
A InPost, empresa de tecnologia e logística especializada em entregas não domiciliárias, acaba de aterrar em Ibiza com a instalação do seu primeiro Locker na ilha. Este Locker está localizado na La Lavandería Can, em Sant Josep de sa Talaiay, e fará parte dos 232 pontos que a InPost possui nas Ilhas Baleares, (193 Pontos Pack e 39 Lockers).
Marc Vicente, CEO da InPost para Espanha e Portugal, sublinha que este primeiro Locker inaugurado em Ibiza marca o início de uma fase de crescimento da empresa na ilha. “A instalação do primeiro Locker da InPost em Ibiza assinala um marco fundamental na nossa expansão em Espanha. Estamos empenhados em levar soluções de entrega mais cómodas e sustentáveis a um número cada vez maior de pessoas, e esta nova localização reforça a nossa missão de tornar a logística mais eficiente e acessível, também nas ilhas”.
Entretanto, e até ao início de março de 2025, a InPost contabilizava 141 Lockers ativos em Portugal Continental, num total de 7.414 compartimentos disponíveis ao público de Norte a Sul do país.
Esta expansão responde à necessidade de oferecer uma alternativa rápida e segura para os residentes e turistas que visitam aquela ilha das Baleares.
Ibiza possui caraterísticas únicas que tornam a oferta da InPost particularmente relevante. A rede híbrida de pontos de recolha da empresa foi concebida para responder às necessidades dos residentes permanentes e também dos viajantes. A flexibilidade do sistema permitirá que ambos os grupos recebam as suas compras ou envios online de forma eficiente, segura e sustentável, incluindo as transações internacionais
A chegada dos InPost Lockers a Ibiza é apenas o início de uma expansão mais ampla na ilha, que promete melhorar a experiência de envio e recolha para os utilizadores, graças a um modelo logístico dinâmico e adaptável ao seu dia a dia.
A ilha, que fechou o ano de 2024 com 161.000 habitantes (quase 54.000 deles na própria cidade de Ibiza), entra agora na rede InPost com o primeiro Locker, ao qual se juntarão em breve novos locais para aumentar ainda mais a sua capacidade nas Ilhas Baleares e continuar a sua expansão em toda a Espanha.
InPost é Modelo de sucesso
O modelo da InPost, utilizado numa dúzia de países europeus tendo como base mais de 82.000 Pontos Packs e Lockers, através dos quais passaram mais de mil milhões de encomendas no ano passado, possui vários pontos fortes.
Por um lado, a ampla dimensão da sua rede permite aos utilizadores terem sempre um Ponto Pack ou um Locker por perto. Isto faz com que possam escolher o ponto que mais lhes convém, em função do local onde vivem, trabalham ou se deslocam, de forma a otimizarem as suas deslocações e aproveitarem as visitas ao supermercado, à bomba de gasolina ou às lojas onde habitualmente fazem compras, por exemplo.
Por outro lado, a InPost oferece dois tipos de pontos de recolha: os Pontos Pack, que correspondem a lojas – normalmente, pequenos comércios de bairro – que se encarregam de receber a encomenda do utilizador e de a guardar até à sua entrega, quando o utilizador decidir levantá-la; e os Lockers, cacifos de inteligentes e seguros que só podem ser abertos através de um código QR que o utilizador recebe no seu telemóvel quando a encomenda é depositada.
Ambos os modelos oferecem diferentes vantagens ao utilizador, como a localização, a disponibilidade horária (os Lockers estão normalmente operacionais 24 horas por dia, uma vez que muitos deles estão localizados em áreas exteriores de estações de serviço ou locais de trânsito) e o facto de também poderem ser usados para devoluções, que o utilizador pode levar a um Ponto Pack ou depositar num Locker.
Add comment