Sou um fã da Canon EOS M50 e sirvo-me de uma para alguns trabalhos. Não todos, porém, devido a dois ou três “travões” que a própria câmara tem.
A marca sabe delas, ouviu as críticas e numa era em que tudo é conteúdo audiovisual, lança a M50 MKII para continuar na luta.
As grandes diferenças entre as gerações
Para além de poder gravar com qualidade até 4K (com devidos limites), a Canon EOS M50 Mark II apresenta uma característica que apela aos sentidos (e ao bolso) de todos os instagramers, vloguers e restantes produtores de conteúdos por esse mundo fora: a possibilidade de realizar livestreams em Full HD directamente para o canal Youtube.
Mas para mim, pessoalmente, é a saída HDMI “limpa” que me faz desejar vender a M50 para adquirir a MKII.
Explico: uma saída limpa retira toda e qualquer informação do ecrã, alguma passada para a imagem final como o autofocus (o quadradinho sempre atrás da nossa cara).
Sim, podemos resolver essa questão passando a câmara por um switcher, tipo Atem Mini, mas há sempre que investir dinheiro. Ora a saída limpa por micro HDMI resolve um dos problemas reais da utilização “mais a sério” da M50.
Por último, a Mark II permite filmar em formato vertical, o que é perfeito para a maioria das redes sociais (instagram, TikTok, etc.)
As ligações
Confesso que para ser perfeita falta-lhe uma saída audio (minijack), mas o áudio pode ser transmitido via HDMI. Tudo bem. Mas era só mais um toquezinho que a faria ser uma pechincha e uma tudo em um.
Continuamos a ter a entrada áudio (minijack) para ligar um microfone por 3,5mm (e podemos optar por várias soluções), e as tais saídas limpas HDMI e USB.
Para resultados mais perfeitos nesta nova vida digital, podemos e devemos usar a M50 MKII como webcam.
E para isso, basta instalar a App própria da marca denominada Webcam Utility Software.
É gratuito e funciona perfeitamente com as plataformas de vídeochamada. Basta, naturalmente, escolher como fonte essa aplicação em vez da webcam do PC.
Demais características: ecrã táctil responsivo e de ângulo variável, microfone integrado, comandos e menus completos, visor electrónico EVF, Wifi e Bluetooth, são garante para todas as necessidades contemporâneas.
A máquina
Se fisicamente pouco ou nada mudou, também o coração permanece fiel ao que fez da M50 um sucesso de vendas: o sensor APS-C de 24.1 megapixels e os modos Inteligente Auto e Detecção de Olhos estão entre as características que podem consultar no quadro abaixo:
EOS M50 Mark II – Características Principais:
- Crie e partilhe conteúdo em qualquer plataforma através de conectividade Wi-Fi e Bluetooth
- Capte vídeos verticais para postar diretamente nos canais de redes sociais
- Saída limpa de HDMI para realizar livestreams diretamente no YouTube
- Sensor APS-C de 24.1MP para imagens impressionantes e vídeo Full HD
- Versátil ecrã tátil Vari-Angle para diversas opções de disparo
- Entrada de microfone de 3.5mm para qualidade de som profissional
- Compatibilidade com objetivas para combinar com todas as perspetivas e estilos
Quando e quanto
A Canon EOS M50 Mark II estará disponível a partir do final de Março de 2021, mas pode ser pré-reservada a partir de hoje.
O PVP em Portugal, com lente kit, é 779€.
Estão a ser preparados alguns bundles o que pode abrilhantar mais o lançamento.
Para mais informação, por favor visite: https://www.canon.pt/cameras/eos-m50-mark-ii/
Add comment