Todos ouvimos falar da “internet das coisas” há aguns anos e, na verdade, têm-se registado enormes progressos neste domínio, embora não palpáveis ou visíveis (ou até no mercado para serem adquiridos).
A Bosch tem noção que, no futuro, a internet servirá como base de relatório para muitos objectos e apresentou nesta CES os MEMS, pequenos blocos e possíveis aplicações para uma vida cada vez mais interligada.
Conhecidos como MEMS (sistemas micro-electro-mecânicos), estes minúsculos sensores caracterizam-se pelo seu enorme potencial de funcionamento e estruturas microscópicas, capazes de medir a aceleração, a pressão do ar, o som, a temperatura ou o campo magnético da terra. Equipados com uma pequena bateria e interface de rádio, os sensores MEMS podem, por exemplo, enviar leituras para um smartphone através da internet.
Em teoria, estes sensores permitem que qualquer objecto com utilização diária possa ligar-se à internet, mediante pedido, de forma a informar o utilizador acerca do seu estado, a qualquer momento.
Add comment