Pelo que o artigo (de onde este foi baseado) da Cnet, só deveremos ver o possível iPhone Flip daqui a dois a três anos. E porquê? Porque o desenvolvimento sai caro, a tecnologia da Samsung está deveras avançada (e ta,bém da LG, convém referir que continua a ser um dos maiores fabricantes de ecrãs) e a Apple está a comprar tudo para desmontar e ver o que fazer.

Em 2020 já o Xá das 5 antevia o Apple dobrável

iPhone Flip não será o iPhone 13

Para grande tristeza dos fãs da marca, dois ou três anos é mesmo o tempo real de espera, portanto, vão ter de se contentar com um tal de iPhone 13 que deverá estrear-se durante o próximo evento em Setembro.

O iPhone 13 será uma actualização dos anteriores iPhones da Apple com um novo design e câmara fotográfica melhorada por um preço semelhante ao do iPhone 12, mas isso é lá nos States.

Mas será que para além do iPhone 13 o Flip poderá acontecer?

Para além do iPhone 13, a Apple pode ter planos interessantes para um iPhone dobrável que se apresenta como iPhone Flip. O último zumzum do YouTuber ConceptsiPhone mostra a arte conceptual do possível telefone dobrável em quatro opções de cores diferentes: azul, vermelho, dourado e verde. Mas, de acordo com os rumores recentes do Mark Gurman da Bloomberg é quem estraga tudo e fala dos tais dois ou três anos de atraso.

Análise ao primeiro Samsung Galaxy Z Flip

Enquanto isto, a Samsung apresentou a terceira geração dos seus dobráveis no passado dia 11, o Galaxy Fold Z3 5G e o Galaxy Z Flip3 5G, enquanto o modelo Razr da Motorola vai, enfim, andando por onde se vende.

Apple iPhone Flip
Apple iPhone Flip

Há anos que temos vindo a seguir relatórios de um iPhone dobrável

Já em 2017, previa-se que um iPhone dobrável poderia estar a chegar no ano 2020. Obviamente, tal não aconteceu. Os analistas e as fugas de informação têm vindo a adiantar a data de lançamento desde então, e os rumores e listas de desejos têm vindo a crescer. Mas… é fogo fátuo.

A empresa tem vindo a registar patentes de mecanismos e dispositivos dobráveis há quase uma década, sem data de lançamento à vista. A questão é se algum deles verá alguma vez a luz do dia, e se sim, quando?

Um relatório recente do analista de longa data da Apple Ming Chi Kuo (via MacRumors) sugere que 2023 poderá ser mais realista, se alguma vez acontecer. De acordo com Kuo, a Apple ainda precisa de resolver problemas de tecnologia e produção em massa antes de colocar um equipamento como este no mercado.

Qual será o aspecto do iPhone dobrável?

A linha temporal de 2023 coincidiria com um relatório da Bloomberg do início deste ano que indicava que a Apple já tem um protótipo funcional de um ecrã de iPhone dobrável. Embora ainda não seja um modelo funcional, é um passo acima de uma patente que, até então, era tudo o que tínhamos visto.

Flip 2


Esta ilustração, segundo o registo de patentes da Apple, mostra um “equipamento” que se dobra ao longo de uma porção flexível, tal como uma costura flexível associada a uma dobradiça.

Tanto Kuo como Bloomberg parecem concordar que o actual protótipo é mais um desenho tradicional dobrável que se abriria para uma exposição principal de 7,5 ou 8 polegadas.

Ao contrário do Surface Duo da Microsoft, que tem as dobradiças no exterior, o da Apple teria uma exposição contínua com um mecanismo de dobradiças escondido como o Galaxy Fold.

No entanto, o leaker da Apple Jon Prosser informou, no início de 2021, que o iPhone Flip provavelmente usará um desenho em formato concha e virá em várias “cores divertidas”. Ou seja… um Galaxy Z Flip3 5G.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *