Xá das  5
  • NOTÍCIAS
  • Audio
  • RODAS
  • Video + Foto
  • Análises
  • Opinião
  • Mobile
  • Ideias
Sem resultados
Ver todos os resultados
Xá das  5
  • NOTÍCIAS
  • Audio
  • RODAS
  • Video + Foto
  • Análises
  • Opinião
  • Mobile
  • Ideias
Sem resultados
Ver todos os resultados
Xá das  5
Sem resultados
Ver todos os resultados

Mazda2 1.5 SKYACTIV-G 90 Evolve Navi, o ensaio a um modelo que merece sucesso

João Gata por João Gata
Abril 7, 2016
Mazda2 1.5 SKYACTIV-G 90 Evolve Navi, o ensaio a um modelo que merece sucesso
Share on FacebookShare on Twitter

P1100875 (Medium)

A Mazda conseguiu, quase de uma assentada, reunir o consenso dos analistas e jornalistas do sector automóvel, o apreço dos consumidores graças a uma nova gama de linhas modernas e apaixonantes, para além de vencer a aposta da tecnologia e segurança, equipando os novos modelos com argumentos só encontrados em gamas superiores ou marcas consideradas premium.

O Mazda 2 tem linhas desportivas, difícil de conseguir num carro compacto, elegantes, modernas e apelativas. Tem um interior digno de registo, com elevada qualidade perceptiva e um conjunto de argumentos que o colocam acima da maior parte da imensa concorrência.

Este motor a gasolina, com 1.5cc e em três versões, assenta-lhe que nem uma luva mas é um obstáculo comercial em Portugal, país infelizmente “dopado” em diesel. Permito-me dizer-lhes que um belo motor a gasolina é a melhor opção para quem faz curtos trajectos diários e uma ou outra viagem. Os motores modernos gastam tão pouco quanto os diesel, são mais “naturais”, menos onerosos em manutenção e muito, mas mesmo muito menos poluentes. Principalmente se for um 1.5 equilibrado, rápido, silencioso e bastante económico… como este: fez uma média de 5 l em cidade.

P1100878 (Medium)

Ciente que perdi metade dos leitores e interessados num carro novo, e sabendo que vou ser linchado pelos colegas de ofício, vou explicar porque é o Mazda 2 um carro a considerar para todos os urbanos e, inclusive, aqueles que vivem mais afastados do local de trabalho. É que este carro é muito, mas mesmo muito interessante a muitos níveis e, como também procuro uma solução para 2016, é daqueles que me ficou no goto e que pode muito bem vir a ser o escolhido. Se me perguntam se não prefiro o CX3 da mesma marca, assente na mesma base mas com um design extraordinariamente bem conseguido sob o ar musculado de um SUV, sim, preferia o CX3. Mas a diferença de preço é grande e esse é um dos principais factores de compra. Medindo os prós e contras, um 2 faz sempre mais sentido para um utilização puramente citadina com umas saídas de poucas centenas de km uma ou duas vezes por mês.

O motor do modelo ensaiado é oque fica a meio da tabela: são 90cv.muito bem comportados em regimes mais altos, mas podiam ser um tanto ou nada mais lestos a baixas rotações. Mesmo não sendo o topo de gama com 115Cv, este Mazda 2 assim equipado consegue ser endiabrado se pisarmos o pedal direito, mas acima de tudo é muito equilibrado. A potência está sempre disponível e, graças ao baixo peso do conjunto, tem um comportamento muito divertido.

P1100881 (Medium)

O interior é confortável e segue a já reconhecida filosofia de design Kodo, com equipamento Evolve NAVI digno de nota, se bem que as unidades de imprensa apresentam-se sempre em todo o esplendor (isto significa com Full Extras), existem neste modelo algumas falhas como a falta de ar condicionado automático ou os sempre desejáveis sensores que automatizam funções básicas. E bem sabemos o que os packs de conforto ou desportivo ou tech encarecem o preço final do modelo que desejamos.

Tem um interior muito bem pensado e construído, com forte apelo estético, e com um cheirinho aqui e ali do seu irmão 3 (ler ensaio). Oferece o pacote tecnológico referência da marca, designado por SKYACTIV-G e que é transversal nos novos modelos.

O Mazda 2 ganhou o título de Carro do Ano no Japão 2014/15, a que não foi alheio o completo equipamento: sistemas de segurança activa i-ACTIVSENSE, onde se inclui o Active Driving Display, o primeiro headup display do segmento, bem como o sistema de conectividade para smartphones MZD Connect.

P1100885 (Medium)

Concluindo, a Mazda tem um dos melhores citadinos da actualidade, quase perfeito para o caos urbano, com dimensões que encontram estacionamento mais facilmente e com um comportamento que garante conforto com um equilíbrio muito eficaz e que permite uma condução despachada. Viajamos num habitáculo muito moderno, atraente e bem construído. Mas há incongruências no equipamento desta versão: faltam-lhe os já habituais sensores para tudo e mais alguma coisa e que realmente são francamente úteis (chuva, iluminação), mas tem navegação e cruise-control.

Mesmo com estas “estranhezas”, este Mazda 2 deveria estar no topo das vendas em Portugal.

PVP: 17.000€ (versão ensaiada)

 

P1100893 (Medium)

P1100892 (Medium)

P1100891 (Medium)

Tags: Mazda2 1.5 SKYACTIV-G 90 Evolve NaviMazda2 1.5 SKYACTIV-G 90 Evolve Navi ensaio
João Gata

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

Próximo artigo
Huawei lançou o fotográfico P9 em Londres e estivemos lá

Huawei lançou o fotográfico P9 em Londres e estivemos lá

Recomendados.

Extra segurança com câmaras de vigilância Tapo

Extra segurança com câmaras de vigilância Tapo

Abril 24, 2024
Huawei lança campanha de substituição de baterias

Huawei lança campanha de substituição de baterias

Fevereiro 12, 2025

Tendências.

Amplifon LiNX é aparelho auditivo compatível com Apple

Amplifon LiNX é aparelho auditivo compatível com Apple

Junho 29, 2014
5 Prompt ‘s eficazes para o “teu” Google Gemini

5 Prompt ‘s eficazes para o “teu” Google Gemini

Fevereiro 18, 2025
Comparação lado a lado entre Logitech MX Master 3 e MX Master 4

Logitech MX Master 4 vs MX Master 3: vale a pena o upgrade?

Setembro 30, 2025
Análise OPPO Reno14 FS 5G

Análise OPPO Reno14 FS 5G

Setembro 11, 2025
Utilizador paga com MB WAY no telemóvel durante o evento MB WAY ON TOUR.

MB WAY celebra 10 anos a reinventar os pagamentos digitais

Outubro 14, 2025

Parceiros

TecheNet
Logo-Xá-120

Gadgets, tecnologia, ensaios, opinião, ideias e futuros desvendados

  • Estatuto editorial
  • Política de privacidade , termos e condições
  • Publicidade
  • Ficha Técnica
  • Contacto

© 2025 Xá das 5 - Director: João Gata

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
  • Audio
  • RODAS
  • Video + Foto
  • Análises
  • Opinião
  • Mobile
  • Ideias

© 2025 Xá das 5 - Director: João Gata