É bem verdade, há um novo iRobot Roomba j7 nas lojas. Aliás, até são dois, mas já lá vamos. Antes de mais, tenho de confessar que tenho um Roomba. Aliás, tive vários robots nos últimos tempos, mas a iRobot está um passo à frente da concorrência e tem, sem qualquer pudor, a minha preferência (até já comprei um em terceira mão, totalmente disfuncional, e arranjei-o com carinho e peças compradas numa loja online).

Quando sei de um novo lançamento, confesso que é uma notícia acri-doce: por um lado, a tecnologia deve ter melhorado mas por outro vai ser difícil trocar o que tenho pelo novo. Há uma razão: não são baratos, não é.

Leia a análise ao Roomba 976, o rei da gama média

Podemos escolher entre o Roomba j7+ ou o j7

A grande diferença entre ambos, para além do preço, é a Descarga Automática Sujidade Clean Base, ou seja, um grande “balde de lixo” que fica encostado à parede que queremos e que também é a base do Roomba. O design está muito conseguido (metal escovado) e uma pega em couro, só tem um botão para operações, e toi redesenhado para ficar menos alto e caber debaixo de alguns móveis. E isto, meus leitores, é mais importante do que se julga à primeira leitura. Este novo desenho, mais em quadrado, permite ter espaço para guardar um saco novo.

Assim sendo, e depois de cheio após alguns meses, basta levantar a tampa e retirar do depósito o saco cheio, colocando de imediato o novo. A Clean Base permite que o Roomba j7+ esvazie automaticamente a sujidade para um saco fechado que não precisa ser substituído por um período até 60 dias – 2x mais tempo do que outras marcas alegam.

Com o sistema de Descarga Automática Clean Base, com baixa manutenção, não há sujidade nem nuvens de pó quando a esvazia. Basta descartar o saco usado e colocar um novo na base.

Braava

O novo Roomba j7 tem iRobot Genius 3.0

Pois bem, entramos naquele campo do jargão técnico, portanto convém explicar desde já o que a Plataforma de Inteligência Doméstica iRobot Genius 3.0

Alimentado pelo iRobot Genius 3.0 e com o sistema de navegação PrecisionVision, o Roomba j7 + torna-se cada vez mais inteligente ao longo da sua utilização. O robot aprende a melhor maneira de navegar pelos seus pisos, lembrando-se de divisões e mobiliário específicos de modo a limpar onde é mais necessário (tem até 10 memórias para quem tem uma casa igual à do Cristiano Ronaldo sem marquise – e sim, esta frase é a ligação com o título do post… bom, para além da rapidez e técnica).

O robot poderá também começar a limpar automaticamente quando o utilizador sair de casa e parar quando regressar caso esteja ainda num ciclo de limpeza. O Roomba j7+ entende as suas preferências de limpeza, aprendendo as suas regras de limpeza, pedindo e respondendo a comentários e recordando-se como reagir no futuro.

Roomba j7+ POOP
Roomba j7+ POOP

Ui, os cabos, os cabos…. e o POOP!

O novo j7 até reconhece e evita fios e resíduos de animais de estimação, dando-lhe a tranquilidade de saber que a limpeza será concluída. Protegido pelo Pet Owner’s Official Promise (P.O.O.P.), a iRobot compromete-se a substituir qualquer Roomba j7+ que tenha um “acidente”, que não evite os “descuidos sólidos” dos animais de estimação.

Vamos então a mais informações técnicas enviadas pela marca e que são de assinalar:

Leia a análise ao Roomba 980, o primeiro com dock

iRobot Genius 3.0 Home Intelligence

Disponível em todo o portfólio de robots aspiradores e robots esfregona, o iRobot Genius estende a liderança da empresa na criação de experiências de limpeza personalizadas e com inteligência artificial de última geração. As funcionalidades digitais mais recentes incluídas no iRobot Genius 3.0 que também são compatíveis com o Roomba j7 + incluem:

  • Limpa enquanto estou fora de casa – Os robots devem trabalhar de acordo com a agenda do utilizador. Recorrendo aos serviços de localização de um telefone, os utilizadores podem agora criar uma fronteira à volta da sua casa de modo a que o seu smartphone acione o robot para iniciar (e parar) a limpeza automaticamente quando o telefone sair ou regressar a essa fronteira.
  • Orientação nos mapas inteligentes e sugestões de nomes das divisões – O robot irá ajudar a orientar os novos clientes durante a sua integração inicial e nas tarefas de limpeza subsequentes para personalizar o seu mapa inteligente garantindo que está otimizado para navegar de forma inteligente e eficiente na sua casa. Ele irá até mesmo ajudar na personalização do mapa inteligente, recomendando automaticamente nomes para as divisões assim que o robot terminar a aprendizagem da planta da casa e estiver pronto para criar o mapa inteligente.
  • Tempo Estimado de Limpeza – Com dificuldade para ganhar tempo? Esqueceu-se de pôr o robot a trabalhar e os convidados estão quase a chegar? Veja quanto tempo irá demorar uma tarefa de limpeza com as novas estimativas de tempo de limpeza. Disponível para robots com o iRobot Imprint Smart Mapping, os clientes poderão ver uma estimativa de tempo na app iRobot Home em função da divisão – ou divisões – que escolheram para uma determinada tarefa de limpeza.
  • Modo silencioso – Se precisar de limpar uma área específica, mas, ao mesmo tempo, quiser um pouco de silêncio por perto, diga ao seu robot para reduzir o nível de ruído enquanto faz o caminho de ida e de volta para as tarefas de limpeza. O modo silencioso irá desligar os componentes de aspiração quando o robot não estiver no seu processo de limpeza ativo.
prevenção acidentes
prevenção acidentes

Robot aspirador Roomba j7+, alimentado pelo poder do iRobot Genius

Identifica obstáculos e evita perigos 

Alimentado pelo iRobot Genius, o Roomba j7+ não aprende apenas a sua casa, ele reage em tempo real com o sistema de navegação PrecisionVision, proporcionando aos utilizadores a capacidade de detetar e evitar obstáculos comuns, como cabos e resíduos de animais de estimação.

Se deixar cair o cabo de um carregador no chão da sala de estar, o Roomba j7+ irá vê-lo e evitá-lo. Se o seu novo cão deixou uma “surpresa” no corredor, o Roomba j7+ irá certamente detectá-la e contorná-la. Com a capacidade para identificar e antecipar paredes e móveis, também é capaz de diminuir a velocidade de abordagem para proporcionar uma limpeza suave à volta dos objetos e ao longo dos rodapés.

Combinando isto com os mapas inteligentes Imprint, o Roomba j7+ pode compreender a planta de uma casa, dando aos clientes o controlo para escolher quais as divisões que serão limpas através da aplicação iRobot Home ou através de um dispositivo de voz.

Apoiado pelas actualizações de software contínuas “over-the-air” proporcionadas pelo iRobot Genius, o PrecisionVision Navigation também ficará mais inteligente ao longo do tempo, permitindo que o Roomba j7+ identifique um número ainda maior de obstáculos e desbloqueie novas experiências de limpeza.

Roomba j7+ funções
Roomba j7+ funções

Mantém-no informado e segue as suas instruções  

A limpeza vai melhorando à medida que se for usando o Roomba j7+. Graças à inteligência proporcionada pelo iRobot Genius, o Roomba J7+ aprende interactivamente as suas preferências e adapta-se para manter a casa mais limpa. Quando o Roomba j7+ identifica um perigo ou obstáculo, ele envia uma foto para a app iRobot Home, onde o utilizador poderá dar instruções ao robot para evitar ou limpar à volta do obstáculo.

Poderá também fornecer informação na aplicação iRobot Home sobre como o Roomba j7+ deverá lidar com estes obstáculos no futuro. Isto ajuda a mantê-lo informado e a par de qualquer desordem ou perigo, como resíduos de animais de estimação, em sua casa. Também ajuda a garantir que o robot conclui com êxito a limpeza.

obstáculos
obstáculos

O j7 antecipa a confusão

As suas necessidades de limpeza são salvaguardadas – mesmo aquelas que ainda não conhece. Com o iRobot Genius, o Roomba j7+ aprende como gosta de limpar e recomenda automaticamente sugestões de limpeza personalizadas, até mesmo levando em consideração os momentos em que a sua casa pode precisar de uma limpeza mais frequente – como épocas de alergias e de mudança de pêlo dos animais.

Uma vez que o Roomba j7+ recorda as divisões e horários específicos a que gosta de limpar, ele poderá até sugerir horários de limpeza personalizados, como por exemplo, na cozinha após o café da manhã. Com recurso ao iRobot Genius, o Roomba j7+ irá até perguntar se gostaria de limpar enquanto estiver fora e parar de limpar quando regressar permitindo que aproveite a sua casa limpa sem se aperceber da limpeza.

Para um nível extra de limpeza, a tecnologia Imprint Link – apenas da iRobot – diz ao robot Braava jet m6 para lavar o chão após o Roomba j7 + terminar de aspirar.

Roomba j7+
Roomba j7+

Preço e Disponibilidade 

O robot aspirador Roomba j7+ com Descarga Automática de Sujidade Clean Base está disponível para compra imediata em Portugal, a partir de hoje, com um PVPr de 999€, podendo ser adquirido aqui ou nos principais retalhistas especializados nacionais.

O Roomba j7 sem a Clean Base está disponível com um PVPr de 749,99€.

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

View all posts

Add comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *