
O Google DeepMind e o Google Research anunciaram o seu trabalho mais recente no apoio à melhoria da previsão de ciclones com IA. Isto inclui um novo modelo experimental, um website interativo para visualização dos nossos modelos meteorológicos de IA e uma parceria com o Centro Nacional de Furacões dos EUA.
Google DeepMind e Google Research
- Os ciclones tropicais, também conhecidos como furacões e tufões, estão entre os fenómenos meteorológicos mais perigosos. Nos últimos 50 anos, tiraram a vida a centenas de milhar de pessoas e causaram 1,4 biliões de dólares de prejuízos.
- Os ciclones são muito sensíveis, mesmo a pequenas diferenças nas condições atmosféricas – e os dados são escassos – tornando-os notoriamente difíceis de prever com precisão. Contudo, melhorar as previsões meteorológicas pode ter um enorme impacto na protecção das comunidades.
- Modelo Experimental: O nosso modo experimental para ciclones aborda os principais desafios na previsão destes fenómenos. Consegue prever com perícia a formação, trajetória, intensidade e tamanho de um ciclone – gerando até 50 cenários possíveis, com até 15 dias de antecedência.
- De acordo com as nossas avaliações internas e avaliações do Instituto Cooperativo de Investigação da Atmosfera (CIRA), o nosso modelo mostra uma capacidade comparável ou superior aos melhores modelos operacionais baseados na física para a trajetória e intensidade dos ciclones.
- Website interactivo: Estamos a lançar uma pré-visualização pública de um novo website interativo chamado Weather Lab. Este irá mostrar previsões de ciclones, em tempo real e histórico de diferentes modelos meteorológicos de IA (o nosso modelo experimental de ciclones, WeatherNext Graph, WeatherNext Gen), juntamente com modelos baseados em física do Centro Europeu de Previsões Meteorológicas de Médio Prazo (ECMWF).
- Parceria com a NHC: Temos vindo a colaborar com o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos EUA, que avalia os riscos de ciclones nas bacias do Atlântico e do Pacífico Leste, para validar cientificamente a nossa abordagem e os resultados. Os seus especialistas em previsão estão agora a ver as previsões em tempo real dos nossos modelos experimentais de IA, juntamente com outros modelos baseados em física e observações. Também temos colaborado com a CIRA, o UK Met Office, a Universidade de Tóquio, a Weathernews Inc. do Japão e outros especialistas para melhorar os nossos modelos.
Mais detalhes estão disponíveis no nosso blog. E, pode conhecer o website Weather Lab aqui.









