Xá das  5
  • NOTÍCIAS
  • AUDIO
  • RODAS
  • VÍDEO + FOTO
  • ANÁLISES
  • OPINIÃO
  • MOBILE
  • IDEIAS
Sem resultados
Ver todos os resultados
Xá das  5
  • NOTÍCIAS
  • AUDIO
  • RODAS
  • VÍDEO + FOTO
  • ANÁLISES
  • OPINIÃO
  • MOBILE
  • IDEIAS
Sem resultados
Ver todos os resultados
Xá das  5
Sem resultados
Ver todos os resultados

Microsoft recebe GRAU NACIONAL RESERVADO

João Gata por João Gata
Setembro 23, 2024
Microsoft recebe GRAU NACIONAL RESERVADO
Share on FacebookShare on Twitter
Microsoft com GRAU NACIONAL RESERVADO

A Microsoft acaba de se tornar a primeira e única entidade em Portugal a obter, pela terceira vez consecutiva, a certificação de segurança de grau NACIONAL RESERVADO do Gabinete Nacional de Segurança (GNS), para a sua plataforma de Cloud Microsoft Azure e para o Office 365.

Serviço Azure Open AI

A certificação agora obtida, incluí pela primeira vez o serviço de Inteligência Artificial Generativa – Azure Open AI, reforçando a aposta no desenvolvimento de novas soluções que tirem partido desta tecnologia.

Esta terceira renovação, após a certificação atribuída em 2020 e a renovação de 2022, vem reforçar o compromisso contínuo da Microsoft com a segurança e a privacidade dos utilizadores.

Microsoft com GRAU NACIONAL RESERVADO

Com esta renovação, as duas conhecidas soluções tecnológicas da Microsoft mantêm o reconhecimento e confiança por parte deste organismo estatal para aceder, manusear, deter e guardar informação classificada de grau NACIONAL RESERVADO com interesse para o exercício da sua atividade.

Da mesma forma, a certificação atribuída pelo GNS representa, uma vez mais, um importante sinal de confiança nas soluções de Cloud e produtividade da Microsoft.

“Na Microsoft, priorizamos a segurança acima de tudo, e esta certificação é a prova desse nosso compromisso contínuo com a segurança e a privacidade dos nossos utilizadores, mas também com a inovação, motivada pelos recentes desenvolvimentos da IA.

A certificação do Azure Open AI, entre outros serviços, vai permitir o desenvolvimento de soluções inovadoras e de forma segura. A confiança dos nossos clientes é fundamental, e esta certificação reforça que estamos à altura das suas necessidades e exigências”, refere Andrés Ortolá, Diretor-Geral da Microsoft Portugal.

De acordo com Almirante António Gameiro Marques, Diretor Geral do GNS, “a Microsoft, que nos desafiou pela primeira vez em junho de 2019 para trilhar este caminho, foi pioneira neste processo em Portugal, tendo proporcionado a todos os parceiros que connosco trabalharam neste âmbito, uma sólida aprendizagem que nos tem permitido abraçar outros desafios e assim criar valor e conhecimento na nossa sociedade”.

Para a renovação desta certificação, o processo de obtenção do grau NACIONAL RESERVADO implica a avaliação de diversos serviços Cloud com base em rigorosos testes de segurança e conformidade aplicados por uma equipa liderada pelo GNS em colaboração com equipas nacionais e internacionais da Microsoft e ainda uma equipa técnica de auditoria qualificada e independente da spin-off da Universidade do Porto, a Adyta.

No que concerne à plataforma Azure, os serviços certificados foram os seguintes: Azure Open AI, Virtual Machines, App Service, Storage Accounts, Azure Active Directory, Virtual Networks, VPN Gateway, Backup, Site Recovery, SQL Serice, Log Analytics, Aplication Insights, Microsoft Defender for Cloud e Azure Sentinel Relativamente ao Office 365, os serviços certificados foram o Exchange, Office Web, Office Applications, One Drive, Sharepoint e Microsoft Teams.

De referir que o Microsoft Azure é uma plataforma de computação escalável que disponibiliza um extenso conjunto de serviços Cloud, em expansão permanente, que ajuda empresas e organizações a construir, testar, alojar e gerir aplicações e serviços em centros de dados geridos pela Microsoft.

Já o Microsoft 365 é um conjunto de serviços de produtividade na nuvem que reúne as melhores aplicações do Office, bem como serviços inteligentes e segurança avançada para ajudar pessoas e organizações a atingir mais.

Tags: Azure Open AIGRAU NACIONAL RESERVADOMicrosoft
João Gata

João Gata

Começou em vídeo e cinema, singrou em jornalismo, fez da publicidade a maior parte da vida, ainda editou discos e o primeiro dos livros e, porque o bicho fica sempre, juntou todas estas experiências num blogue.

Próximo artigo
Forthing entra em Portugal com 3 modelos eléctricos

Forthing entra em Portugal com 3 modelos eléctricos

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recomendados.

Google lança Pixel 8a, o novo média gama está mais adulto

Google lança Pixel 8a, o novo média gama está mais adulto

Maio 7, 2024
Asus AIO ET2300 de 23″ – bomba para W8

Asus AIO ET2300 de 23″ – bomba para W8

Dezembro 6, 2012

10º FESTIVAL MENTAL

MENTAL 2026

Parceiros

TecheNet
Logo-Xá-120

Gadgets, tecnologia, ensaios, opinião, ideias e futuros desvendados

  • Estatuto editorial
  • Política de privacidade , termos e condições
  • Publicidade
  • Ficha Técnica
  • Contacto

© 2026 Xá das 5 - Director: João Gata

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
  • AUDIO
  • RODAS
  • VÍDEO + FOTO
  • ANÁLISES
  • OPINIÃO
  • MOBILE
  • IDEIAS

© 2026 Xá das 5 - Director: João Gata