HP X2

Parece que chegou a hora dos super tablets que querem concorrer com os computadores portáteis. E se há característica comum, o preço alto, também surgem com acessórios similares: belos teclados e canetas tipo stylus.

A HP afirma que o novo Elite x2 é o primeiro tablet do mundo pensado para a utilização profissional… desde que seja com fato e gravata. Ele há outras utilizações profissionais para este tipo de devices, mas sabemos que a malta das empresas e que teima em vestir fato e gravata quando passam mais de metade do dia em aeroportos e aviões, é o target específico. Porque é que escrevi tudo isto? Porque acho piada ao conceito de grupo alvo. Reparem: a Microsoft, uma empresa que sempre foi “cinzentona” e que tenta colorir-se, aposta na street art e graffiters na promoção do novo Surface Pro 4. A HP mantem-se fiel aos suits, a Asus aposta na moda e no trés chic, só para citar alguns exemplos.

O design premium tem 8,1 milímetros de espessura e menos de 1 kg e, aqui já começa a ser muito interessante, um suporte incorporado com 150 graus de ajustamento, o que permite ao utilizador colocar o dispositivo na posição vertical, para visualizar o ecrã e usar o teclado físico, ou na posição horizontal para utilizar o teclado táctil. O ecrã de 12″ Full HD ajusta-se automaticamente a diferentes condições de iluminação. Bateria de longa duração, sistema operativo Windows 10, processadores Intel Core M vPro M de 6ª geração e tecnologia SSD, são características de topo reforçadas pelo sistema áudio Premium da Bang & Olufsen e do Software de Redução de Ruído da HP, que asseguram uma excelente experiência de som e voz aos participantes de qualquer audio-conferência.

Portas USB-C (com suporte a Thunderbolt 3) e USB-A, modem 4G LTE opcional, caneta HP Active com App Launch com um botão programável Bluetooth que permite iniciar rapidamente o OneNote ou outra aplicação Windows preferida, juntam-se a dois teclados iluminados e full size.

HP x2 b

O teclado HP Advanced possui um sensor NFC no touchpad e um leitor de cartões inteligente incorporado. O Teclado HP Travel fornece aos utilizadores uma solução de teclado mais fino, acrescentando apenas 395 gramas de peso, mas mantendo um teclado de viagem completo de 1,5 milímetros e um verdadeiro clickpad, que permite uma excelente produtividade em situações de mobilidade total, como a viagens.

Tudo isto tem um preço e, para os “não profissionais”, é bastante entristecedor: 999 €, que inclui a caneta HP Active com App Launch. O Teclado HP Travel poderá ser adquirido à parte por 159 €. Disponíveis a partir de Janeiro.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts