
A Jeep quis contactar Bill Murray que, pelo que se diz, disponibiliza apenas um número de telefone 1-800 para quem quiser contratá-lo. Não há cá telemóveis, fixos nem mesmo um email. E esta história que se segue é tão engraçada que deve ser conhecida por todos.
A dificuldade extrema de contactar o actor é tal que, quando apareceu num anúncio da Jeep durante o Super Bowl de 2020, foi um momento único. Murray não aceita qualquer papel, e este tinha de ser especial. E foi.
A história do Jeep e de “O Feitiço do Tempo”
A Jeep recriou o clássico de 1993 “O Feitiço do Tempo“, com Bill Murray de volta ao papel de Phil Connors, o meteorologista que fica preso num loop temporal, revivendo sempre o mesmo dia. Mas, desta vez, com um Jeep Gladiator a tornar cada repetição muito mais divertida. Ao seu lado, Brian Doyle-Murray e Stephen Tobolowsky também regressaram às suas personagens icónicas do filme.
O anúncio foi tão bem recebido que, na segunda-feira seguinte, foi eleito o melhor do Super Bowl pelo Ad Meter do USA Today, onde os espectadores avaliam as publicidades do jogo com pontuações de 1 a 10. Foi a primeira vez que a Jeep conquistou o primeiro lugar e a sua melhor posição desde 2013.
Como Bill Murray entrou nesta história
Para Olivier François, Director de Marketing da Fiat Chrysler, conseguir Bill Murray foi um verdadeiro milagre.
“Como se convence Bill Murray a entrar num anúncio do Super Bowl, e ainda por cima a reviver um dos seus papéis mais icónicos?” – questionou-se François.
Sem manager e sem contactos directos, François teve de recorrer a amigos em comum. Escreveu uma carta extensa a explicar a ideia e entregou-a a um desses amigos, na esperança de que chegasse a Murray. Mas passaram-se meses sem resposta. Sem feedback, a Jeep desistiu da ideia e decidiu não anunciar no Super Bowl pela segunda vez consecutiva.
Então, no dia 17 de janeiro, algo inesperado aconteceu. Murray ligou. Estava dentro. Segundo François, o actor considerou o projeto uma “oportunidade única na vida”.
Autenticidade total: filmado no mesmo local do filme
Para garantir fidelidade ao filme original, a Jeep filmou o anúncio na mesma cidade onde decorreu a rodagem de “O Feitiço do Tempo”, em Woodstock, Illinois. Tudo foi meticulosamente recriado:
✔️ A pensão onde Phil Connors acordava todas as manhãs
✔️ A praça central, palco do famoso Festival do Dia da Marmota
✔️ O restaurante onde Murray brindava à paz mundial
Além disso, a Jeep licenciou a icónica música “I’ve Got You Babe”, de Sonny & Cher, para tocar no despertador – tal como no filme.
Poppy, a marmota que roubou a cena
Embora o anúncio transmitido durante o Super Bowl tivesse 60 segundos, a Jeep lançou uma versão estendida no dia seguinte, com mais 45 segundos de interacção entre Bill Murray e a verdadeira estrela do spot: Poppy, a marmota.
Poppy não é uma marmota qualquer. É um animal resgatado com uma condição que o impede de regressar à natureza. No anúncio, torna-se o parceiro de aventuras perfeito de Bill Murray, participando nas várias peripécias que Connors agora repete alegremente, ao volante do Jeep Gladiator.
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