comunicado de imprensa:
A Eurotux, empresa especializada na implementação de soluções de tecnologias de informação e comunicação à medida dos seus clientes, revela-se alinhada com as principais tendências do mercado para 2021, definidas pela IDC e Gartner.
As duas empresas de estudos de mercado baseiam as suas previsões no cenário imposto pela pandemia COVID-19 e a Eurotux implementou estratégias para responder assertivamente aos desafios que o mercado e as empresas enfrentam este ano.

- Cloud computing: de acordo com a Gartner, 40 por cento das organizações terão em 2023 parte das suas equipas em regime de teletrabalho, uma realidade que impõe às infraestruturas disponíveis uma responsabilidade adicional: de garantir as condições técnicas necessárias para assegurar a produtividade dos colaboradores. Esta tendência deixa ainda clara outra conclusão que o mercado tem vindo por si a revelar – a procura por computação na nuvem vai aumentar. Neste cenário, as empresas vão necessitar de armazenar cada vez mais dados, pelo que a procura por outsourcing de serviços de cloud tem tendência a aumentar – sejam as clouds públicas, privadas ou híbridas. A estes serviços estão intimamente ligadas as soluções de segurança que devem complementá-las. Empresas como a Eurotux assumem-se como prestadores de serviço especializados em implementações de plataformas cloud que permitem às empresas maior agilidade e uma superior capacidade de armazenamento de dados em segurança. A Eurotux está preparada para melhorar a resiliência das infraestruturas com serviços de monitorização permanente, suporte e manutenção proactiva.
- Cibersegurança: em 2020 assistimos a um aumento considerável das ameaças à cibersegurança de organizações e utilizadores. O cenário de teletrabalho potenciou novos pontos de entrada nas redes das empresas – através dos endpoints dos colaboradores a trabalharem em casa – e muitos dos ativos das empresas passaram a estar fora do perímetro físico da organização, um argumento que impõe novos desafios em matéria de cibersegurança. A Eurotux assume-se como um parceiro de prestação de serviços de Security Operations Software (SOC) ininterruptos ou implementação de soluções tecnológicas de segurança que garantam acesso remoto seguro e soluções de zero trust, entre outras.
- Aceleração da transformação digital: a tecnologia não fez apenas parte da resposta que as empresas deram aos desafios impostos pela pandemia, mas é também um enabler de novos modelos operacionais e de abordagens diferentes ao mercado. A integração de plataformas aplicacionais e software dentro das empresas é um argumento essencial para aumentar o ritmo da implementação de estratégias de aceleração digital. A Eurotux apresenta-se como um agente catalisador dessa mudança e como parceiro para as organizações em diferentes graus de digitalização. Com o Eurotux Enterprise Integrator, é possível por exemplo instalar conetores para cada uma das aplicações existentes no cliente para facilitar a comunicação e a produtividade dentro da empresa.
- Experiências melhoradas com IA: tomemos em consideração o cenário imposto pela pandemia de COVID 19 e as suas implicações para o quotidiano das pessoas. As compras online subiram em flecha e crescente procura por experiências de compra online simplificadas e fluidas fez com que cada vez mais empresas investissem em experiências de utilizador melhoradas (UX). As soluções com capacidades de IA irão durante o ano melhorar esta experiência de compras online, oferecendo viagens personalizadas ao cliente. De acordo com o mais recente relatório da Gartner, 85% dos clientes vão fazer compras sem qualquer contacto humano e procuram experiências que envolvem, além de uma boa experiência de consulta e compra, serviços de logística, pagamentos, acompanhamento de entrega e devolução. Para empresas que prestam serviços de Outsourcing em TI, como é o caso da Eurotux e da sua participada Dipcode, esta realidade abre perspectivas de maior colaboração, já que poucas organizações com negócios de e-commerce contam com as competências necessárias para implementarem serviços baseados em IA.
- Progressive Web Apps: com o aumento da procura de uma melhor experiência do utilizador, há uma necessidade crescente de PWAs. As empresas vão procurar cada vez mais parceiros capazes de entregar PWAs e satisfazer as crescentes exigências dos seus clientes.
Ricardo Oliveira,Consulting Services Director at Eurotux, refere que «as empresas enfrentam hoje e em particular este ano de 2021 um cenário de rápido crescimento tecnológico, e devem encarar o investimento na transformação digital como um investimento no seu futuro».
O mesmo responsável garante que «o recurso a empresas de Outsourcing de TI assegura que as empresas conseguem responder assertivamente a todas as mudanças digitais com competências que não têm dentro da organização.
Permite assim que elas combatam a escassez de talentos in-house e contem com a colaboração de empresas com um profundo know-how nas áreas onde operam, garantindo melhores perspetivas de futuro do seu negócio».
Sobre a Eurotux:
Criada em 2000, a Eurotux junta a excelência técnica e científica a uma gestão prudente, que sempre lhe permitiu um crescimento sustentado, apoiado em elevados capitais próprios e em excelentes indicadores de resultados, liquidez e solvabilidade, que lhe valeram diversos galardões.
A Eurotux tem experiência com as principais clouds públicas (AWS, Azure e GCP), com serviços exigentes em termos de segurança, fiabilidade e escalabilidade, com algumas referências muito relevantes na área do comércio eletrónico e retalho.
O grupo conta ainda com a ITMZ e a Dipcode e assume-se como uma organização especializada em planeamento, integração e implementação de sistemas informáticos.
Para mais informações, consulte www.eurotux.pt ou siga-a nas redes sociais Facebook, LinkedIn, Twitter e YouTube.









