Este estudo, elaborado pela GoodYear, é demasiado importante para passar ao lado. Deixo-o na íntegra para Vossa informação.
Cerca de metade (46%) de todos os pais de condutores inexperientes europeus apoiam a tecnologia da caixa negra que lhes permite monitorizar a velocidade e comportamento da condução dos seus filhos, segundo novos dados obtidos pela Goodyear Europa, Médio Oriente e África (EMEA).
Na União Europeia (UE), o maior apoio a esta tecnologia por parte dos pais encontra-se em Itália (73%), Polónia (72%) e Roménia (72%). Fora da UE, existe um elevado apoio a esta tecnologia na Turquia (85%) e na África do Sul (79%).
A monitorização disponível no próprio veículo pode reduzir significativamente os comportamentos de risco, sobretudo no caso de condutores jovens. A pesquisa revelou igualmente que existe uma maior probabilidade dos condutores inexperientes melhorarem a sua condução quando sabem que estão a ser observados pelos seus pais.
Os novos dados foram obtidos na sequência de um inquérito realizado pela Goodyear junto de mais de 6.800 pais de condutores inexperientes (na faixa etária dos 16-25 anos) em 19 países. Este inquérito teve por objectivo compreender melhor as atitudes dos pais em relação à segurança rodoviária, tanto no que diz respeito no estabelecimento de exemplo como condutores, bem como no modo como apoiam os filhos que estão a aprender a conduzir. Esta pesquisa constituiu a base da nova edição do relatório da Goodyear “Driving Safety First – improving road safety for novice drivers“ (Condução segura como prioridade – Melhoria da segurança rodoviária para condutores inexperientes).
John Lepine, presidente da Associação Europeia de Escolas de Condução declarou: “A utilização voluntária da telemática (tecnologia da caixa negra) por novos condutores ajuda-os a cumprir as regras de trânsito e refrear quaisquer ‘momentos de loucura’ que possam pensar em ter. Existem poucas objecções à sua utilização, desde que ela seja voluntária. Porém, na eventualidade de uma utilização obrigatória, isso abriria o caminho para acusações de ‘big brother’ ou talvez ‘big pais’ a observar todos os movimentos do novo condutor.”
Muitas seguradoras na Europa estão a desenvolver políticas de seguros que incluem registos da caixa negra que revelam os padrões e hábitos de condução. Algumas seguradoras ajustam os seus prémios com base no nível de segurança da condução de determinado condutor, e podem até mesmo retirar o prémio se o condutor for considerado demasiado ‘perigoso’.
A Goodyear determinou que, para além da monitorização dos condutores inexperientes, muitos pais gostariam também de estar mais envolvidos na instrução de condução dos seus filhos. 53% dos pais expressaram um desejo de receber relatórios regulares do progresso dos instrutores de condução dos seus filhos, e 40% gostariam até de estar presentes nas aulas de condução como passageiros.
Olivier Rousseau, Vice-Presidente da EMEA de pneus ligeiros da Goodyear declarou: “Os pais desempenham um papel chave em assegurar que os seus filhos se tornam condutores seguros e estão dispostos a envolverem-se mais nesta educação. Os intervenientes chave nesta área da educação da condução precisam de dar mais possibilidades para este envolvimento dos pais e tomada de controlo.”
A psicóloga de tráfego, Margit Herle, da Associação Internacional de Psicologia do Trânsito, apoia esta petição: “Os pais, instrutores de condução, e todo o sistema social em que operamos, são responsáveis por ensinar os jovens a conduzir de uma maneira segura e responsável.”
46% dos pais são a favor desta tecnologia que lhes permite controlar a conduta dos seus filhos ao volante
Cartas de condução graduais
A carta de condução gradual é outra iniciativa que visa a melhoria da segurança rodoviária que recebeu um forte apoio dos pais e instrutores de condução.
Foi concebido um sistema de carta de condução gradual para que novos condutores adquiram experiência e competências ao longo do tempo em ambientes de baixo risco. De uma maneira geral, a carta de condução gradual dos condutores limita a condução à noite, em auto-estradas e sem supervisão durante as fases iniciais, número e idade dos passageiros, e vai retirando estas restrições ao longo do tempo através de testes adicionais; até que o indivíduo obtenha a carta de condução completa.
Em toda a UE, 42% dos pais de condutores inexperientes favorece um sistema de carta de condução gradual, sendo que a maior percentagem de apoio a esta condução gradual se encontra no Reino Unido, com 66% e o menor na Suécia com apenas 15%. Fora da UE, 85% dos pais turcos que responderam ao inquérito declararam que eram a favor deste tipo de sistema.
A mais recente investigação da empresa acerca das atitudes dos pais de condutores inexperientes tem como ponto de partida estudos anteriores acerca de condutores jovens e segurança rodoviária. Em 2012, a Goodyear encomendou um inquérito em toda a Europa a mais de 6400 condutores jovens para estudar o seu comportamento a nível de segurança rodoviária. Em 2013, a companhia voltou a realizar outro estudo, desta vez com a opinião dos professores das escolas de condução.
A Goodyear contou com vários parceiros para realizar esta pesquisa. Os psicólogos de Traffic Psychology International ajudaram a desenvolver o questionário, dando a sua opinião e contributo como especialistas. A Associação Europeia de Pais também contribuiu com a sua experiência.
A nova edição do Livro Branco de Segurança Rodoviária da Goodyear pode ser lida em www.goodyear.eu. Um vídeo do debate na mesa redonda e outro da conferência de imprensa onde foi apresentado o Livro Branco da Goodyear e discutidos os resultados do inquérito encontram-se disponíveis em: www.goodyear.eu/conference.







