Gao Fenglin e Zhou Buyi já ganharam um Red Dot Concept Award pela Bevel Cup (que vos vamos mostrar em breve).
Agora, estes dois designers apresentaram um nova ideia que tem tanto de simples como de genial:
Chama-se Discolor Tyre.
A lógica não podia ser mais simples: uma camada de borracha colorida é colocada por baixo das habituais camadas que constituem o pneu e vai surgir, com o desgaste do mesmo, de forma a alertar o condutor que está na altura de proceder à troca de pneus.
Fenglin e Buyi estimam cerca de 20.000 km de condução até a camada colorida ser visível, mas não há razão para que este número não posso mudar em função do tipo de borracha utilizado na composição do pneu.
Outro beneficio é que se torna mais fácil perceber cortes ou rasgões e fugas no pneu.
Esta não é a primeira vez que se pensa em utilizar alternativas diferentes para aferir o rasto do pneus e algumas ideias já foram mesmo patenteadas.
É o caso do Colored Wear Indicator for Tires que usa várias cores para indicar qual o desgaste exacto do pneu.
Patenteado está também o Vehicle Tire Tread Depth Determining System que ao invés de uma cor fixa utiliza uma camada sensível aos raios UV e que muda de cor conforme o desgaste.













