inteligente – venceu o Prémio Melhor App for Good, no âmbito da 5ª edição do App Start Up, que decorreu no Portugal Digital Summit, nos dias 17 e 18 de outubro, na Exponor, em Matosinhos.
A equipa responsável pelo desenvolvimento desta aplicação, formada por Gabriel Camões, 18 anos, António Laranjeira, 17 anos, e Simão Pereira, de 17 anos, integra o Curso Profissional em Mecatrónica na Escola Secundária de Nelas, e foi uma das 21 equipas que participaram nos Encontros Regionais do Apps for Good de 2023 e que tiveram uma nova oportunidade de expor os seus projetos durante estes dois dias.
Apps for Good
A ideia para este projeto surgiu há cerca de 3 anos, quando desafiados a participar no Apps for Good por dois dos seus professores, mentores do programa Apps for Good, Carlos Amaral e Bruno Cardina. Aos olhos destes jovens e do mundo, os recursos humanos nos lares de idosos foram largamente reduzidos no contexto da pandemia, ainda que a necessidade de dar resposta às carências físicas e psicológicas destas pessoas fosse fundamental para o seu dia-a-dia.
O que poderia ter sido uma fralda para bebés, é hoje uma solução baseada na criação de uma fralda inteligente para pessoas acamadas, por forma a melhorar a qualidade de vida e conforto do paciente, com monitorização e medição contínua dos níveis de humidade, ph, temperatura, detetando quando a fralda necessita de ser trocada.

A App Genius
A atribuição do Prémio dos Navegantes à App Genius – A Fralda Inteligente, durante o Jantar dos Navegantes, decorreu logo no dia 17 de outubro. A iniciativa da Associação da Economia Digital Portugal (ACEPI), com o apoio do .PT, compreendeu, uma vez mais, a categoria “Prémio Melhor App for Good”, que pretende prestigiar a app mais inovadora em termos técnicos e de design, e que melhor se adequa à temática do concurso – solucionar problemáticas relevantes do quotidiano através da criação de apps, no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
O vencedor do prémio, que homenageia anualmente o melhor da Economia e Sociedade Digital em Portugal nas mais diversas vertentes, foi eleito por um painel de júris, composta por, entre outras entidades convidadas, o CDI Portugal (Center of Digital Inclusion) e o .PT.
A App Genius – A Fralda Inteligente foi a grande galardoada do evento, mas as propostas de soluções tecnológicas não se ficaram por aqui. Durante a 5ª Edição do App Start up, os jovens das 21 equipas apresentaram novamente os seus projetos e soluções inovadoras a investidores e empresas tecnológicas portuguesas e internacionais, a fim de promover o contínuo desenvolvimento profissional dos seus trabalhos.
Ao longo da 5ª Edição do App Start Up, as equipas foram desafiadas a dar a conhecer cada um dos seus projetos, através de rondas de pitches, tudo num stand próprio do Apps for Good, dedicado à exposição dinâmica de cada proposta, que contemplou um pequeno palco, o Apps for Good Stage, e ainda o marketplace de soluções.
Desde logo, no final da manhã do primeiro dia do encontro, 10 equipas de alunos apresentaram soluções tecnológicas para lacunas sociais identificadas pelos próprios. Além disso, no dia 18 de outubro, decorreu uma outra roda de pitches, formada por 8 equipas de alunos, cujas propostas foram partilhadas no Masters Stage do Portugal Digital Summit, um dos principais palcos do evento, centrado no E-Commerce e no Marketing Digital.
A edição do App Start Up 2023 decorreu sob a chancela do Portugal Digital Summit’23, organizado pela ACEPI, cujo tema-chave foi “AI: Powering Business Innovation & Digital Transformation”. A conferência versou sobre os principais temas relacionados com a área do digital nos dias de hoje, sob o mote da Inteligência Artificial, cujas palestras e painéis de discussão se realizaram em três palcos distintos: Leadership Stage, o Disruption Stage e o Masters Stage. O Portugal Digital Summit’23 teve presente mais de 150 oradores nacionais e internacionais, para além dos Estados Unidos da América como país convidado, pela primeira vez.
O Apps for Good é um programa educativo tecnológico, que desafia alunos do 5º ao 12º ano e professores de todas as áreas disciplinares a desenvolverem aplicações para smartphones ou tablets, realçando o potencial da tecnologia na transformação do mundo e das comunidades onde se inserem, com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Através deste programa, os alunos têm a oportunidade de experienciar o ciclo de desenvolvimento do produto e participar numa competição a nível nacional. O Apps for Good é um programa internacional sediado em Londres desde 2010 e fundado por Iris Lapinski.
A convite da Direção-Geral da Educação, o CDI Portugal lançou o piloto do Apps for Good em Portugal em janeiro de 2015.
Add comment