Xá das  5
  • NOTÍCIAS
  • AUDIO
  • RODAS
  • VÍDEO + FOTO
  • ANÁLISES
  • OPINIÃO
  • MOBILE
  • IDEIAS
Sem resultados
Ver todos os resultados
Xá das  5
  • NOTÍCIAS
  • AUDIO
  • RODAS
  • VÍDEO + FOTO
  • ANÁLISES
  • OPINIÃO
  • MOBILE
  • IDEIAS
Sem resultados
Ver todos os resultados
Xá das  5
Sem resultados
Ver todos os resultados

Canon desenvolve sensor CMOS APS-H com 250 MP

João Gata por João Gata
Setembro 15, 2015
Share on FacebookShare on Twitter

Camera prototype with CMOS Sensor

A Canon está a desenvolver um sensor CMOS APS-H (aprox. 29.2 x 20.2 mm) que incorpora aproximadamente 250 milhões de pixéis (19,580 x 12,600 pixéis), o maior número de pixéis do mundo num sensor CMOS full frame menor que 35mm.
Quando instalado numa câmara, este novo sensor foi capaz de capturar imagens que permitiram distinguir as letras gravadas na lateral de um avião a voar a uma distância de cerca de 18 quilómetros.

Nos sensores CMOS, um maior número de pixéis resulta num aumento do volume de sinal, que pode causar problemas tais como atrasos no sinal e ligeiras discrepâncias de tempo. No entanto, o novo sensor CMOS da Canon, além do seu excepcional número de pixéis, alcança uma velocidade de leitura de sinal ultra-alta de 1.25 mil milhões de pixéis por segundo, possível através de avanços tais como miniaturização dos circuitos e tecnologia de processamento de sinal melhorada. Segundo consta, o sensor permite a captura de vídeo com contagem de pixéis ultra alta a velocidades de cinco frames por segundo. Adicionalmente, apesar do elevado número de pixéis, a Canon aplicou ao seu sensor tecnologias trabalhadas ao longo de muitos anos até identificar uma arquitectura adaptada a pixéis miniaturizados com um desempenho de imagem de elevada sensibilidade e pouco ruído.

CMOS Sensor

As filmagens gravadas pela câmara, equipada com um sensor CMOS de aproximadamente 250MP, alcançaram um nível de resolução cerca de 125 vezes superior ao vídeo Full HD (1,920 x 1,080 pixéis) e cerca de 30 vezes superior ao vídeo 4K (3,840 x 2,160 pixéis). A impressionante alta definição, possível graças ao sensor, permite cortar e ampliar imagens em vídeo sem sacrificar a resolução e nitidez de imagem.

A Canon está a considerar utilizar esta tecnologia em ferramentas especializadas para o sector da vigilância e prevenção de crime, em instrumentos de medição de resolução ultra alta e outros equipamentos industriais, e no campo da expressão visual.

Tags: Canon
João Gata

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

Próximo artigo

Bagi-Puri de Grão

Recomendados.

O mundo vai acordando para uma realidade sem privacidade

O mundo vai acordando para uma realidade sem privacidade

Julho 1, 2014
EX4 Red Drive HigRes XL

WD expande My Cloud até 16TB

Novembro 12, 2013

10º FESTIVAL MENTAL

MENTAL 2026

Parceiros

TecheNet
Logo-Xá-120

Gadgets, tecnologia, ensaios, opinião, ideias e futuros desvendados

  • Estatuto editorial
  • Política de privacidade , termos e condições
  • Publicidade
  • Ficha Técnica
  • Contacto

© 2026 Xá das 5 - Director: João Gata

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
  • AUDIO
  • RODAS
  • VÍDEO + FOTO
  • ANÁLISES
  • OPINIÃO
  • MOBILE
  • IDEIAS

© 2026 Xá das 5 - Director: João Gata