A princípio pensava que era uma brincadeira ou uma qualquer promoção, mas esta ideia da Doritos ao lançar o novo software designado como “Crunch Cancellation” é muito à frente.

Esta mesma semana fui ver o documentário “Coda” que retrata a vida de Ryuichi Sakamoto e os seus últimos dias. Uma hora e meia pesada, silenciosa, negra, mas abrilhantada com momentos musicais e com pensamentos do génio infelizmente desaparecido.

A sala de cinema estava esgotada e a percentagem de cabelos brancos e grisalhos era avassaladora. Mas eis que entretanto surge um casal de millennials que se sentaram, infelizmente, na minha fila. Mais tarde, chegou um duo de amigas já com o filme a decorrer e que se sentaram no outro lado da sala. O que tinham em comum para além da idade? Ambos tinham um enorme pacote de, adivinharam, pipocas.

Não sei porque ninguém os expulsou da sala. Talvez o pensamento tenha sido “coitadinhos, que infelizes, mas pelo menos vieram ver uma coisa boa… ou será que vieram ao engano?”. Mas a sério: quem no seu perfeito juízo leva pipocas para uma sala de cinema? Na minha humilde opinião, é quem não vê nem sabe o que é cinema. E muito menos com este título. Logo este título! Que falta de respeito por tudo e todos.

Hoje, passados poucos dias, surge este software, baseado em inteligência artificial, que “retira” o som do “pipocame” a ser mastigado pelo, neste caso, jogador e não espectador. Vamos ao comunicado?

image 11

Doritos Crunch Cancellation”,

A Doritos, marca líder de snacks salgados de PepsiCo em Portugal, lança “Doritos Crunch Cancellation”, um software inovador capaz de selecionar e eliminar o som do crunch dos snacks durante o streaming. Agora, gamers e streamers podem falar livremente para o microfone enquanto desfrutam do snack da marca sem gerar ruído, bastando para isso que instalem, gratuitamente, o software nos seus computadores.

Joana Pinto, Diretora de Marketing de Snacks em Portugal, afirma “Conhecemos os nossos consumidores e sabemos que os gamers e streamers consomem snacks enquanto jogam. Foi por isso que criámos esta solução que faz de Doritos o snack ideal para os gamers, permitindo-lhes saborearem o seu snack favorito, sem perderem o jogo!”

“Doritos Crunch Cancellation”, criado com a ajuda da Inteligência Artificial, funciona como um filtro que atua na entrada de áudio, detetando e diferenciando a onda sonora da voz da onda sonora gerada pelos sons do crunch de Doritos. Desta forma, o software seleciona esses ruídos e elimina-os eficazmente.

“O lançamento de “Doritos Crunch Cancellation” está a ser um êxito junto da comunidade do gaming mas não se limita a esta comunidade. Todos os que fazem videochamadas, seja junto de amigos ou familiares, já podem desfrutar do nosso snack sem receio de incomodar terceiros”, acrescenta Joana Pinto.

De utilização intuitiva, possui um único controlo deslizante que permite escolher entre os modos “Performance” e “Precision” para o cancelamento de ruído. O download e instalação são também bastante simples, bastando aceder a https://www.doritos.pt/ e fazer o registo para descarregar o software de forma gratuita.

Na mais recente campanha da marca, a curiosidade dos consumidores foi despertada com uma fase teaser, disruptiva e misteriosa recorrendo a publicidade no exterior, influencers e gamer. O objetivo foi criar expectativa e debate entre os consumidores através da alusão a “Doritos Silent”. Numa segunda fase, a marca revelou o lançamento de Doritos sem crocância que, na realidade, traduz-se em qualquer uma das suas tortilhas de milho com a utilização do software.

A campanha foi comunicada através de publicidade outdoor, redes sociais e parceria com influenciadores, entre eles Move Mind, um dos maiores fenómenos do streaming, em Portugal (vídeo aqui). “Doritos Crunch Cancellation” continuará com uma campanha forte em digital, OOH e influencers para difundir este novo software tão relevante para o seu target.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *