
Sabemos bem do pedigree desportivo da Honda cujo palmarés está recheado por taças e campeonatos mundiais em quase todas as categorias em que se envolveu. Estando agora concentrada no WTCC (com o nosso Tiago Monteiro ao volante de um dos Civic), está na hora de continuar a desenvolver o protótipo NSX (o que acontece em Raymond, Ohio) e foi mostrado numa volta de demonstração no circuito Mid-Ohio Car Course em Lexington que antecedeu a prova Honda Indy 200.
Os progressos são notórios e os resultados adivinham-se bombásticos. Mas porque é que existe tanto hype em relação ao novo NSX? É que este super desportivo estará equipado com um motor V-6 de média dimensão, empregando o inovador sistema Sport Hybrid SHAWD – Super Handling All Wheel Drive. Este é um novo sistema híbrido que combina o controlo ajustável de binário bilateral e a eficiência híbrida utilizando 3 motores eléctricos – 1 integrado no motor V-6 e na nova transmissão DCT para controlo das rodas traseiras, e dois nas rodas dianteiras. Este novo sistema de tracção integral híbrido poderá gerar instantaneamente binário positivo ou negativo às rodas dianteiras ao curvar, o que proporcionará uma capacidade de controlo sem precedentes nos anteriores sistemas de tracção integral.
O lançamento está aprazado para 2015 e os responsáveis nipónicos não escondem a sua satisfação: “ É natural que esta demonstração tenha sido feita nesta pista pois temos as equipas de produção e desenvolvimento deste super-desportivo localizadas, aqui, no Ohio. Para nós é muito entusiasmante ver o protótipo em pista, reflectindo deste modo os excelentes progressos que temos levado a cabo com vista ao lançamento global do NSX que a partir de 2015 estará disponivel para proporcionar novas experiências de condução aos nossos clientes em todo o Mundo…” Eng. Ted Klaus da Honda R&D Americas.Aqui pelo Xá, esfrega-se as mãos em grande antecipação pelo ensaio! Façam figas!










