prémios playstation

comunicado de imprensa:

A PlayStation anuncia hoje os 10 melhores projectos candidatos à 2ª edição dos Prémios PlayStation que passam à fase seguinte desta iniciativa. Os estúdios apurados vão ter a oportunidade de expor os seus títulos na Lisboa Games Week, que vai decorrer de 17 a 20 de Novembro, na Feira Internacional de Lisboa (FIL).

Os 10 estúdios que vão passar à próxima fase são:

–       Team Elaris, com o jogo de exploração submarina Forgotten Shaft;

–       Cake Collective, com An Aztec Tale, um city builder na 3ª pessoa;

–       Lunar Labs, com o título de sobrevivência Moonphobia;

–       Spellcaster Studios apresenta Gateway, um arcade shooter 3D;

–       Indot Game Studio, com o jogo de estratégia e ação Shutix;

–       BadaGuedes, com o título de estratégia defensiva HellKeeper;

–       GameStudio 78 apresenta novos palcos de música com VRock;

–       Kiltic Games Team, com o jogo de plataformas 2D KrazyTrain;

–       Anomaly Studios, com GetAlive, um RPG de sobrevivência;

–       Disconnect leva os jogadores ao espaço de Uranus.

Estes estúdios destacaram-se entre as mais de 50 candidaturas à iniciativa da PlayStation e vão apresentar as suas ideias ao júri, à imprensa especializada e a todo o público durante a maior convenção portuguesa de videojogos, entretenimento e tecnologia. O grande vencedor será conhecido em janeiro de 2017, na cerimónia de entrega dos Prémios PlayStation.

Além da divulgação do talento nacional, a PlayStation vai estar presente na Lisboa Games Week com um stand de cerca de 1.500m2 e mais de 100 postos de jogo, onde vão estar disponíveis alguns dos jogos que marcaram o ano e muitas surpresas para todos os visitantes, que serão reveladas nas próximas semanas.

Os Prémios PlayStation são uma iniciativa inédita em Portugal de apoio ao desenvolvimento de videojogos, que desafia jovens portugueses a apresentarem projectos para a PlayStation4, o que significa que o vencedor poderá ver o seu título a chegar a 40 milhões de utilizadores de todo o mundo.

A primeira edição dos Prémios PlayStation teve grande sucesso e contou com mais de 50 equipas inscritas. Na grande final, o estúdio Fun Punch recebeu o Prémio de Melhor Jogo e o Prémio da Imprensa com o jogo Strikers Edge. O título, que será lançado ainda este ano na PS4, é um jogo de combate multijogador estilo arcada onde os jogadores têm de combater contra guerreiros anciões.

Além do acesso às melhores condições para desenvolver um jogo para a PlayStation4, a equipa de Strikers Edge tem marcado presença em eventos muito importantes da indústria dos videojogos. Os developers foram convidados a apresentar o seu jogo no lançamento do PlayStation Talents e a estarem presentes nas maiores feiras anuais de videojogos e entretenimento do mundo, como a E3, em Los Angeles, e a Gamescom 2016, em Colónia, Alemanha.

Os Prémios PlayStation estão divididos numa categoria principal e cinco categorias secundárias:

Categoria Principal

–    Prémio PlayStation® para Melhor Jogo de 2016

Categorias Secundárias

–       Prémio PlayStation® para Jogo mais Inovador

–       Prémio PlayStation® para Melhor Arte

–       Prémio PlayStation® para Melhor Utilização das Plataformas PlayStation®

–       Prémio PlayStation® para Melhor Jogo Infantil

–       Prémio PlayStation® da Imprensa

O projeto vencedor do Prémio PlayStation® para Melhor Jogo de 2016 em Portugal terá acesso a:

–       Um prémio monetário no valor de 10.000 € para apoiar o financiamento do desenvolvimento do videojogo

–       Kits de desenvolvimento PS4®

–       Um espaço físico para trabalhar durante 10 meses em Lisboa

–       Publicar o seu videojogo para PS4® na PlayStation®Network

–       Uma campanha promocional nos canais próprios da PlayStation® no valor de 50.000 €

Os Prémios®PlayStation estão incluídos no programa PlayStation®Talents que tem como objetivo impulsionar a indústria do desenvolvimento de videojogos em Portugal e Espanha através de várias iniciativas destinadas a apoiar o talento nacional.

O programa PlayStation®Talents conta com cinco áreas de atuação distintas:

·      PlayStation®Futuros Talentos: uma iniciativa que tem como objetivo desenvolver o talento de jovens do ensino secundário através da geração de ideias para criar um videojogo.

·      PlayStation®First: um programa de apoio a instituições de ensino superior no desenvolvimento de videojogos, que já funciona noutros países como o Reino Unido, Índia ou Austrália. Este programa fomenta a formação universitária na área dos videojogos, oferecendo aos jovens oportunidades para criar conteúdos para as plataformas próprias da PlayStation®.

·      Prémios PlayStation®: esta iniciativa promove o desenvolvimento de videojogos de estúdios nacionais e arrancou em Portugal em novembro de 2015. Neste momento, o projeto vencedor da 1ª edição, Strikers Edge, está a ser desenvolvido para a PS4®.

·      Games Camp: na Factoría Cultural do Matadero de Madrid, numa incubadora de indústrias criativas, estão integradas cinco equipas às quais foram fornecidos kits de desenvolvimento para a PS4®, apoio técnico e legal e uma campanha de comunicação e marketing em meios próprios para apoiar o lançamento de cada jogo. O objetivo é publicar anualmente cinco títulos para a PS4®.

·      PlayStation®Alianças: nesta área a PlayStation® trabalha com estúdios de diferentes perfis e dimensões de forma a desenvolver jogos para a PS4®.

 

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts