O Garmin Venu é o mais democrático smartwatch da marca que sempre trabalhou targets muito definidos. Será que tem o que é preciso para vencer?

A Garmin entregou-me para análise o novo smartwatch VENU um pouco antes do confinamento, portanto, tenho-me servido dele durante mais de um mês e em todos os modos que me lembro, à excepção das dezenas de contadores específicos para outras tantas actividades desportivas.

Cliquem no play para ouvir o podcast

Spotify: https://spoti.fi/2VL3B8b

Google Podcasts: https://bit.ly/2RVcMSe

Anchor: https://bit.ly/3bpp4tW

Mas atenção: uso o GPS para me gravar os percursos das caminhadas e até me atrevo a dar umas corridas breves para me aperceber logo dos avisos que tremem no pulso e que indicam que o meu stress variou, as pulsações subiram em flecha e até, atenção que esta tem piada, para ter cuidado porque o Venu percebeu que a minha saúde física poderia estar em risco.

Nunca tinha tido um verdadeiro Personal Trainer tão eficaz e até compreensivo e, para além de tudo o resto que este Garmin faz, confesso que ganhou muitos pontos comparativamente com inúmeros modelos que já experimentei, desde braceletes a relógios de diversas dimensões e design.

Garmin Venu análise Xá das 5
Garmin Venu análise Xá das 5

Finalmente, um smartwatch democrático

O Garmin Venu é o primeiro verdadeiro smartwatch da marca, pois oferece-nos um design muitos simples e que passa despercebido, com um tamanho normal para os padrões a que a Garmin nos habituou com grandes “cebolas” sempre mais apontadas para profissões que exigem outras normas de construção e outro tipo de eficácia.

O Venu tem outras duas grandes vantagens em relação à sua gama, mais propriamente aos Vivo e VivoActive, e que pode enfrentar e até vencer a concorrência estabelecida no mercado tradicional, como o icónico Apple Watch e a maioria da armada Google. Helás, até pode fazer frente aos sofisticados Gear da Samsung.

Falo do ecrã Amoled táctil muito brilhante e colorido e de uma bateria que aguenta muitos dias. E sim, estes dois melhoramentos podem catapultar as vendas deste relógio leve, com 46 gramas, e fino, com pouco mais de 12 milímetros de espessura. A coroa tem uma medida apenas com o diâmetro de 43 milímetros, talvez não do agrado de homens de barba rija e de pulso grande e grosso.

Com coroa em metal, o Venu pode mergulhar até 5 metros de profundidade, portanto, também pode ir ao duche, permite pagamentos através da aplicação proprietária Garmin Pay e tem memória suficiente para caber lá uma boa selecção de discos que nos permite fazer jogging sem ter de usar um smartphone ou leitor MP3. Basta emparelhá-lo com uns auriculares bluetooth e é começar a correr. Ou caminhar, no meu caso, até esgotar a capacidade de 5000 músicas. Ah, e guarda as listas Spotify em modo offline. Não esperavam por esta, pois não?

Garmin Venu análise Xá das 5
Garmin Venu análise Xá das 5

Dormir

A grande mudança de hábitos que o Venu me provocou foi radical na minha vida, pois nunca o tinha conseguido fazer: dormir de relógio no pulso. É verdade, este simples acto tão normal para tantas almas, era-me desagradável por uma série de motivos.

Mas foi a contar com a sofisticada tecnologia da Garmin que quis saber como passava as noites. Como respirava, qual era o nível de stress, quantas vezes acordava e quais os períodos de REM. Por exemplo, fiquei a saber que a oxigenação do meu sangue está sempre com níveis muito equilibrados, que acordo duas vezes em média por noite, e que só durmo profundamente pouco mais que sessenta minutos. Assustador? Nem tanto, tenho sono leve entre 4 e 5 horas o que já não é nada mau.
Foi também muito útil perceber que sou acordado pelo camião do lixo, geralmente a bater os baldes pelas 6h45. É um dos tais momentos em que acordo.

Muitos sensores

O grande sensor colocado na traseira do Venu tem tecnologia Elevate, sensor Pulse OX, sensor de altitude e oxímetro, tudo para fornecer métricas o mais fidedignas possíveis.

A Aplicação própria é muito completa e até colorida o que nos remete para alguns truques que a Garmin usa para nos manter a mexer, com animações coloridas e animadas que nos vão entretendo e puxando pelos músculos. É um bom toque, Garmin.

Garmin Venu análise Xá das 5
Garmin Venu análise Xá das 5

O que mais enerva

Menos positivo, e colocado ao lado do sensor, é a ligação proprietária de quatro pinos para recarregamento. Poderia ser um micro USB para facilitar a vida, porque assim somos obrigados a andar sempre com o cabo específico que nunca poderemos perder ou esquecer. É daquelas coisas que me enerva e faz subir o stress, o que faz logo o relógio tremer e me pedir uns minutos para um programa de relaxamento respiratório, daqueles inspira e expira, que realmente nos acalma a psique e o nervoso miudinho.

Garmin Venu análise Xá das 5
Garmin Venu análise Xá das 5

O ecrã tem 1,2” e 390 pixels de resolução. É muito luminoso e tem grande qualidade, mesmo sob a luz do sol, o que permite controlar as operações por toque. Existem também dois botões que nos permitem escolher e viajar por entre funções, principalmente as desportivas. Mas muitas coisas são feitas através da App como encontrar o estilo de ecrã que mais nos seduz e transferir as músicas do nosso contentamento.

À medida que vou escrevendo, vou-me lembrando de algumas acções interessantes. Por exemplo, o altímetro sabe quantos andares subo e fiz essa experiência, visto que tenho escadas dentro de casa. E o Venu acertou em cheio no número de pisos subidos, para além que também conta como pisos as grandes subidas desta cidade lisboeta que muitos teimam ser compatível com bicicletas.

Para quem gosta de yoga, este é também o relógio perfeito, pois toda uma suite de treino está inclusa e, disse-me a vizinha que pratica diariamente o método de relaxamento físico e espiritual, a quem o emprestei para um dia de exercícios, que é muito “acurrate” e que tem métricas próprias para chegar ao estado mais puro.

Garmin Venu análise Xá das 5
Garmin Venu análise Xá das 5

Muitos programas para todos os desportistas

Para os mais desportistas, o Venu tem de raiz programas específicos para a prática de golfe, corrida, ciclismo e piscina. Mas podemos inserir outras modalidades a nosso belo prazer. O PT é também uma mais valia com as tais animações.

Antes que me esqueça, quero salientar que tanto o oxímetro durante o sono quanto a utilização do GPS escoam muito facilmente a bateria, portanto, tenham isso em conta. Com tudo ligado, temos cerca de 6, 7 horas de utilização, mas basta desligar a música, o oxímetro e o GPS para o não recarregarmos durante uma semana! A função Always On Display também pode ser desligada para aumentar ainda mais o tempo total.

Ops, esperem que fui avisado neste preciso momento que estou há demasiado tempo sentado e preciso de me mexer.

Garmin Venu análise Xá das 5
Garmin Venu análise Xá das 5

Concluindo

Como smartwatch, tem tudo o que precisamos. Notificações de todos os géneros e é compatível com Android e iOS. Quero também deixar este apontamento: ele monitoriza o ciclo menstrual, mas é daquelas funções que não pude verificar.

Em resumo, tem sido uma experiência fantástica viver com este Venu durante a pandemia, pois ajuda-me nas caminhadas, embala-me com música sem ter de transportar um smartphone, desenha os mapas para não repeti-los na próxima saída e ajuda-me com as notificações. Mas é mesmo durante a noite que mais preciso dele e que, atenção, até tenho mudado alguns maus comportamentos para conseguir ter noites mais calmas e um sono mais duradouro.

E isto, meus amigos, dá saúde.

O preço do Garmin Venu ronda os 350€ mas pode ser alterado consoante a versão e o tipo de bracelete.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *