Análise ao Dell XPS 13 em versão topo de gama.
Autor: João Gata para VoiceBox.pt
Genérico inicial: Fernando Martins
Sonorização genérico inicial: DONE Comunicação
Música original: “Emotional Technology 1” – Gavin Luke
o Dell XPS13 tem um ecrã de alta resolução 4K e que nesta versão topo de gama é táctil.
Mas o que o transforma num objecto de desejo é que este mesmo ecrã, a que chamam “Infinite Edge Display” , ter 14” que se encaixa num corpo onde só deveria caber um de 12. E se isto não é magia, anda lá perto.
Ao abrir a tampa somos convidados a premir o sensor biométrico para só ligar o computador através da nossa impressão digital.
Todo este painel é borrachada mas com um efeito tipo carbono com um pequeno botão on/off, e um teclado chiclete de excelente curso, retro-iluminado por um sensor ambiental.
NESTA VERSÃO, O XPS13 tem um processador Intel Core i7-7500 a 2.70GHz, 16GB de RAM e um disco SSD com 500GB de capacidade. O que se pode querer mais que isto?
Mesmo ultra compacto e leve, o XPS 13 está recheado de ligações para facilitar a vida de que exige alta performance mas com um lado muito prático que possibilite ligar simultaneamente vários acessórios sem a obrigação de adaptadores.
Neste campo, a Dell também excede as expectativas: tem uma porta thunderbolt 3 que é uma faz tudo, desde carregamento à ligação a dois monitores externos 4K, entrada USB3 com Powershare, ranhura para cadeado Noble, entradas USB 3.1 e USB 3.0, VGA, HDMI, Ethernet e USB-A através de um adaptador.
Tem ainda tomada para auscultador e um muito útil botão com a indicação da carga da bateria, uma das funções mais apreciadas nos Macbook Pro. .
Este Dell passa o “teste do colo” com distinção, ou seja, o poder trabalhar com ele pousado nas pernas, situação repetida a cada evento, a cada comunicação à imprensa e demais situações.
Mas é quando se puxa pela máquina que tudo começa a fazer sentido. É de uma rapidez de processos fenomenal. Puxar ficheiros de vídeo filmados a 4K e poder editá-los sem ter de lhes retirar qualidade, é conseguido com muita rapidez e sem sobressaltos. Por exemplo, tudo é feito com facilidade e sem atrasos no processamento de alguns efeitos especiais.
Se este XPS13 é muito eficaz quando a exigência é total, o comportamento é apenas ideal em todas as outras situações: é poderoso e muito rápido, um perfeito aliado para qualquer profissional exigente.
Resumindo, o Dell XPS13 na versão testada pode muito bem ser o portátil perfeito.
http://voicebox.pt/dell-xps-13-um-ultraportatil-quase-sem-moldura/
Preço: a partir dos 1500€










