Durante o passado mês de Janeiro, a Microsoft cometeu o erro (a nosso ver) de aumentar significativamente o preço do seu serviço de subscrição aos planos Microsoft 365 (anteriormente conhecidos como Office 365) em 30 euros anuais, ou seja, a nível pessoal, o Microsoft 365 passou agora a custar 99 euros anualmente (69€ antes) e 129 euros para o plano familiar (99€ antes).
É certo que foram adicionadas novas funcionalidades, nomeadamente a integração da tecnologia de Inteligência Artificial da Microsoft, o Microsoft Copilot, mas nem todos os utilizadores irão tirar partido da mesma, ou desejam utiliza-la, tendo em conta que esta levou a um aumento tão significativo do preço da subscrição dos seus planos actuais.
Funcionalidades e limitações
Entre as novidades introduzidas no serviço, a principal é mesma a integração da tecnologia Copilot directamente no Word, Excel, PowerPoint, Outlook e OneNote, assim como a possibilidade de poder aceder à aplicação Microsoft 365 Copilot.
Será igualmente disponibilizada a nova ferramenta de criação e edição de imagens Microsoft Designer, integrada em aplicações como o Word, que permite a criação de imagens através de uma simples descrição do que pretendem.

Em termos de limitações, a principal é mesmo o facto de a utilização dos serviços Copilot funcionarem em modo de créditos, ou seja, só poderá gastar um determinado número de créditos mensalmente. Outra limitação, esta exclusiva do plano familiar, é que apesar de poder associar até 6 pessoas ao mesmo plano, só o proprietário é que poderá usar os serviços Copilot.
Usar Office gratuitamente?
Se tudo isto lhe parece um absurdo, saiba que há uma forma de utilizar o Microsoft Office de forma gratuita. Essa solução passa por usar a sua conta Microsoft 365, que pode ser criada gratuitamente, e utilizar as aplicações web do Office, nomeadamente o Outlook, OneDrive, Teams, Word, Excel, PowerPoint, OneNote e outras.
A principal contrapartida, por utilizar todas estas ferramentas de forma gratuita, é que as mesmas não dispõem de todas as funcionalidades, embora utilizem as principais e essenciais para a criação e edição de documentos, folhas de cálculo, apresentações e outros tipos de ficheiros.
Outro detalhe importante é que esses ficheiros são automaticamente armazenados no OneDrive, o serviço de armazenamento Cloud da Microsoft, embora seja possível criar uma cópia para descarregar para o seu PC. E sim, é possível carregar um documento local para o Word e edita-lo a qualquer momento.
Como aceder?
Para aceder ao Office via web gratuitamente, deverá criar uma nova conta Microsoft, ou utilizar uma conta que já disponha. Poderá utilizar qualquer tipo de serviço de email associado a essa conta, incluíndo Gmail da Google.

Após criar a sua conta, irá deparar-se com o painel de controlo da sua conta Microsoft, onde terá acesso a todas as informações relacionadas com os serviços subscritos, e todos aqueles a que tem direito, mesmo estando a usar uma conta gratuita.

A nossa primeira recomendação é que aceda imediatamente às suas informações da conta e ajuste o idioma da conta. Este passo será essencial para garantir que o corrector ortográfico dentro das aplicações web funcionem de forma correcta e no idioma certo. Para tal aceda ao ícone da sua conta no canto superior direito e clique em O meu perfil.

Neste ecrã, na secção de Informações de perfil, clique em Idioma, e posteriormente em Idioma de apresentação, para alterar o idioma da sua conta para o idioma adequado a si.

Para aceder às aplicações web disponíveis na sua conta Microsoft 365 gratuita, deverá clicar no ícone dos 9 pontos (em forma de quadrado) no canto superior esquerdo, e clicar na aplicação web que deseja utilizar. No nosso caso em particular, iremos utilizar o processador de texto Word.

Como pode ver, à primeira vista as principais ferramentas do Word tradicional estão disponíveis, estando o layout da barra de ferramentas muito similar aquele que é encontrado nas versões completas para PC, como o Word 2024, com a vantagem de terem integração com o já referido serviço de armazenamento Cloud OneDrive.

Até ao momento, em Portugal, este é o layout disponibilizado, mas o mesmo poderá mudar num futuro próximo, pois a Microsoft já implementou uma barra vertical no lado direito do ecrã, que será utilizada para a reprodução de anuncios. Para a remover, terá mesmo que subscrever a um plano pago do Microsoft 365.










