Xá das  5
  • NOTÍCIAS
  • Audio
  • RODAS
  • Video + Foto
  • Análises
  • Opinião
  • Mobile
  • Ideias
Sem resultados
Ver todos os resultados
Xá das  5
  • NOTÍCIAS
  • Audio
  • RODAS
  • Video + Foto
  • Análises
  • Opinião
  • Mobile
  • Ideias
Sem resultados
Ver todos os resultados
Xá das  5
Sem resultados
Ver todos os resultados

Estudo Cisco revela que consumidores desejam carros mais tecnológicos

João Gata por João Gata
Maio 15, 2013
Cisco distinguida
Share on FacebookShare on Twitter

comunicado de imprensa:

Consumidores querem carros mais automatizados, de acordo com estudo da Cisco

Estudo Cisco revela que metade dos consumidores em todo o mundo compra automóveis com base na reputação tecnológica do fabricante

 

A Cisco anunciou hoje os resultados do estudo Cisco Customer Experience Report, que foca a compra de automóveis e a experiência de condução. O relatório global examina as preferências do consumidor em matéria de tecnologia e a importância destas aquando da compra e condução de um automóvel. Os consumidores identificaram também os principais factores de decisão, as suas preferências no que toca aos representantes/fabricantes que oferecem experiências de condução mais pessoais e a confiança que têm em futuras inovações no sector automóvel.

No relatório, os consumidores mostraram como a informação e a tecnologia são cruciais em toda a experiência automóvel. Da compra do carro ao serviço de manutenção, os consumidores estão a usar tecnologias de comunicação mais avançadas (p. ex., telemóveis, texto, telefone, websites, dispositivos de comunicação embebidos, etc.) para se relacionarem com os fabricantes de automóveis e seus representantes. Os resultados mostram que cerca de metade (47%) dos consumidores a nível global valorizam a reputação dos fabricantes em matéria de adopção de tecnologia quando escolhem a marca do carro.

Em 2013, a Cisco comissionou um estudo de mercado que envolveu mais de 1500 consumidores em 10 países. Globalmente, os consumidores estão ansiosos por ver mais mudanças nos veículos em matéria de personalização, segurança, tempo e poupança de custos, com o Brasil, a China e a Índia a revelarem-se mais desejosos de fornecer informação pessoal sobre hábitos de condução em troca de maior eficiência de custos e tempo, sendo que mostram também mais confiança em automóveis conduzidos sem intervenção humana.

A Cisco acredita que a Internet dos Carros é um excelente campo de aplicação para a Internet das Coisas, que vai transformar o sector automóvel e a forma como conduzimos. A Internet das Coisas aproxima pessoas, processos, dados e objectos para estabelecer conexões entre veículos, veículos e pessoas e veículos e outros objectos à medida das necessidades. A Cisco divulgou recentemente um relatório intitulado Internet of Everything Economic onde identifica um potencial negócio de 350 mil milhões de dólares decorrente da ligação entre veículos comerciais. As principais vantagens advêm da poupança de tempo e dinheiro, mas existe também uma oportunidade para ganhos ambientais, através da redução dos gastos energéticos e das emissões de carbono.

Cisco-campus1

 

Conclusões principais:

Antes de comprar um automóvel, os consumidores começam por pesquisar online.

A maioria dos consumidores inicia o processo de compra de carro online: 83% dos consumidores a nível mundial prefere recolher informação sobre um automóvel na Internet, contra apenas 17% que prefere ligar ou deslocar-se a um stand de venda.

Confiança nos websites dos fabricantes:  61% dos consumidores usa os sites dos fabricantes para pesquisar informação com vista à compra do carro. A boa notícia para o mundo digital é que 78% dos consumidores confia nas suas pesquisas online.

 

Consumidores querem uma forma mais automática de seguir os custos de manutenção do automóvel

O preço dos combustíveis tem impacto na experiência do consumidor: 52% dos consumidores quer acompanhar o preço do combustível a partir do veículo. Seguir o preço dos combustíveis foi a principal prioridade em matéria de informação, por comparação com 46% dos consumidores que querem poder acompanhar o preço dos seguros, 35% querem saber a disponibilidade da assistência em viagem ao longo do percurso, e 32% dos consumidores quer aceder a informação previamente registada.

 

Seguir custos de manutenção do carro: O desejo dos consumidores de poder seguir informação relativa aos custos operacionais dos automóveis ficou demonstrado com os 62% de respondentes que disseram estar dispostos a comprar um dispositivo que lhes permitisse acompanhar o orçamento mensal para combustível e manutenção do seu carro.

 

Os consumidores estão dispostos a trocar dados por valor sob a forma de personalização, segurança e poupança

  • Custos de seguros/manutenção mais baixos: 74% permitiriam que os seus hábitos de condução fossem monitorizados com o objectivo de poupar dinheiro no seguro ou nos serviços de manutenção do automóvel.
  • Mais segurança pessoal: 60% estaria disposta a fornecer informação biométrica como impressões digitais e amostras de ADN em troca de segurança personalizada ou mais segurança no automóvel.
  • Carro personalizado: 65% estariam dispostos a partilhar informação pessoal como altura/peso, hábitos de condução e de entretenimento se isto permitisse ter um carro e uma experiência de condução mais personalizados.

 

Os consumidores confiam em veículos automatizados e em sistemas de condução automática  

  • Mais de metade dos consumidores a nível global (57%) estariam dispostos a andar num carro inteiramente controlado por tecnologia e que não precisasse de um condutor humano. Os consumidores com mais confiança foram encontrados no Brasil com 96%, na Índia com 86% e na China, com 70%.
  • Miúdos a bordo: A confiança dos consumidores diminuiu para 46% quando se lhes perguntou se deixariam os seus filhos andar em automóveis sem condutor. Os consumidores com menos probabilidade de autorizar encontraram-se no Japão, França e Alemanha, onde apenas 6% se mostrou disposta a permitir que os seus filhos circulassem em automóveis sem condutor humano.

 cisco

 

Citações de apoio:

 

AndreasMai, director de marketing de produto do Connected Industries Group da Cisco
“A maioria dos consumidores espera ligar-se à Internet onde quer que esteja. Como é possível que passem muito do seu tempo no carro, é natural que queiram automóveis mais ligados. Este estudo de mercado confirma que é chegado o momento de pôr a Internet sobre rodas e nos nossos carros.”

 

Peter Granger, director sénior de marketing para a indústria, Cisco Products Solutions Industry Marketing: “O estudo mostra o à-vontade dos consumidores com a tecnologia e a necessidade de informação imediata, quer estejam a pesquisar, comprar, conduzir ou fazer a manutenção do seu carro. Se é verdade que consumidores em diversas partes do mundo têm diferentes expectativas, é certo também que o seu desejo por tecnologia é mais positivo do que muitos fabricantes imaginam. Muitos consumidores estão simplesmente à espera que os fabricantes respondam com melhores experiências de compra, condução e manutenção em automóveis melhorados com tecnologia.”

Tags: CiscoCisco Customer Experience Report
João Gata

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

Próximo artigo
Colorfoto – inscrições treino foto para Superbikes

Colorfoto - inscrições treino foto para Superbikes

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recomendados.

SSL 18: o novo interface áudio USB que redefine o homestudio

SSL 18: o novo interface áudio USB que redefine o homestudio

Janeiro 27, 2025
Opel Mokka Hybrid agora disponível com tecnologia de 48 volts

Opel Mokka Hybrid agora disponível com tecnologia de 48 volts

Junho 23, 2024

Tendências.

Ecrã do Spotify com aviso de actualização dos termos de utilização

Spotify 2025: os novos Termos e o que perdes

Setembro 7, 2025
Jovem ansiosa com smartphone na mão, símbolo da geração ansiosa

A Geração Ansiosa: Portugal precisa de acordar

Setembro 1, 2025
Integração da Instapaper em eReaders Kobo para leitura offline

Instapaper chega aos Kobo para leitura offline

Setembro 1, 2025
FNAC dá até 90€ extra na retoma de iPhone e aposta na sustentabilidade

FNAC dá até 90€ extra na retoma de iPhone e aposta na sustentabilidade

Agosto 11, 2025
Parlamento Europeu em Bruxelas, símbolo da aprovação do AI Act que regula a inteligência artificial.

AI Act: União Europeia proíbe 8 práticas de IA

Setembro 3, 2025

Parceiros

TecheNet
Logo-Xá-120

Gadgets, tecnologia, ensaios, opinião, ideias e futuros desvendados

  • Estatuto editorial
  • Política de privacidade , termos e condições
  • Publicidade
  • Ficha Técnica
  • Contacto

© 2025 Xá das 5 - Director: João Gata

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
  • Audio
  • RODAS
  • Video + Foto
  • Análises
  • Opinião
  • Mobile
  • Ideias

© 2025 Xá das 5 - Director: João Gata