Apesar de não utilizar hardware de topo, como alguns dos seus principais rivais no mundo dos smartphones Android, a Google sempre soube tirar partido das suas excelentes capacidades no que toca ao seu software, mais concretamente no processamento de imagem.

Com a recém-lançada família de smartphones Google Pixel 9, como o Google Pixel 9 Pro XL que já foi analisado pelo nosso João Gata, a tecnológica de Moutain View volta a estar nas luzes da ribalta, com dois modelos a dominarem os rankings do conceituado portal DXOMark, tendo o seu Google Pixel 9 Pro Fold, o seu novo dobrável (ainda não disponível em Portugal) a classificar-se como sendo o smartphone dobrável com a melhor câmara do mercado, com 141 pontos.

Ranking Pixel 9 FOld
©DXOMark

Com uma distância significativa do seu principal rival, o novo Samsung Galaxy Z Fold 6 (com 133 pontos), este não deixa de ser um resultado impressionante para um equipamento que, à partida, utiliza uma configuração algo “banal”, sendo a câmara principal composta por um sensor de 48 milhões de píxeis, com uma singela abertura f/1.7 e uma dimensão de apenas 0.8 µm por píxel, e os restantes sensores compostos por soluções de 10.8 MP (telefotográfica) e 10.5 MP (ultra grande angular).

Pixel 9 Pro cameras
©Google

O mesmo não se pode dizer do seu “irmão maior”, o Pixel 9 Pro XL, que incluí um conjunto de sensores mais evoluídos, razão pelo qual obteve uma classificação superior (158 pontos) no ranking do DXOMark, o que lhe permitiu atingir a segunda posição global de smartphones, ficando apenas atrás do Huawei Pura 70 Ultra.

Em termos de hardware, este modelo conta com um sensor grande angular de 50 megapíxeis com uma dimensão bastante superior, daí os 1.2 mícron por píxel, um sensor de 48 MP para a ultra grande angular e outro, igualmente de 48 MP, para a câmara periscópica (zoom óptico de 5x).

Poderá encontrar os testes completos a estes equipamentos nos seguintes links:

Teste DXOMark – Google Pixel 9 Pro Fold

Teste DXOMark – Google Pixel 9 Pro XL

Gustavo Dias

Para quem, aos 10 anos já dava assistência aos computadores da escola que frequentava, não é difícil perceber que as tecnologias são uma das suas grandes paixões. Os mais de 22 anos de experiência no mercado de publicações tecnológicas permitiram assistir a uma evolução extraordinária, que não se vai ficar por aqui.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

parceiro

Análises – reviews

Analista ao volante do novo Mercedes Classe A

Siga o Xá das 5, um blogue de João Gata

Advertisement