
A moda dos crossovers já não é nova… já nem é noticia e vieram para ficar.
Começámos com os “grandes” crossovers mas com a evolução do mercado e a criação de novos nichos e necessidades nos clientes, existem soluções para todos os gostos e bolsas.
A Mercedes, fiel ao seu posicionamento de topo, é uma das marcas que não deixa de estar atenta a este nicho cada vez mais valioso e que se prepara para lançar no mercado o seu primeiro crossover compacto.
Falamos do Mercedes-Benz GLA, que no próximo mês vai ser apresentado ao público durante o Salão de Frankfurt.
Como é tipico neste segmento, a palavra de ordem é recorrer a uma plataforma e look familiares e dar-lhe o “cheirinho” necessário para o look indespensável a qualquer pequeno “jipe”.
Como o nome sugere, o GLA tem como base o novo Classe A, automóvel que tem conhecido, no seu ainda curto tempo de vida, enorme sucesso e transversalidade em termos de mercado e clientes.
O GLA não esconde as suas origens assemelhando-se um Classe A mais alto e musculado onde saltam à vista as jantes de maiores dimensões, os rails no tejadilho, a dupla saida de escape e o spoiler no portão traseiro.
Já a nível de interior, as mudanças são mínimas sendo practicamente idêntico em ambos os modelos.
Com mais de 4 metros de comprimento e 421 litros de bagageira, o GLA promete o espaço e conforto necessários para todas as necessidades do dia a dia.
Nas motorizações a gasolina vamos contar com o 1.6 lt de 156 CV no GLA 200 e com o 2.0 lt de 211 CV no GLA 250 (que anuncia um consumo de 7.1 lt/100 km).
Quanto aos diesel, o GLA surge com o 2.2 lt de 136 CV e 300 Nm de binário na versão 200 CDI (4.3 lt / 100 km), e com o 2.2 lt de 170 CV e 350 Nm de binário no 220 CDI.
O GLA 250 4Matic vai ser capaz de atingir os 100 km/h em 6.5 segundos e atingir uma velocidade máxima de 233 km/h.
Esta opção de 4 rodas motrizes estará também disponível no GLA 220 CDI, sendo que ambos os modelos estarão equipados com o sistema DSR (Downhill Speed Regulation) e com um modo de transmissão fora de estrada.
No equipamento de serie, destaque para o sistema de detecção de sonolência – Attention Assist e para o Collision PRevention Assist (que recorre a radar, tem sistema de travagem adaptativo e pode ser combinado com o Distronic Plus).
As versões disponíveis são as já habituais Style, Urban, Exclusive e AMG.
Em Março de 2014 o GLA chega ao mercado nacional.
Para já, deixamos as primeiras imagens oficiais, que muito nos agradaram, e a perspectiva de no próximo ano podermos ensaiar mais uma aposta forte da marca de Estugarda.






























